Com a evolução digital das últimas décadas e com o crescimento no número de usuários, surgiu a necessidade de levar o Marketing também para as mídias digitais.

O que é Marketing Digital? 

 

O Marketing Digital é todo o conjunto de atividades que as empresas realizam para promover sua marca no ambiente virtual, conquistando, assim, novos clientes. 

Assim como o Marketing Tradicional, também tem suas estratégias e objetivos planejados.  

A internet é repleta de materiais muito bons sobre o assunto, mas é impossível seguir todos. Por isso, é importante focar, antes de tudo, no básico! 

Levaremos em consideração, então, essas três estratégias: 

 

Como surgiu o Marketing Digital? 

 

A internet, criada em 1969, é, sem sombra de dúvidas, a maior responsável pelo desenvolvimento do Marketing Digital. 

Já nos anos 90, foram criadas as primeiras ferramentas de busca – como o MSN e o Yahoo. Nessa mesma época, os e-mails se tornaram populares, iniciando as primeiras campanhas de E-mail Marketing. 

No entanto, esse tipo de Marketing não era tão acessível para a maior parte das pessoas. 

A divulgação que era feita geralmente através das mídias tradicionais, teve uma mudança significativa após a difusão da internet, que se tornou comum nas casas no final dos anos 90, começo dos anos 2000. 

Em 1998, o Google foi criado; e, durante a virada do milênio, foram surgindo blogs e redes sociais, fazendo com que as empresas traçassem outros rumos no Marketing! 

A internet tornou tudo mais dinâmico, basta tomar as mídias sociais como exemplo. Uma empresa cria uma ação (ou se posiciona sobre algum evento) e tem uma resposta do cliente em tempo real. 

Com essa alteração radical no cenário tecnológico, os usuários passaram a ter a oportunidade de produzir seus próprios conteúdos e dar suas opiniões a outras pessoas, deixando para trás o costume de apenas consumir de forma passiva as informações apresentadas. 

A partir daí, gerar conteúdo na internet se tornou uma excelente estratégia, uma vez que as empresas não precisam ir até os clientes, se eles forem até elas (Inbound Marketing). 

Agora, com os smartphones e as redes móveis circulando as ruas, essa tática só cresceu!  

As empresas se veem obrigadas a se conectar ao mundo online. Então passam a tentar solucionar as dores de potenciais clientes usando canais digitais, como sites, e-mail e, claro, as redes sociais. 

 

Por que usar o Marketing Digital? 

 

Por conta do contexto extremamente virtual que estamos inseridos, a presença online de uma empresa é fundamental para que ela cresça. 

Para isso, podemos nos colocar no lugar do cliente: o que fazemos quando estamos em dúvida sobre um produto? Exato, buscamos informações na internet! Ela facilitou a nossa decisão sobre adquirir ou não um certo produto (ou serviço), mudou nossa relação com as marcas! 

Ou seja, o processo de compra hoje está cada vez mais nas mãos dos consumidores. As informações sobre produtos e serviços deixaram de  pertencer somente aos vendedores, agora principalmente por conta do acesso à internet. 

Daí surge a necessidade de usar a estratégia do Marketing de Conteúdo, com o objetivo de informar ou entreter um possível cliente.

A ideia é fazer com que as pessoas não apenas respeitem sua marca e a usem como referência no futuro, mas também se tornem clientes da sua empresa. 

Esse conteúdo deve ser voltado para as questões relacionadas ao seu mercado e sobre as possíveis dores e dúvidas de seus futuros consumidores. 

Por isso é importante que você invista em Marketing de Conteúdo!  

Faça o processo de encontrar as soluções de mercado que sua empresa oferece mais fácil para os consumidores! Primeiramente, resolva as dores deles, o consumo do produto/serviço é apenas consequência do processo.  

Pense como o consumidor chegará até a solução encontrada por você. O que ele precisa saber antes de entender que você tem a resolução que vai ajudá-lo? 

Crie um conteúdo que forneça dicas, assim, quando seu público-alvo estiver procurando por esses temas na internet, há grandes chances que o seu seja encontrado, e se o material funcionar para ele, é bem provável que se torne seu cliente. 

E se ele já tiver conhecimento sobre como solucionar a sua dor, mas estiver em dúvida sobre o produto da concorrência ou o seu? Se destaque com um conteúdo bem trabalhado, fale a língua do seu público! 

Não se preocupe com quais formatos utilizar, há muitas opções para você divulgar suas informações, como por exemplo, o blog, que é a melhor forma de obter tráfego para seu site, já que muitas vezes é a porta de entrada para futuros consumidores.

Por esse motivo, torne o blog de sua empresa relevante para o usuário, com um bom plano e seguindo as técnicas do SEO!

Em outras palavras, faça o planejamento de suas pautas, mantenha o ritmo das postagens, defina palavras-chave relevantes para a sua área de mercado e fuja do óbvio. Sim, a forma mais marcada do blog é o texto, mas você também pode diversificar com podcasts e vídeos! 

Dessa forma, você consegue otimizar seu site para melhorar no ranqueamento de páginas em buscadores. 

Mais que facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor, é preciso também analisar os indicadores-chave de desempenho (KPIs), que permitem identificar quando a campanha está no caminho certo ou não, podendo fazer, assim, os ajustes necessários.

Fazer esse processo de mensuração dos resultados das estratégias adotadas no ambiente digital também é muito mais preciso. 

 

Conclusão

 

O fato é que o Marketing Digital pode ajudar pequenas e médias empresas a crescer. É um grande espaço que traz muitos benefícios, como maior acessibilidade e mensuração de resultados. 

Se a sua empresa ainda for pequena, faça um blog e adicione conteúdos nas redes sociais para ela ser encontrada mais facilmente pelas pessoas. Se por acaso tiver como investir em anúncios no Google ou no Instagram, não hesite em fazê-lo! 

O Marketing Digital se difere das outras modalidades, pois é popularmente acessível. Esse método pode ser realizado por qualquer tipo de negócio, independentemente do seu porte ou orçamento. 

Mas, mesmo assim, para segui-lo é necessário ter em mente um plano e ter uma série de ferramentas para analisar as iniciativas tomadas. 

Só dessa forma seu projeto de Marketing Digital vai poder te gerar resultados reais.