O planejamento estratégico de marketing é essencial para conectar a estratégia ao plano de ação. Ele orienta a execução de tarefas que transformam objetivos em resultados concretos.
O que é planejamento Tático?
De forma geral, é por onde os objetivos e seus prazos são definidos para seu plano, de fato, funcionar. É a ferramenta que trabalha com a prática, por isso, é preciso estabelecê-la antes de agir, para evitar atirar no escuro.
É o plano de Marketing que prevê quais ações devem ser realizadas.
O Marketing Tático é o que está entre a estratégia (uma visão mais ampla sobre as ações) e o plano de ação (cumprimento das tarefas). O MT, em síntese, é a etapa onde se pensa em como realizar aquilo estabelecido no plano estratégico.
Lembre-se que essas três etapas são igualmente importantes para uma boa atuação de Marketing!
Por que investir no Marketing Tático?
Focado no prazo médio, o planejamento estratégico ajuda a prevenir atrasos e direciona a empresa em suas operações diárias. Ele não apenas impacta a marca internamente, mas também influencia fornecedores, parceiros e clientes.
Criar um exemplo de planejamento estratégico eficaz significa estabelecer as ações que serão executadas para cada setor da empresa, transformando pequenas decisões em grandes resultados no futuro.
Como funciona o Marketing Tático?
Há diversas formas de fazê-lo, cada um específico para situações diferentes, no entanto, vamos apresentá-lo de uma maneira mais geral, já que traçar objetivos e metas é algo intrínseco a qualquer empresa, não importando a sua atuação no mercado.
Então vamos às dicas:
- Após o Planejamento Estratégico, que sabemos ser a primeira etapa, avalie as forças e as fraquezas de cada setor da sua empresa;
- Detalhe quais ações pretende tomar para fortalecer os setores;
- Formule novas abordagens de Marketing, como por exemplo, saiba quais serão os novos investimentos feitos pela empresa;
- Reflita sobre as consequências dessas possíveis escolhas. Será que elas são uma boa ideia?
- É hora de pôr a mão na massa! Finalmente, escolha aquilo que solucionará melhor o problema apresentado.
Não se esqueça de acompanhar o desenvolvimento da empresa através de relatórios e feedbacks!
Seguindo essa lista como básico, será muito mais fácil alcançar seus objetivos profissionais!
Compreender “o que significa tático” no contexto do marketing é essencial para conectar os objetivos estratégicos às ações práticas que conduzem ao sucesso empresarial.