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Marketing nas Redes Sociais

Com o aumento do acesso à internet nos últimos anos, o marketing nas redes sociais surge não só como uma opção, mas uma parte fundamental do marketing digital. O marketing de mídias sociais, como também é chamado, é uma estratégia poderosa para empresas de todos os tamanhos alcançarem clientes. Essas pessoas irão descobrir, aprender, seguir e consumir sua marca através de informações nas redes sociais. Por isso, entenda como essa tática pode trazer sucesso ao seu negócio, criando clientes dedicados da marca e até mesmo gerando leads e vendas.

É inegável o papel que o marketing digital exerce para a empresa alcançar seus objetivos com mais rapidez. E com a ajuda das redes sociais, um dos segmentos que mais cresce, essa visibilidade no cenário digital só aumenta. Um método usado para se aproximar e criar laços com os consumidores, de fato, mudou completamente a forma que se faz marketing. Por isso, cada vez mais, as empresas buscarão divulgar a sua marca nas mídias sociais. E para não ficar de fora, separamos algumas informações para você! 

 

Como funciona o Marketing nas redes sociais?

 

Basicamente, esses canais são utilizados para a divulgação de produtos ou serviços de uma determinada marca. 

As organizações usam as mídias sociais para mostrar seus valores, os seus posicionamentos dentro do ramo que se encontram. Dessa forma, surge um relacionamento mais forte entre o cliente e a marca. É possível também desfrutar dessas ferramentas para se contatar diretamente com os consumidores, como ao criar o canal de atendimento ao cliente. Porém, geralmente, são mais usadas para a promoção da marca em si. 

Mas lembre-se: essa estratégia de marketing não deve ser usada apenas para mensagens promocionais! É preciso ir muito além disso para agregar valor aos seus clientes, é preciso contagiar as pessoas com a confiança que transborda do seu trabalho. Por isso, é de extrema importância que você tenha conhecimento do público-alvo, saber quais são as plataformas usadas por ele, quando acessa e por qual motivo, que tipo de contéudo o atrai etc.

Feito isso, olhe pra si mesmo e se pergunte: qual mensagem deseja transmitir ao seu público escolhido? Qual será a identidade da marca? Depois de ter estabelecido esses pontos, você precisa focar no contéudo. Embora haja um nível de espontaneidade nas redes sociais, trace uma estratégia de conteúdo estruturada para poder ter uma voz consistente e produzir conteúdo de qualidade regularmente. Afinal, a mídia social é uma plataforma em tempo real; se quiser usá-la para expandir seus negócios, precisa postar sem falta, acompanhar os compromissos com sua empresa, interagir com os seguidores e acompanhar as tendências. Talvez se pergunte como acompanhar o andamento do seu plano estretégico, bem, há algumas ferramentas que auxiliam no marketing digital, como o próprio Google Analytics, que avisará o que está dando certo ou não e recomendará temas e até os horários para postar.

 

Marketing nas redes sociais em ação! 

 

Para começar, ao seguir essa linha, aproveite as ferramentas que essas mídias já oferecem! Escolha a rede que tem mais a ver com a sua proposta e usufrua dela. E, claro, não se esqueça de planejar seus objetivos com ela. Essas metas funcionarão como guias, então o ideal seria organizá-las em ordem cronológica. Por exemplo, comece com a aumento do alcance da marca, e não com o aumento das vendas logo de cara. 

Uma outra ideia seria já saber quais indicadores ou KPIs você irá monitorar, assim, conseguirá ver se seu plano está indo bem! Podemos considerar que é uma estratégia de marketing de conteúdo. Dessa forma, é preciso se preocupar com as informações postadas. O que acaba valendo aqui não é a quantidade, é a qualidade. 

Então produza bons conteúdos (não os deixe repetitivos) e os organize num calendário, seguindo o que é mais buscado. 

Aqui separamos algumas atitudes que você pode tomar:  

  • Pagar por anúncios; 
  • Fazer lives, o que permite a conexão em tempo real com o cliente; 
  • Fazer stories para mostrar o cotidiano da sua marca; 
  • Se atentar ao design, a rede social é extremamente visual; 
  • Fazer campanhas ou sorteios; 
  • Seguir o SEO para otimizar o site para o google; 

Lembre-se: cada rede social funciona de uma forma específica, mas os objetivos da sua empresa serão os mesmos em todas. Isso significa ter um padrão de atuação. 

 

Por que investir em divulgação nas redes sociais? 

 

Essas plataformas abrem espaço para as marcas se apresentarem de forma mais efetiva, mais próxima ao público-alvo. Essa particularidade é o que o cativa. Então não minta, seja claro na sua proposta. Assim, por meio de comentários, compartilhamentos e curtidas é possível conquistar uma ótima reputação para a empresa. 

Além disso, a mensuração ficou mais fácil de ser feita, já que as empresas podem acessar as informações e os relatórios sobre aprovação ou rejeição, ajustando o que for necessário. Por se tratar de uma rede social, talvez ainda tenha aquela visão de ser algo mais informal, mas cuidado! Ela é apenas mais uma forma de se divulgar, então avalie e organize suas ações. 

Viu como estar na internet (principalmente, nas redes sociais) é importante? Pois bem, já é um ótimo começo, mas mais do que isso: perceba que pode ser uma aventura um tanto que trabalhosa para quem está começando uma marca. Por isso, é sempre importante ressaltar que há agências de mídias sociais que trabalham exclusivamente nesse setor e que você, como dono de uma empresa, pode contar para não se sobrecarregar. 

Em geral, o marketing promovido pelas redes sociais humaniza seu negócio, constrói relacionamentos, gera tráfego e gera leads e clientes. É assim que muitas empresas conseguem sucesso com o uso marcante nessas plataformas. Se destaque também e expanda o nome da sua empresa!