O Marketing de Conteúdo é uma estratégia relativamente nova, quando comparada às outras estratégias, e, diferentemente destas, não é feita a promoção direta da marca. 

No Marketing de Conteúdo, a atração de potenciais clientes é feita através da apresentação de soluções para seus possíveis problemas. Essas informações relevantes podem vir em forma de e-books, artigos, vídeos e, claro, publicações nas redes sociais. 

Ainda não sabe como utilizar o Marketing de Conteúdo? Bem, não esquenta, vamos te mostrar! 

 

O que é o Marketing de Conteúdo? 

 

Em síntese, a função do Marketing de Conteúdo é procurar destacar a marca ao ajudar os clientes em potencial com suas dores, com o compartilhamento de conteúdo relevantes que os atraem e os tornam fiéis.  

A sua importância no Marketing Digital é inquestionável, uma vez que oferece oportunidades a serem exploradas, usando estratégias simples, mas mesmo assim interessantes. 

 

Dicas para um bom Marketing de Conteúdo 

 

  • Mantenha contato com seus clientes nos momentos que eles mais buscam; 
  • Concentre seu conteúdo no que seu cliente quer saber, mesmo que você queira mostrar mais sobre o seu produto/serviço. Foque nas dúvidas dele, no que ele procura, não empurre nada para ele! 
  • Faça uso de palavras-chave; 
  • Forneça as respostas na forma mais adequada. O que seria melhor: um vídeo ou um infográfico? 
  • Direcione uma forma de fazer conteúdo para cada tipo de cliente; 
  • Seja constante nas suas postagens! 
  • Escreva títulos chamativos que apresentem bem o tema a ser desenvolvido.

Ao seguir essa linha, você consegue aumentar o engajamento da sua marca, já que as pessoas estão cada vez mais críticas com os perfis das empresas que seguem.

Sendo assim, com conteúdos de valor, a sua marca traça um caminho que pode levar à confiança do consumidor. Então coloque-se no lugar do seu cliente, você acha que a sua empresa sanaria as suas dúvidas? É ela que você iria procurar? 

Para ganhar ainda mais visibilidade, é interessante ter defensores de marca, ou seja, pessoas que são pagas para falar bem sobre ela. Isso significa alcançar maior público, porque quem as seguem, já não são meros visitantes, já existe uma relação construída e fidelizada. 

Por isso, ter um bom posicionamento nos ambientes online, como nos blogs e redes sociais, é indispensável para se manter na lembrança dos usuários. Lembre-se que mesmo sendo recente, é um mercado extremamente competitivo! 

 

O Funil de Vendas 

 

O Funil de Vendas é um conceito que provavelmente você já tenha ouvido falar. 

É uma forma de representar as diferentes etapas que o consumidor irá passar até chegar à compra. O Funil de Vendas tem um papel muito importante na definição das estratégias de Marketing de uma empresa. 

Se encontra dividido em três estágios:  

  1. O topo: a descoberta, a pessoa é apenas um visitante que não sabe se precisa do seu produto ou serviço; 
  2. O meio: ao reconhecer os problemas a pessoa tenta traçar soluções, então seja informativo sobre como sua marca pode ajudá-la; 
  3. O fundo: ao decidir comprar ou não, você pode apresentar melhor o seu produto. Mostre as vantagens que seu possível cliente terá ao consumir o seu produto/serviço. 

Para cada uma dessas fases, são feitos conteúdos específicos, até chegar ao objetivo final. Então saiba em qual etapa cada pessoa está, pense na jornada de compra de cada uma!

Então, o que está esperando?  

Aumente as suas vendas, atinja mais pessoas. Ao encantá-las, mesmo que você se apresente sutilmente, será lembrado por elas. Afinal, o relacionamento não termina no fechamento da venda. A fidelização do cliente é o que impacta nas vendas as empresas! 

Ou seja, alimente essa relação estabelecida por você e sua clientela! 

Agora que já sabemos o que é Marketing de Conteúdo, invista nele e alcance seu sucesso profissional!