factorcomunicacao.com.br

No e-mail marketing, como o próprio nome já deixa claro, é utilizado o e-mail como um meio de promover produtos ou serviços enquanto desenvolve relacionamentos com os clientes.

É através do e-mail marketing que as empresas compartilham seus produtos e atualizações com clientes da lista de contatos. Seu alto retorno o torna fundamental para a estratégia geral de inbound da maioria das empresas. 

O e-mail marketing trabalha com o consentimento e personalização. Mesmo parecendo ser um processo demorado, a automação de marketing lida com a maior parte do trabalho pesado para você e, a longo prazo, essa estratégia bem realizada não apenas impulsiona as vendas, mas ajuda a construir uma comunidade em torno de sua marca. Aprenda quais são os métodos usados e as vantagens do marketing por e-mail! 

 

O que é E-mail Marketing? 

 

Qualquer e-mail enviado por uma empresa, assim como respostas diretas aos clientes e confirmações de pedidos podem ser considerados e-mail marketing. Ele também pode incluir boletins informativos com atualizações sobre a empresa e ofertas exclusivas para assinantes.  

Basicamente, o marketing por e-mail é um segmento do marketing digital, que se refere a promoção por meio de sites, mídias sociais, blogs etc.  

  

Como funciona o E-mail Marketing? 

  

É fácil configurar e acompanhar uma campanha de e-mail marketing, o que a torna acessível para pequenas empresas. Um bom exemplo disso é o boletim informativo. Você pode adicioná-lo ao seu site e, à medida que as pessoas se inscrevem, você poderá enviá-lo para o seu público que cresce. Uma outra forma é direcionar os clientes para o boletim de seus perfis nas redes sociais. 

O boletim informativo é uma maneira simples e eficaz de enviar atualizações sobre sua empresa, eventos futuros e ofertas especiais. O próprio software de e-mail facilita o agendamento de e-mails promocionais automatizados. 

O e-mail marketing permite segmentar grupos específicos de clientes ou, até mesmo, indivíduos específicos, como oferecer a clientes individuais ofertas especiais de aniversário. Esse tipo de personalização ajuda a empresa a construir e manter um relacionamento com o seu público – o que pode, certamente, levar ao aumento das vendas e à fidelidade do cliente.  

  

Tipos de E-mail Marketing 

  

O e-mail marketing, como outras estratégias de marketing, pode ser dividido em diferentes tipos. No seu caso específico, pode ser segmentado em:  

E-mail promocional 

Nesse tipo, as campanhas de e-mail marketing são usadas para promover ofertas especiais, lançamentos de novos produtos e sua marca em geral. Uma campanha pode ter de 3 a 10 e-mails enviados ao longo de vários dias ou semanas. O ritmo de vendas e marketing da sua empresa normalmente determina com que frequência você envia esse tipo de e-mail de marketing.  

E-mail informativo 

É o tipo de e-mail marketing que compartilha notícias relacionadas ao seu negócio, novos marcos alcançados, novos produtos etc. Enviados em intervalos regulares — semanais, quinzenais, mensais — os boletins informativos ajudam a manter o contato consistente com seus assinantes. Em síntese, o boletim informativo é uma oportunidade de compartilhar pensamentos e dicas a seu público.  

Na maioria das vezes, o e-mail é o canal principal para mensagens importantes. Se houver uma falha em seu site, por exemplo, atualizar seus contatos por e-mail é a melhor maneira de mantê-los informados. É seguro e rápido. 

E-mail de reengajamento 

Como o nome já sugere, esse tipo de e-mail ajuda a empresa a se reconectar com os clientes que não estão tão ativos ultimamente. 

 

Estratégias de E-mail Marketing 

  

Um bom e-mail marketing exige esforço, então te mostraremos algumas estratégias para aproveitar ao máximo suas campanhas:  

Construa sua própria lista 

Deixe claro quais são os clientes que estão optando por receber seus e-mails.  

Pense em criar um vínculo real com os assinantes 

Não basta enviar anúncios para comprar o tempo todo. Use seus e-mails para criar relacionamento com os clientes, compartilhando sua experiência ou a de seus seguidores, dando a eles dicas valiosas. Compartilhe informações que permitem que eles saibam mais sobre você e sua marca. 

Respeite seus assinantes 

Trate bem os nomes da lista. Lembre-se de que as pessoas com quem você está se comunicando confiaram suas informações a você. Se você quer uma chance de convertê-los de clientes em potencial a consumidores, faça com que eles se sintam especiais. 

Siga um cronograma 

Planeje um cronograma, se pensa em fazer um boletim informativo. Enviar um e-mail no mesmo dia toda semana ajudará seus assinantes a saber que você está comprometido com seu objetivo. 

Otimizar para celular 

É difícil encontrar alguém que não tenha e use, até de forma exagerada, o celular. Geralmente, esse pequeno aparelho carrega toda a vida da pessoa. Isso significa dizer que se o seu e-mail não for exibido corretamente em plataformas móveis, o seu público verá que você não sabe como criar corretamente um e-mail ou que, simplesmente, não se atenta às necessidades atuais. 

 

O E-mail Marketing continua relevante? 

 

Na era das mídias sociais, é tentador descartar o e-mail. No entanto, o e-mail continua sendo um aspecto muito importante do marketing digital! 

Sabemos que o e-mail não é uma tecnologia nova e, por isso, muitas pessoas podem pensar que ele já deu o que tinha que dar. Afinal, não é a mídia social que mais movimenta o marketing hoje? 

Para você ter uma ideia, em 2020, havia mais de 4 bilhões de usuários de e-mail. Ou seja, não ter uma estratégia de e-mail marketing significa perder oportunidades de vendas e a chance de construir relacionamentos duradouros com essas pessoas. 

Embora seja verdade que as redes sociais sejam um canal de extrema importância para qualquer estratégia de marketing digital, o e-mail ainda tem suas vantagens. Podemos citar que as campanhas por e-mail podem ser mais personalizadas do que as das mídias sociais e que seus custos são consideravelmente menores em comparação. 

Uma outra grande vantagem do e-mail em relação a rede social é que os clientes são mais propensos a vê-lo. Se parar para pensar, não é só por que você postou algo nas mídias sociais que significa que todos verão sua mensagem. Já o e-mail ficará na caixa de entrada até que seja lido (ou excluído). 

Por isso, o e-mail marketing deve andar de mãos dadas com as mídias sociais, colocando, por exemplo, trechos de comentários positivos de seguidores das redes em e-mails, enquanto postagens podem direcionar os clientes aos boletins. 

Por fim, o que realmente torna o e-mail marketing tão poderoso é a oferta de um acesso direto e individual às caixas de entrada dos seus clientes. 

 

Conclusão 

 

Vimos como o e-mail marketing permite que as empresas mantenham seus clientes informados e adaptem suas mensagens de marketing ao seu público, no lugar de afastar os clientes com e-mails de spam irritantes. 

Esperamos que essa matéria tenha dado uma ideia sobre o e-mail marketing. Coloque esses passos aos poucos e verá que qualquer pessoa pode usar o e-mail marketing para expandir seus negócios.