Aqui no Brasil, a rede social conta com 4,72 milhões de usuários! Como já não bastasse, o Google, em um novo relatório, mostra que grande parte dos jovens prefere pesquisar no Instagram ou no TikTok no lugar de usar a própria ferramenta do Google. Ainda tem dúvida sobre a consolidação do TikTok e como o Marketing da sua empresa pode se aproveitar disso? Vamos lá!

Com o início da pandemia no país, em 2020, os brasileiros passaram a usar a plataforma de vídeos curtos como entretenimento. Até como uma forma de escapar da cruel realidade, muitos usuários passaram a compartilhar conteúdos divertidos, criando um certo laço entre eles. 

Você pode ainda estar se perguntando onde sua empresa entra nisso tudo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 42% das pessoas que utilizam a rede acompanham e curtem os vídeos de marcas que gostam. 

Já entendemos que o TikTok só faz crescer: saiba como usar isso a seu favor! 

 

Por que as pequenas empresas deveriam utilizar o TikTok? 

 

Em síntese, é uma possibilidade de alcançar novos públicos, construindo a audiência do zero e com menos gastos. Afinal, no TikTok, se você consegue muito engajamento em um único vídeo, ele fica relevante por muito mais tempo. Legal, não é? 

Ainda em 2020, para firmar a rede social como uma alternativa de Marketing, o TikTok for Business foi criado. Essa ferramenta centraliza os diversos recursos espalhados pela plataforma, facilitando o processo para as empresas. 

Com o TikTok for Business é possível promover e anunciar produtos e serviços. A ferramenta auxilia os empresários a divulgar seus negócios, além de fazer análises e insights. É também com ele que você tem acesso ao TikTok Ads Manager, o recurso que te permite criar e gerenciar anúncios na plataforma. 

 

Como usar o TikTok para o Marketing? 

 

Como boa parte das coisas, é preciso pôr a mão na massa.  

Baixe o aplicativo e explore o que ele oferece. Entre nas mais diversas hashtags, saiba quais são as músicas ou áudios do momento e entenda como funciona a página ‘Para você’. Você também pode se arriscar a editar seus vídeos com as ferramentas do próprio TikTok e salvar como rascunho. 

Entenda como a plataforma funciona. Ela não é como o Instagram ou o Facebook, ela tem sua própria forma de operar. Por isso, leve em consideração a atuação de Marketing das mais diversas empresas para aprender o básico e, depois pesquise, especificamente, como seus concorrentes usam o TikTok. Dessa forma, você consegue observar o que é popular e quais vídeos são rejeitados.  

Lembre-se: seus vídeos irão competir por atenção com os de outras empresas. Então não deixe para depois a pesquisa do ambiente, é algo indispensável para o seu desenvolvimento na plataforma!

Sabendo disso, você poderá focar no seu objetivo de conseguir novos clientes. É importante apontar também que curtidas são boas, mas não use isso como parâmetro de sucesso. Afinal, o que importa é transformá-las em clientes, certo? Elas precisam vir do seu público-alvo para valer mesmo a pena. 

Para isso, seja fácil de ser encontrado por ele: use hashtags, anúncios ou trabalhe com influenciadores. 

Com isso em mente, crie conteúdo para esse grupo. Para isso, inicie apresentando a sua marca, incorpore as tendências e use humor para atrair as pessoas. Lembra sobre como cada rede social funciona? O que vem em mente quando você pensa em TikTok? 

Use os áudios famosos e faça conteúdos divertidos e exclusivos. Seja memorável usando o que está no gosto popular! Quem faz isso muito bem é a Sallve, uma marca de produtos para a pele. Como é uma empresa que trabalha com saúde e beleza, uma forma muito legal que ela encontrou para expandir seus negócios no TikTok foi fazer desafios de maquiagem e dar dicas de cuidados com a pele. A Sallve também chama influenciadores do setor para dar uma ajudinha no engajamento. 

 

Conclusão 

 

Esteja onde sua audiência está! 

O TikTok cresceu muito nos últimos anos, ficando só atrás do inabalável Instagram. E cá entre nós, você já deve ter percebido que as redes sociais são muito mais do que parecem ser, não é?  

Longe de ser apenas mais uma plataforma de vídeo, o TikTok pode, sim, ser usado como uma forma de divulgar a sua marca. A própria plataforma pensa isso, não é por nada que foi criado o TikTok for Business. 

Mas também não ache que seus vídeos irão bombar de primeira, tudo no Marketing exige paciência e esforço. Criação de conteúdo é algo que leva tempo.