Como um pequeno empresário, você geralmente não tem muito para investir em marketing digital. É daí que entra o marketing de mídia social para te ajudar a expandir seus negócios de forma gratuita!  

Não importa o tipo de negócio que você segue, o seu público-alvo estará usando o Facebook. Afinal, é a rede social mais usada do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Não é à toa que cerca de 93% dos profissionais de marketing usam a plataforma. 

Por isso, o Facebook pode ser uma excelente ferramenta para a ampliação do reconhecimento da marca, além de nutrir a fidelidade do cliente, melhorar o atendimento e aumentar o tráfego do site. 

 

As pequenas empresas e o Facebook 

 

Como foi dito, seus clientes estão no Facebook e, só por isso, você já tem grandes chances de ter sucesso sendo proprietário de uma pequena empresa. 

Se ainda tem dúvidas sobre a sua funcionalidade, vamos te dar algumas dicas: 

Está achando que o Facebook não é um bom lugar para alcançar seus clientes? Então pergunte a eles. Se caso tiver uma lista de e-mail, faça uma pesquisa sobre os seus hábitos nas redes sociais e pergunte quais redes eles mais gostam de seguir marcas. 

Veja se seu público-alvo bate com os usuários do Facebook. Compare os traços demográficos e psicográficos do seu público-alvo com as redes sociais que você está considerando utilizar. O Facebook é mais usado pelos millennials, por exemplo, então se seu público desejado for adolescentes, talvez você devesse considerar trabalhar com o TikTok. 

Analise seus concorrentes. Veja as empresas que são do seu mesmo setor e como elas estão obtendo um bom desempenho na plataforma. E lembre-se: os clientes dessas empresas são clientes em potencial para você também! 

Se por acaso, seus concorrentes não estiverem no Facebook, significa que pode não ser o meio certo. Mas e se na pesquisa escolherem fortemente a rede social? Você pode ter acabado de encontrar um potencial inexplorado em seu nicho! 

 

Como iniciar o Marketing no Facebook sendo uma pequena empresa 

 

Se animou para fazer sua primeira postagem? Vamos com calma. Há passos que são fundamentais para seu marketing na queridinha rede social azul. 

Quando falamos de marketing nas redes sociais, temos que ter em mente que o ambiente digital é extremamente visual. A imagem é algo a ser considerado de primeira: comece então com a sua foto de perfil, usando seu logotipo para garantir que sua marca seja reconhecida pelo público. Seguindo essa mesma linha, adicione uma foto de capa. Nela você pode mostrar seu produto em ação ou a própria loja física.  

Feito isso, preencha as informações de contato. Inclua seu site, o e-mail, o número de atendimento e localização. Se tiver conta em outra rede social, como o Instagram, também pense em deixar atualizada para te encontrarem com maior facilidade. 

Na seção sobre, descreva o que a sua empresa traz de novidade para os clientes. O que ela faz de tão interessante assim? 

Depois de ter feito o básico, você pode escolher um modelo pré-criado para representar melhor seu negócio, ativar o botão de chamada para ação para direcionar seus clientes e, também, criar um URL personalizado para parecer mais oficial, além de ser mais fácil para seu público digitar e te achar. 

Agora vamos para o conteúdo: 

É perceptível que as postagens de vídeos têm as maiores taxas de engajamento, enquanto as de fotos têm um melhor engajamento que as postagens com links e as de textos simples. Olhando assim parece óbvio o que você deve fazer, mas não é. O que realmente vale a pena é usar todos esses formatos! 

As postagens de textos simples são boas para iniciar conversas com seus clientes. Já as com links mostram uma prévia do site quando, por exemplo, você quiser promover a compra de algum produto. As publicações de fotos chamam a atenção de quem está rolando a página inicial e as de vídeos são reproduzidas automaticamente, por isso, são ótimas formas de estimulação visual. 

De acordo com o próprio Facebook, 62% dos usuários ficam mais interessados em uma marca depois de ver os stories. Então se arrisque com os stories da plataforma. É uma maneira de humanizar a marca e envolver o público sendo casual. 

Falando nisso, seja carismático e relacionável. Todos sabem que você é um vendedor e vieram por isso, mas eles podem permanecer se gostarem da sua personalidade. Claro, sem deixar de lado o conteúdo promocional: tente mesclar ambos. 

Mostre que você está envolvido fielmente com o público da plataforma, publicando conteúdos diretamente no Facebook. O algoritmo favorece mais a mídia que é publicada dessa forma. Considere também em adaptar seu conteúdo especificamente para o Facebook, porque os seus clientes podem te seguir em outras redes sociais. Foque, então, em proporcionar uma experiência única em cada plataforma usada, para eles continuarem vendo sentido em te seguir nessas redes. 

Um ponto crucial: interaja com seus seguidores. É a forma de manter a fidelidade com eles. A mídia social não é só postar um bom conteúdo, é também construir relacionamentos. Então curta e responda seus comentários! 

Bem, como estamos falando do Facebook, por que não iniciar um grupo? A plataforma tem mais 10 milhões de grupos! É uma maneira divertida de construir e manter uma comunidade de seguidores fiéis. 

 

Pontos Finais 

 

Sim, o marketing nas redes sociais pode ser um trabalho demorado, mas tenha paciência porque no final vai valer a pena. Mesmo quando parecer que você não está indo para lugar nenhum, tenha frequência nas postagens, pois sendo consistente, seus seguidores verão que você tem a ambição de crescer. 

Continue criando sua forte presença no Facebook e use suas experiências na plataforma para encontrar os tipos de conteúdo que mais agradam seus clientes!