MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES
Se você possui um negócio, já deve saber o quão importante é se manter on-line. Mesmo que a sua empresa tenha uma loja física, a maioria das pessoas toma suas decisões de compra pela internet por meio de mecanismos de pesquisa, sites e lendo avaliações de clientes. Por isso, no nosso cenário atual, o marketing digital não é apenas conveniente, é obrigatório.
Quer desenvolver uma estratégia de marketing digital? Nosso guia para iniciantes detalha o essencial para ajudá-lo a começar!
Em primeiro lugar, o que é Marketing Digital?
Refere-se ao marketing realizado na internet. Além de ser mais barato que o tradicional, o marketing digital te permite alcançar um grande número de clientes novos mais facilmente.
Para te ajudar a crescer no meio virtual, leia com atenção as estratégias de marketing digital:
- SEO (otimização de mecanismos de busca): se você trabalha com marketing, com toda certeza já ouviu falar sobre o SEO, só talvez não saiba como ele funciona. Bem, SEO é o ato de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para seu site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa (geralmente o Google). Para isso, a empresa pode utilizar palavras-chave relevantes, se preocupar em fazer um site de fácil acesso etc.;
- E-mail Marketing: pode até te causar estranheza, mas é uma das técnicas de marketing digital mais populares entre os profissionais. O e-mail marketing, se feito com um bom planejamento, pode ser muito eficaz ao compartilhar informações relevantes e oportunas que são personalizadas para o destinatário. A segmentação é um componente essencial dessa estratégia de marketing;
- Marketing de Conteúdo: o marketing de conteúdo é marketing de permissão. Ou seja, os clientes em potencial optam por esse tipo de marketing e às vezes o compartilham. Por conta disso, você precisa ser capaz de fornecer a eles algo relevante para se destacar em meio aos concorrentes, enquanto orienta sutilmente os leitores em seu processo de tomada de decisão;
- Marketing de Mídias Sociais: envolve o uso de plataformas de mídia social para atingir grandes públicos. Nas redes sociais, você pode aumentar um público orgânico de seguidores ou usar anúncios sociais pagos para atingir seu público-alvo. A maioria das marcas usa as duas estratégias, pois elas parecem funcionar bem juntas;
- Publicidade Digital: refere-se a todas as estratégias e processos envolvidos na geração de tráfego de referência para seu site por meio de anúncios pagos. Os profissionais de marketing costumam realizar publicidade digital em diferentes plataformas, seja no Facebook ou no YouTube, o que te leva a optar por uma é saber onde o seu público-alvo está mais concentrado;
- Mobile Marketing: é uma estratégia que envolve escolhas de marketing focadas em usuários de dispositivos móveis. Pesquisas mostram que mais de 80% dos usuários de internet possuem um smartphone, então é importante otimizar esse espaço.
Você está começando a ver como essas táticas de marketing digital parecem funcionar bem juntas? O Marketing Digital é essencial se você deseja que sua empresa sobreviva e prospere nessa nova década. O marketing digital pode ser uma maneira eficaz de converter clientes para sua marca sem gastar muitos recursos. Mas, para atingir essa meta, você primeiro precisa entender o que está fazendo, deixando seus objetivos claros, escolhendo os canais certos e medindo seus resultados. Além de tudo disso, é preciso usar a criatividade para atrair novos consumidores e mantê-los interessados em sua marca!