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Como construir uma estratégia de marketing digital 

É impossível ser iniciante no mundo dos negócios e nunca ter ouvido falar de marketing digital, assim como é impossível fazer sua empresa crescer sem essa estratégia.

Uma estratégia de marketing digital bem-feita ajuda sua marca a atingir metas específicas por meio de canais cuidadosamente selecionados. Já executar uma campanha de marketing digital sem um planejamento prévio é como explorar uma nova cidade sem um GPS. Ou seja, você fará muitas voltas sem necessidade e ficará frustrado demais para continuar.  

Então, assim como você planeja uma viagem, o plano de marketing digital também deve ser traçado para alcançar melhores resultados sem o estresse desnecessário. Para isso, separamos alguns pontos-chave para elaborar uma estratégia ideal de marketing digital. Veja a seguir: 

 

Defina as metas da marca  

 

O destino da sua campanha é um conjunto de metas definidas que você espera alcançar com seus esforços de marketing. Esses objetivos devem estar vinculados aos objetivos fundamentais do seu negócio, ou seja, à base do ideal da sua empresa. 

É necessário ressaltar que qualquer que seja o objetivo estabelecido, também é importante garantir o acompanhamento dos resultados.  

  

Entenda seu público-alvo 

  

Lembra que falamos sobre viajar sem GPS? Então, a comparação também vale para turismo mal planejado. Já que dependendo da forma da sua abordagem, é capaz de você parecer um turista estranho que não está tão confiante para interagir com o público a sua volta. Por isso que quando falamos sobre estratégias de marketing digital, é preciso pensar sobre seu público-alvo, os dados demográficos e a psicologia de clientes e clientes em potencial.  

Há várias etapas que um possível cliente deve percorrer para chegar a consumir seu produto ou serviço e tornar-se um cliente fiel da marca. Essa jornada pode variar, mas geralmente começam com a conscientização e a educação da marca, depois passam para a fase de consideração e, finalmente, terminam com uma decisão e conversão de vendas. 

É por isso que é importante conhecer seu público-alvo, escrever o que eles precisam saber, comunicar o que eles querem ouvir. Leia um pouco mais sobre o marketing de conteúdo.  

  

Decida quais canais de marketing usar 

  

Se você precisa de uma cartolina, você vai à papelaria, certo? É por isso que você, como vendedor de um item de um setor específico, deve escolher um lugar onde seus clientes vão te procurar e também quais mensagens usar, de acordo com o estágio de compra em que cada pessoa está.  

Por exemplo, o estágio de conscientização pode ser focado em apresentar seu produto/serviço, já o estágio de consideração direcionaria aqueles que se envolveram com sua campanha de conscientização com uma promoção ou proposta de valor. Por fim, o estágio de conversão impulsionaria as vendas redirecionando os visitantes do site.  

Ao estruturar suas campanhas de marketing para atender o comprador, levando em consideração onde ele está em sua jornada, você avançará em direção às suas metas de forma mais estratégica. Mas não só isso, você precisa escolher em que canal transmitir a mensagem. Então, por exemplo, se seu público-alvo for composto por jovens, o TikTok pode ser uma boa rede social, já se for por adultos, o Facebook talvez seja a melhor opção. 

Escolher os canais digitais certos ajudará você a aumentar o retorno. Há mais plataformas de marketing do que qualquer outra coisa, portanto, seja estratégico, determinando onde seus clientes em potencial estão localizados e conectando-se a eles por meio dessas plataformas. 

 

Reflita sobre a mensagem que quer passar 

  

Agora pense sobre ir a uma entrevista de emprego. Perceba que você vai ter uma forma de falar diferente da maneira do dia a dia. Essas etiquetas também valem para suas campanhas de marketing! 

Lembra dos seus clientes em potencial e o que eles querem? Bem, você deve transmitir as ideias da marca em mensagens que ressoam com quem você está tentando falar. O tom e o conteúdo da sua campanha devem falar com essas pessoas de uma maneira que elas não só entendam, como se interessem por você. É aqui que sua pesquisa e planejamento das etapas anteriores se completam. 

Se você identificou onde os consumidores em potencial estão no funil de vendas, você deve saber por onde começar a conversa. Se eles não sabem nada sobre você (o primeiro estágio), você começa estabelecendo sua experiência e construindo confiança, usando palavras que condizem com esse momento. Seja gentil e prestativo. 

Identificar o momento em que a pessoa está é fundamental para acertar a mensagem, talvez até personalizá-la. Dessa forma, seu público será muito mais receptivo ao que você tem a oferecer.