factorcomunicacao.com.br

Facebook e o Marketing Digital

Atualmente gerido pelo conglomerado tecnológico META, o Facebook é um dos maiores expoentes do marketing digital e uma das maiores redes sociais no contexto atual, chegando à marca de 2,6 bilhões de pessoas conectadas em 2020. Com esses números, a plataforma se tornou uma grande rede de conexão entre pessoas. E isso fez com que as empresas, comércios e negócios ingressassem no Facebook para facilitar a difusão do seu produto ou serviço. 

COMO PROMOVER UM PRODUTO NO FACEBOOK? 

  

Na Facebook, é possível apresentar o seu produto de duas formas: orgânica ou patrocinada. A forma orgânica é aquela em que não existe investimento financeiro por trás da promoção. Os usuários que já possuem interesse prévio buscam, compram e/ou seguem determinado produto, ou marca de forma natural. Já na forma patrocinada, como o nome já sugere, existe um determinado investimento financeiro por trás da promoção do produto que irá ser propagado para pessoas com interesses similares. Estas abordagens são uma estratégia comum e eficaz no mundo do marketing digital. 

Os dois modelos citados acima funcionam muito bem quando usados com as estratégias corretas. Inclusive, podem trabalhar muito bem lado a lado, a depender das campanhas executadas. No modelo orgânico, podemos usar alguns artifícios, como intensificar a produção de conteúdo, interagir com os clientes e analisar, estudar e identificar os melhores horários para publicar seus conteúdos. Já no conteúdo patrocinado, você define o valor que deseja gastar, o seu público-alvo (características, interesses, localização, etc.) e configura suas campanhas de anúncios. 

  

COMO TER BONS RESULTADOS COM O FACEBOOK? 

  

Qualquer pessoa que se envolve com o marketing digital sabe que estabelecer uma forte presença on-line é vital. A maneira como você se apresenta no ambiente virtual pode ter um enorme impacto no tráfego e nas conversões do site da sua marca. Usar o Facebook como ferramenta de marketing digital pode ajudar a construir sua marca online e aumentar muito suas vendas! 

Ter uma boa gestão da plataforma pode trazer resultados significativos para as vendas do seu negócio, além do aumento da visibilidade de sua marca. No geral, o bom uso dessa rede social pode ajudar o empreendimento a captar novos clientes e amplificar as vendas. Nesse sentido, é de extrema importância de ter pessoas especialistas e capacitadas em realizar a gestão de redes sociais. 

Não é à toa que pequenas e médias empresas estejam recorrendo ao Facebook para se promover. A plataforma tem a fama de ser acessível e flexível. Veja com seus próprios olhos o que a rede azul pode fazer pela sua marca:  

  • Publicidade de resposta direta: com o objetivo de gerar resultados imediatos, as empresas podem, no Facebook, enviar mensagens direcionadas que incentivam seu público-alvo a realizar certas ações. Normalmente, esses anúncios começam ou terminam com chamadas de ordem, como “clique aqui’’; 
  • Publicação convencional: a ideia de ter uma conta empresarial no Facebook, ou nas redes sociais em geral, é de construir uma presença on-line. Isso significa não ter somente um perfil, mas mantê-lo atualizado. Essa é uma maneira inteligente de aumentar a confiança e a fidelidade do seu público; 
  • Análise detalhada do público-alvo: uma das maiores vantagens do Facebook sobre outras redes sociais é a quantidade de dados que ele fornece para audiência. Nele, você terá acesso a uma riqueza de informações sobre os usuários do site, desde status de relacionamento até carreiras. Isso significa dizer que você poderá segmentar muito mais facilmente o seu público-alvo; 
  • Opções de compartilhamento de links: as opções de links no Facebook são quase infinitas. A plataforma facilita o compartilhamento de qualquer conteúdo que você goste em sua página e o link para seu site e outros locais importantes, fazendo com que ocorra a otimização do SEO. 

Agora que você sabe que as redes sociais são uma das melhores formas de atingir o seu público-alvo, melhore seu desempenho na internet com o marketing de redes sociais voltado para plataformas grandes como o Facebook e Instagram. Crie conteúdos atrativos e interessantes para manter forte a sua presença on-line!