A publicidade em redes sociais é uma arte que envolve a utilização de técnicas e estratégias específicas, capazes de transmitir informações a longo alcance e estimularem a interatividade em um determinado público-alvo.

Engana-se quem acredita que esse tipo de publicidade restringe-se apenas a geração de conteúdo. Por trás de cada postagem realizada em uma mídia social, existe todo um planejamento prévio, que envolve desde o uso de ferramentas para prospecção de novos visitantes até a análise de como o público está reagindo ao conteúdo que foi publicado.

Pensando nisso, redes sociais como o FacebookInstagram e Twitter desenvolvem constantemente ferramentas capazes de tornar a experiência na rede a mais rica possível, tanto para quem acessa o conteúdo quanto para aqueles que os divulgam. No entanto, um erro bastante comum praticado por empresas ao divulgarem seus produtos nas redes sociais é o privilegiamento de uma técnica em relação à outra, o que pode resultar em uma estagnação do alcance da marca em relação ao seu público-alvo.

Assim, para realizar uma campanha de publicidade eficaz nas mídias sociais é imprescindível a utilização conjunta das várias estratégias disponibilizadas por esses ambientes, dentre elas a publicidade patrocinada e as postagens orgânicas, que apesar de possuírem fins distintos, quando gerenciadas de maneira estratégica poderão alavancar a visualização da rede social. Para que você possa obter esses benefícios, iremos abordar sobre as principais diferenças entre a publicidade patrocinada e as postagens orgânicas e a importância de usufruir suas potencialidades para alavancar o tráfego de visitantes na sua rede social.

 

1. Publicidade patrocinada vs publicação orgânica: entenda a diferença

A geração de tráfego é o ponto crucial para a realização de publicidade em redes sociais. Afinal, é através dele que os visitantes irão encontrar a página no ambiente virtual e então gerar leads, interatividade com a marca e realizações de vendas. Dentre as diversas estratégias existentes, a publicidade patrocinada e a postagem orgânica são as mais utilizadas pelas agências de marketing, a preferência por essas deve-se aos efetivos resultados que ambas trazem para o tráfego de visitantes de uma rede social.

A compreensão acerca das diferentes funcionalidades entre a publicidade patrocinada e as postagens orgânicas permite a otimização da gestão das mídias sociais uma vez que, a partir desse conhecimento torna-se mais fácil elaborar estratégias que intensifiquem as potencialidades das ferramentas, o que resulta no aumento do tráfego.

As postagens orgânicas são amplamente utilizadas por profissionais de marketing de conteúdo, sua principal característica são as postagens informativas ou opinativas destinadas aos seguidores da rede social. Por meio delas, ocorre o processo de retenção dos visitantes que ao ler o material se identificam, reconhecem a relevância da informação e começam a interagir.

Por outro lado, a publicidade patrocinada tem como foco a atração de novos seguidores para a rede social através da divulgação ou links patrocinados, que geralmente envolvem custos de divulgação. Torna-se uma estratégia bastante atrativa pelo alcance que ela pode proporcionar, pois, tem a capacidade de atingir segmentos de potenciais visitantes e instigá-los a conhecer melhor a sua página.

Além disso, ela traz grandes benefícios para a marca, como: maior exposição dos anúncios, devido ao grande número de usuários da mídia; oferecer a publicidade segmentada, ou seja, dirigida exclusivamente ao seu público-alvo; possibilidade de aumentar a fidelidade dos clientes por meio das fanpages do site; utilização da plataforma do Facebook para a promoção de novos produtos ou serviços da marca; anúncios mais flexíveis; oferece possibilidade de maior engajamento dos usuários; aumento nas visualizações do site da marca; a publicidade pode ser barata; e a capacidade de atingir usuários de smartphone.
As redes sociais tais como Facebook e Instagram, têm investido cada vez mais em ferramentas de publicidade patrocinada, permitindo que desde grandes a pequenas empresas possam ter a oportunidade de alcançar seu público-alvo de forma específica e por orçamentos mais acessíveis.

 

2. Publicidade em redes sociais: Quando a postagem orgânica não é suficiente

É comum encontrarmos agências de publicidade que privilegiam o uso das postagens orgânicas em detrimento da publicidade patrocinada, o que revela ser um erro na gestão das mídias sociais. Apesar postagens orgânicas serem as “meninas dos olhos” das agências de publicidade e gerarem um considerável tráfego orgânico para a rede social, ela não é autossuficiente.

Afinal, a publicidade patrocinada também pode ser utilizada de forma estratégica para a geração de tráfego ao atrair novos seguidores e alcançar potenciais públicos-alvo. Por isso, é importante a contração de uma agência de publicidade que seja capaz de alinhar o melhor tanto das postagens orgânicas quanto da publicidade patrocinada.

Imagine que uma fanpage do Facebook sobre software de gestão financeira lança uma nova versão do programa, específico para donos de salão de beleza. No entanto, apesar dela gerar conteúdo sobre o tema não consegue atingir o seu público. Nesse momento, a utilização da publicidade patrocinada do Facebook Ads permite a divulgação da fanpage e do seu novo serviço a um alcance maior do que somente o conteúdo poderia proporcionar.

Assim, ao contratar uma agência ou elaborar uma campanha de publicidade em redes sociais é importante ter em mente quais as reais necessidades da fanpage, por exemplo, atrair ou reter novos seguidores, e os objetivos que deverão ser alcançados. Isso irá evitar a adoção de estratégias erradas, que poderão afetar negativamente ou até mesmo estagnar o tráfego e o crescimento da sua fanpage.