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COMO A GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS PODE AJUDAR NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Como responsável pelas mídias sociais, você com certeza vive uma vida corrida. Pois fora a criação de estratégias eficazes e a supervisão de várias contas de mídia social ao mesmo tempo, você precisa ainda se manter atualizado para encontrar novas oportunidades de crescimento de marketing digital, claro, preocupando-se com o tempo. 

Agora, se a gente pensar em como as equipes de mídias sociais só cresce, as coisas vão para um caminho muito mais desafiador. Afinal, isso significa dizer que você necessita otimizar seu tempo ao criar fluxos de trabalho eficientes que dão resultados sólidos. Difícil, não? Bem, siga a leitura e veja o nosso passo a passo de como gerenciar as mídias sociais da sua empresa com mais eficiência:

 

O que é a gestão de mídias sociais?

 

A gestão de mídias sociais nada mais é que o processo de analisar o público-alvo para planejar uma estratégia específica para ele, por meio de, como o próprio nome indica, conteúdos nos perfis de redes sociais da marca.

Antes não tão levada a sério, hoje essa gestão é o centro das estratégias de marketing das empresas. Pois, como sabemos, a rede social fornece atraentes oportunidades de ganhar dinheiro, desde que se gerencie de maneira correta. De fato, quando bem feita, o potencial de negócios nessas plataformas é imenso; nelas é possível aumentar o reconhecimento da marca e as visitas à loja, tanto física quanto on-line.

Mas espera um momento: quanto mais metas você estabelecer, mais ajuda de pessoas dedicadas você precisará. Ao fazer essas contratações, as estruturas das equipes responsáveis pelas redes sociais ficarão mais complexas. Mas como garantir que esses trabalhadores se unam para entregar o máximo? Aí está: construa um plano eficiente de gestão de mídia social.

 

Por onde começar a gestão de mídias sociais?

 

Sejamos diretos: o ideal é começar fazendo uma auditoria nas redes socias, decidir quais são as melhores para o seu propósito e, por fim, analisar seu público-alvo. Mas por que seguir, inicialmente, esses três passos?

Basicamente, ao segui-los, as informações fundamentais serão fornecidas e irão orientar seus esforços de marketing nas redes sociais na direção correta. E, ao saber o que é certo, evitará fazer o errado.

Auditoria de mídia social: a auditoria te dará uma imagem mais segmentada da eficácia de sua estratégia; deixando mais fácil de identificar o que está desperdiçando seus recursos e o que está trazendo resultados reais;

Decida quais redes sociais usar: mesmo depois de realizar uma auditoria de mídia social, pode acontecer que algumas plataformas simplesmente não funcionem bem para sua marca. A partir daí, você terá que dedicar um tempo para entender o esforço necessário para obter os resultados em cada rede social que esteja pensando em usar. O que você deve levar em consideração é a localização do seu público no meio disso tudo. Se na sua pesquisa, seu público-foco está mais no TikTok, é lá que você de estar;

Analisar o público-alvo: sem muitos rodeios, pesquise quais são os dados demográficos da comunidade da plataforma escolhida e qual parte corresponde a seu público-alvo. Será que ele está, realmente, ativo na rede social? Você será capaz de alcançá-lo? E de superar a concorrência?

 

Como gerenciar a criação de conteúdo nas mídias sociais?

 

OK, plataforma escolhida, público avistado, e agora? O conteúdo, claro.

Algo que você deve ter em mente é que decidir formatos de conteúdos não vai ser seu único trabalho. A medida que a sua marca cresce, você terá que produzir cada vez mais em um ritmo acelerado. Por isso é de extrema importância otimizar seu trabalho. Para isso você pode, por exemplo, fazer uso do calendário de mídia social em seu Google Agenda para não se perder nas altas demandas, ao obter visão geral no seu planejamento.

Feito isso, atribua funções a cada um da sua equipe. Com a enorme quantidade de conteúdo que você precisa produzir, é fácil se perder em procedimentos pouco claros. Para garantir que nenhuma postagem fique esquecida na fila, gerencie todo o seu conteúdo em um único sistema.

Preste atenção nos interesses dos seus clientes em potencial e nos influenciadores que eles seguem. Essas informações ajudarão você a focar seus esforços na criação de conteúdo em si. Quanto mais personalizado for o conteúdo, mais eficaz ele será para direcionar suas metas. Foque também em determinar a quanditade de conteúdo que você precisa criar, para não postar muito e nem muito pouco. Agora falando de formato, veja a métrica que funciona na rede social que você optou. Qual o tamanho do vídeo? E da imagem? Fique ligado nesses detalhes.

Viu como não é tão complicado quanto parece?

O segredo é manter a sua equipe informada sobre os dados mais recentes dos relatórios. Só assim ela conseguirá trabalhar com uma base que mostra em que direção seguir.