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5 fundamentos do Marketing Digital 

De fato, o marketing digital se tornou um dos termos mais populares entre as empresas. Qualquer uma dessas adota alguma estratégia de marketing digital, mesmo as pequenas e médias. Mas, como toda técnica, é necessário conhecer seus fundamentos para pôr em prática da melhor forma possível! 

Para começar, você sabe o que é marketing digital?  

De forma básica, dizemos que o marketing digital é comercializar um produto ou serviço por meio digital, envolvendo as plataformas de mídias sociais, se opondo ao marketing tradicional. Só é importante mencionar que um tipo de marketing não anula o outro. Na verdade, trabalhar com ambos ao mesmo tempo é uma ótima sacada. 

O marketing digital abriu muitas portas para as empresas. Enquanto o público da internet só faz crescer, os métodos tradicionais de marketing têm seus esforços limitados a um determinado grupo demográfico. É por isso que consideramos que a estratégia de marketing digital não tem limites quando falamos de espaço e público, assim como as oportunidades trazidas por ela não se limitam apenas às grandes empresas, mas a qualquer pessoa que use os métodos em seu benefício, colocando uma pequena marca também nas principais posições. 

Como há tanta gente migrando para o mundo virtual, o alcance da sua campanha ficou maior e mais fácil de atingir o público-alvo. Para saber se suas técnicas estão ajudando a sua empresa, ainda tem como acompanhar o alcance usando ferramentas que auxiliam a rastrear a sua presença nas redes sociais, por exemplo. 

Você já sabe o que é marketing digital e por que usá-lo, agora vamos partir para os seus fundamentos, ou seja, os elementos que você precisa pensar em utilizar para o crescimento da sua empresa: 

 

SEO 

É o fundamento mais barato, assim como o primeiro, dentro do marketing digital. SEO significa Search Engine Optimization [otimização para motores de busca] e é a maneira mais simples de manter sua marca no caminho certo da visibilidade. É, basicamente, o processo de otimizar o conteúdo através do uso estratégico de palavras-chave do momento e cumprir o algoritmo do navegador para que, na hora da busca, ele seja mostrado às pessoas corretas. 

Entender o SEO é muito importante, afinal, a Internet se tornou o principal meio de obtermos informações, portanto, se as empresas desejam ser notadas e classificadas em uma pesquisa, elas precisam investir em atividades de SEO.  

  

Publicidade on-line 

Diferente do fundamento do SEO, a publicidade on-line é uma mídia paga. Muito conhecida por seus anúncios em todos os cantos da internet. Realmente, há muitos canais para publicidade on-line, como anúncios do Youtube, do Facebook, do Instagram etc. O que vai decidir qual desses meios usar é justamente o planejamento de marca que identifica o que funciona melhor para ela e qual canal é a melhor maneira de atingir seu público-alvo.  

Ah, um ponto importante: a publicidade on-line é considerada a melhor forma de atingir o público-alvo e aumentar a notoriedade da marca! 

 

Marketing de Conteúdo 

Podemos dizer que o marketing de conteúdo é uma estratégia para atingir o público desejado por meio da criação de conteúdo relevante que, muitas das vezes cessam suas dúvidas sobre o que buscam, em qualquer mídia destinada a engajar e reter um público.  

É também uma maneira orgânica de aumentar o tráfego: ao desenvolver conteúdo para SEO e ajudando a aumentar o reconhecimento da marca, o marketing de conteúdo ajuda a obter leads e ajuda as marcas a transmitir as ideias e a visão do produto. 

 

E-mail Marketing 

O e-mail marketing é uma maneira fácil e eficaz de se conectar com os clientes e os potenciais. Nada mais é do que um e-mail genérico feito para segmentar o público. Pode ser entendido como um anúncio que visa possuir as maiores taxas de conversão. A maior parte desses e-mails são comunicados de novas ofertas e cupons para aumentar o interesse do destinatário. 

   

Marketing de Redes Sociais 

Usar as mídias sociais para comercializar um produto ou serviço é o que conhecemos como marketing de redes sociais. É, sem dúvida, a maneira mais fácil e eficaz de se conectar com o público-alvo. O impacto das mídias sociais é imenso nas nossas vidas, por isso é preciso apostar no marketing voltada a essas plataformas com milhões de usuários ativos. 

Além disso, o marketing de mídia social pode ser adotado por qualquer marca, seja ela pequena ou grande, já que é impossível imaginar uma empresa sem esse contato mais direto na nova década. Na atualidade, toda marca deve ter como objetivo se manter relevante nas redes sociais e ter conhecimento das novas tendências.   

Não pense que acabou por aí, só citamos os fundamentos principais para uma boa estratégia de marketing digital; é por aí que você deve pensar em começar. Faça um planejamento personalizado para a sua empresa, ponha em prática, analise os resultados e fique por dentro das novidades!