A importância do SEO no Marketing Digital 

O SEO, o termo do inglês Search Engine Optimization [Otimização para mecanismos de busca], por vezes, é visto como uma estratégia intrínseca ao marketing digital. Afinal, o SEO consiste em um conjunto de técnicas de otimização cuja finalidade é atingir bons rankings nos resultados de sites de pesquisas, como o Google e o Bing. 

Usar essa estratégia em páginas da web é fundamental para conquistar mais visibilidade, autoridade, tráfego, além de outras vantagens como a conversão. O SEO é um dos fundamentos do marketing digital e pode auxiliar a empresa a alcançar mais lucros.  

Em geral, não há nenhuma regra específica para garantir classificações mais altas nos resultados de pesquisa, já que os algoritmos do Google, o maior navegador da web, mudam constantemente, deixando quase impossível fazer previsões exatas. A única maneira de monitorar de perto o desempenho da página da web seria fazer uso do SEO e o acompanhar bem para fazer as mudanças necessárias 

  

 

Por que o SEO é importante para a minha empresa? 

 

É fato que o SEO facilita a visita dos clientes em potencial ao site, aumentando sua classificação entre outros milhares de sites. É ele que garante que o site tenha páginas essenciais e que aumenta a densidade de palavras-chave. Basicamente, o SEO alavanca o tráfego orgânico no site, o que aumenta o número de pessoas que visitam o site. Um número crescente de pessoas que visitam o site, por sua vez, faz com que a classificação da página seja mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa, lembrando que a classificação de uma página da web é diretamente proporcional à sua visibilidade. 

SEO também torna os sites mais rápidos, o que é fundamental, já que, como a vida cada vez mais agitada, é esperado que as pessoas esperam que uma página seja carregada em apenas alguns segundos. Quanto maior o tempo de carregamento de uma página, menor é a taxa de conversão da página. Aumentar a velocidade de carregamento da página reduz a taxa de rejeição, principalmente, ao focar na reprodução do site nos aparelhos móveis. 

Veja em tópicos outros pontos importantes do SEO numa estratégia de marketing digital: 

 

Mais visibilidade 

Os sites de pesquisa chamados também de buscadores ou motores de busca são responsáveis por listar os conteúdos da web. Antes de mostrar os resultados, esses sites contam com vários algoritmos que operam para fazer: o crawling, que remete ao rastreamento da web feita por robôs, a indexação, que se trata do direcionamento dos sites para o índice do motor de busca e, por fim, o rankeamento. Esse último é a ordem em que os resultados serão exibidos.  

As estratégias de SEO incluem deixar o site ou o blog da empresa otimizado para os algoritmos dos mecanismos de busca. Quando são incluídas as otimizações as chances de aparecer nas primeiras posições do Google ou de outros buscadores são maiores. Com isso, é gerado mais visibilidade para a corporação. 

Vale lembrar ainda que a página da empresa precisa ser pensada sempre no público. Portanto, o objetivo também inclui entregar o melhor resultado de conteúdo para quem lê e não apenas produzir materiais com técnicas de SEO para alcançar as primeiras posições de sites de pesquisas. 

  

Mais acessos ao site 

Quando as estratégias de SEO são utilizadas de forma correta, existe um aumento na quantidade de acessos no site ou blog. Isso acontece porque em geral, os usuários utilizam páginas de pesquisa buscando respostas rápidas para as suas dúvidas. A partir disso, quando um site aparece nas primeiras posições, tende a receber mais cliques.  

  

Site com mais relevância 

Outro motivo do SEO ser importante para a empresa é que, por meio dessa estratégia, o site corporativo pode ganhar mais relevância a partir do rankeamento em motores de busca. A todo momento, robôs de sites de pesquisa como o Google funciona para apresentar os melhores resultados de conteúdo da web para o público.  

Um buscador como o Google, por exemplo, utiliza vários filtros e regras para realizar a lista de rankeamento. Quando a página da empresa assume as primeiras posições de mecanismos de busca, diante de uma série de sites disponíveis no mundo da web, isso traz a garantia de relevância para o site corporativo.  

 

  

O SEO e as palavras-chave 

 

As palavras-chave são os termos escritos por usuários no campo dos mecanismos de busca. Ao inseri-las, os buscadores trazem como resposta uma lista de sites ligadas à pesquisa.  Essas palavras são importantes ferramentas na estratégia de SEO, pois é um recurso que revela o que o cliente ideal (persona) procura.  

Ao saber quais são as palavras-chave buscadas pela persona é possível produzir conteúdo sobre esses temas ou assuntos relacionados. Por meio do marketing de conteúdo podem ser elaborados materiais que apontam respostas para a dúvida do público-alvo. No entanto, é importante produzir materiais de qualidade porque não é apenas a palavra-chave que vai definir o alcance de resultados.  

Esperamos que tenha entendido o objetivo final do SEO, que é ajudar a página a crescer e cumprir seus objetivos de negócios. Ele ajuda na construção de melhores relações com o público-alvo e, consequentemente, à maior visibilidade e classificação. Aumenta as taxas de conversão que garantem o aumento das vendas e o crescimento do negócio. 

Assim, o SEO é uma parte inseparável do marketing digital e, portanto, a contratação de uma agência de marketing digital se torna essencial para quem busca o sucesso da na internet.