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Marketing digital ou tradicional?
Há diversas formas de chamar a atenção do público, o marketing é uma delas. Fundamental em um negócio, seja pequeno, médio ou grande, é dividida em dois métodos. Um é o marketing tradicional, um tipo clássico de marketing, e o outro é o marketing digital, um tipo moderno de marketing.  
Embora ter um orçamento de marketing seja importante para qualquer pequena empresa, é também importante gastá-lo na direção certa para aproveitá-lo ao máximo. Mas qual marketing seguir? O tradicional ou o digital? Para muitas empresas, chegar à essa decisão não é fácil, embora possa fazer uma enorme diferença em seus resultados. 

O marketing tradicional já existe há um bom tempo, enquanto o digital chegou há alguns anos com o avanço da tecnologia. Os dois são bons à sua maneira, tendo prós e contras. No final, fica encarregada à empresa a escolha entre ambos. 

 

O que é marketing tradicional? 

 

Bem, vamos começar com o que está há mais tempo no mercado.  

Em geral, podemos dizer que o marketing tradicional engloba os métodos de marketing que podem ser usados sem a internet. É composto por métodos normalmente usados com menos frequência agora, justamente pela ascensão da internet. No entanto, ele ainda tem seus pontos fortes. 

Os métodos tradicionais de mercado incluem: cupons, comerciais de televisão ou rádio, anúncios em jornais ou revistas, outdoors e panfletos, chamadas telefônicas e mensagens de texto. 

Mesmo que estejamos vidrados nos nossos celulares e computadores, vemos e ouvimos muitos desses anúncios todos os dias apenas ouvindo rádio no caminho para o trabalho ou até mesmo olhando pela janela para os outdoors enquanto passamos de carro. Eles ainda estão lá. 

 

O que é marketing digital? 

 

É notável que as estratégias de marketing digital evoluem rapidamente devido às tendências e novas tecnologias. Estratégias essas que incluem o uso da internet. Elas não existem há tanto tempo quanto os métodos tradicionais, mas certamente estão saindo na frente. 

Os métodos de marketing digital incluem: site, e-mail marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, anúncios pagos e SEO. 

Essas estratégias são muito populares hoje devido ao uso frequente de internet e dispositivos móveis pelos consumidores. Com tantos usuários, o marketing digital voltado às mídias sociais faz muito sentido. 

 

Afinal, o que é melhor: marketing tradicional ou digital? 

 

Lembra que falamos sobre o papel da empresa na decisão de que marketing usar? Isso significa que não existe uma resposta que funcione para todos os casos. É preciso analisar seus objetivos como marca e comparar com os métodos citados anteriormente. No final, só você saberá dizer. 

Para muitas empresas, as estratégias tradicionais de marketing funcionam melhor; por exemplo, aquelas que têm como público-alvo a população mais velha, que ainda assistem TV e leem jornais e revistas. Nesse caso, você percebe que o marketing digital não faria tanto sentido? 

De fato, o marketing tradicional é muito útil se sua empresa quiser estabelecer ou desenvolver um negócio com a assistência de um público local. Pequenas empresas crescem melhor usando panfletos e outdoors por toda a rua. Isso porque pode atrair a atenção de um público local que reside na mesma cidade.

Ah, uma grande vantagem dos anúncios tradicionais é que eles são reproduzidos de forma constante, os digitais podem ser facilmente ignorados. 

No entanto, não podemos negar que neste mundo cada vez mais tecnológico, é fácil ficarmos para trás se não o acompanhar. O marketing digital é um desses pontos instáveis. Pode ser estranho ainda pensar que hoje as pessoas podem fazer marketing usando a internet no conforto de suas casas. Mas essas estratégias existem e, por não serem físicas, já eliminam o gasto com o transporte, estoque e outras despesas relacionadas. Bom demais, não?  

Devido, principalmente, ao uso frequente das mídias sociais, essas estratégias estão crescendo em todo o mundo. Portanto, faz muito sentido anunciar na internet em vez de em qualquer televisão ou revista. É certo que essas táticas continuarão a evoluir, não importa o que aconteça. Por isso, é fundamental ter o máximo de conhecimento sobre as tecnologias e avanços atuais. 

Há muitos benefícios ao usar o marketing digital no lugar do tradicional. Veja alguns deles: 

  • É simples rastrear o envolvimento do público e coletar seus dados para uso futuro; 
  • As empresas podem anunciar seus serviços gratuitamente em muitas plataformas; 
  • Como o marketing digital está num plano mais amplo, a internet, ajuda as empresas a conquistar a atenção de um público maior. 

Bem, também tem a opção de se trabalhar em conjunto. Mas, realmente, esperamos ter convencido você de que o marketing digital é a maneira mais recomendada de anunciar como uma pequena empresa. Então, se você já experimentou o marketing tradicional e não viu os resultados de crescimento rápido que desejava, experimente o marketing digital. Há menos risco e mais recompensa.   

Embora o marketing tradicional ainda tenha um lugar e ainda deva ser considerado, dependendo do seu propósito, vamos ser claros, o marketing digital é o futuro. Gerações mais jovens não conheceram um tempo sem smartphones e estão começando a entrar no mercado de trabalho. O que você pensa que vai acontecer com as futuras gerações?

Sem sombras de dúvida toda empresa precisa de uma estratégia de marketing digital para sobreviver no mundo de hoje.