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A panfletagem é um tipo de marketing que pode trazer grandes benefícios para uma empresa, desde que uma campanha seja bem-planejada do início ao fim. Entenda como a panfletagem pode ajudar nos seus negócios! 

Se analisarmos as estatísticas, veremos que as pesquisas apontam que cerca de 48% das pessoas vão responder a um panfleto, já 79% das pessoas irão apenar interagir com ele de alguma forma, olhando para ele ou até mesmo guardando.  Por isso, como dono de uma empresa, é importante que você entenda a mecânica por trás do processo de panfletagem para, dessa forma, ter noção do verdadeiro potencial de sua campanha! 

Espere aí! Antes de imprimir e começar a distribuição, leia o que temos a dizer. 

 

Como funciona a panfletagem? 

 

Primeiro, você deve querer saber se realmente funciona. Bem, cada empresa tem sua história, mas, no geral, esse tipo de marketing tem um alto nível de sucesso. Só que para que isso aconteça, você deve ter em mente alguns pontos: 

O design é, sem sombra de dúvidas, o componente mais importante para uma boa prática de panfletagem. Afinal, seus materiais devem ser projetados de tal forma que envolvam seu público-alvo. Para isso, todo o espaço disponível deve ser usado de uma maneira que as informações necessárias fiquem facilmente acessíveis, lembrando sempre de utilizar imagens de alta qualidade e de nunca esquecer do logotipo. 

Não hesite em contratar alguém se você acabar precisando de um especialista em design de panfletos, pois se contentar com o barato pode significar ter poucos resultados eficazes. Todos conhecem o ditado “o barato sai caro”. No caso, o que pode sair caro é a sua desesperança em relação ao crescimento da sua marca. 

Design finalizado, vem aí o método de distribuição. A partir dessa etapa, você terá que pensar em como entregar os panfletos ao seu público-alvo. Afinal, você pode querer formas diferentes com base em seus possíveis clientes. Essas questões devem ser levadas em conta, pois qualquer passo errado pode afetar o desempenho da sua campanha. 

Cada tipo de distribuição se difere na maneira em que é executado, não apenas para o cliente, mas também para quem entrega. Então, antes de começar a dar panfletos aos funcionários, você precisa estabelecer o método. 

Você pode optar por enviá-los sozinhos ao distribuidor, fazendo o custo ser mais alto devido à exclusividade, mas cá entre nós, as empresas têm a tendência de escolher esse caminho, já que preferem ter o público bem nítido em um local determinado. Outra forma mais barata é compartilhar essa distribuição com outros panfletos de algumas empresas que concorrem com você em uma mesma área. 

 

Quão eficaz é a panfletagem para o seu negócio? 

 

Talvez, ao longo da leitura, você deve ter se perguntado sobre usar panfletos em uma época que gira em torno das redes sociais.  

Bem, vamos lá. 

As mídias sociais são, sim, importantes para a divulgação de uma marca, mas não podemos nos esquecer de um método que aumenta o seu reconhecimento só por ser mais antigo.  

E sim, a publicidade impressa não é mais tão comum quanto costumava ser. Os clientes passam muito tempo mexendo nos seus celulares e computadores vendo diversos anúncios digitais. Parece um bom ambiente para se aventurar no marketing e é, mas vai com calma, pois com uma grande massa de usuários, obviamente teremos mais concorrentes. Sendo mais competitivo e acelerado, seu anúncio pode acabar se perdendo entre os outros milhares. Já com os panfletos isso não acontece. Eles passam a ideia de você ter mais cuidado, pois se preocupou em imprimi-los para que as pessoas guardem e leiam quando terem tempo. 

O papel te ajuda a mostrar seu trabalho e a mensagem que você quer passar. Em anúncios digitais, você, geralmente, fica limitado para mostrar seu portfólio de bons trabalhos, por exemplo. No panfleto você se sente muito mais livre para fazer uso das suas experiências anteriores. 

A panfletagem promove ativamente seu negócio e o coloca diretamente na linha de frente dos seus clientes em potencial. Ainda é uma ótima maneira de convencê-los a comprar seu produto ou serviço. Quando distribuímos panfletos em uma rua principal, aumentamos o alcance, mantendo essa divulgação nas mentes das pessoas que por ali passam. 

Os panfletos atingem seu público-alvo diretamente. Eles se direcionam, certeiramente, ao público-alvo desejado. Afinal, você pode distribuir seus panfletos para qualquer área que desejar, levando em conta o grupo demográfico selecionado. 

 

Principais dicas para uma panfletagem bem-sucedida 

 

Como falamos anteriormente, quando você pensa no custo financeiro que investiu em seu negócio, o meio mais barato pode nem sempre oferecer o melhor retorno. 

Ao escolher uma empresa de distribuição, lembre-se de planejar e trabalhar com ela em conjunto. Seja completamente honesto e explicativo. Vale lembrar também que leva um certo tempo para entregar tantos folhetos. Para acompanhá-los, solicite o rastreamento por GPS, se caso usarem. 

Fique atento! Sabia que pode acontecer da empresa contratada não ser necessariamente a mesma que realmente entrega os panfletos? Parece uma pergunta estranha, mas faça: quem está entregando os meus panfletos? 

Sabendo disso, você pode optar por entregá-los em outro lugar mais barato, sendo que seus panfletos podem sair com seus concorrentes. Então pense direito sobre o quanto quer investir na divulgação e o quanto a quer efetiva!