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5 DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES

As estratégias de marketing digital estão sempre mudando. Com o passar dos anos, nos deparamos com novas tendências causadas pela mudança nas preferências dos usuários. É exatamente por esse motivo que os iniciantes na área do marketing digital devem buscar o que está funcionando no mercado atual e não o que o que dava certo há dois anos.

Assim como qualquer outra área, se tem interesse, você precisa pesquisar sobre e estudar. Ainda mais quando falamos de um setor que envolve a satisfação humana, é impossível não mudar com o tempo ou, até mesmo, variar no mesmo momento.

Para te auxiliar nessa jornada, separamos 5 dicas para você ter uma visão geral do que vai encontrar daqui para frente:

 

SEO

Não podemos falar sobre marketing digital sem falar sobre o Search Engine Optimization [Otimização para mecanismos de busca]. É ele que vai te ajudar a indexar seu site nos principais mecanismos de pesquisa, como o próprio Google.

Como as tendências relacionadas ao SEO continuam mudando ao longo do tempo, saber em quais dessas atualizações vale a pena gastar tempo é um verdadeiro desafio. Desafio esse que pode ser resolvido com a ajuda de uma profissional de uma agência de marketing.

Já que melhorar suas técnicas atuais de SEO afeta sua estratégia de marketing digital como um todo, talvez o conselho mais fácil de seguir seja manter seu plano de marketing simples. Fique com as estratégias que são testadas e comprovadas para alcançar os resultados desejados para o seu negócio.

 

MARKETING DE VÍDEO

Não é segredo para ninguém que o vídeo está cada vez mais ganhando seu espaço no marketing, não é à toa que as marcas estão migrando para plataformas como o Instagram e o TikTok. A atenção das pessoas está diminuindo a cada dia, e muitas vezes seria necessário muito esforço para que alguém ficasse em um site por mais de cinco minutos ou lesse uma postagem com um texto grande e explicativo. É por isso que vídeos com uma introdução muito cativante, por vezes divertida, estão ganhando força.

Quando falamos de vídeo, não falamos apenas do que é editado, mas também da transmissão ao vivo, que ganhou mais adeptos durante a pandemia de Covid-19. Ao transmitir ao vivo, a marca permite que seus seguidores façam perguntas e participem ativamente dessa estratégia de marketing, levando não somente à satisfação pessoal de quem segue, mas também à humanização da marca.

Atualmente, os vídeos editados e a transmissão ao vivo são as tendências de marketing de vídeo mais populares nas redes sociais. Use uma dessas ferramentas para divulgar os lançamentos de produtos e outros eventos importantes da empresa!

 

SITE COMPATÍVEL COM DISPOSITIVOS MÓVEIS

É impossível sair na rua e não ver ninguém com a cara em seu celular, então por que não aproveitar essa influência dos smartphones em nossas vidas para um melhor resultado no marketing digital?

Com 3,5 bilhões de usuários de dispositivos móveis em todo o mundo, ter um site compatível com eles está entre as coisas que você não pode jamais negligenciar! Entender como os consumidores usam seus dispositivos móveis dispositivos é uma obrigação. É por isso que fundamental que você avalie seu site e o torne compatível com esses dispositivos. Para isso, leia um pouco sobre mobile marketing.

Quando falamos sobre um site ser compatível com dispositivos móveis, estamos nos referindo à reformatação de seu conteúdo para ser exibido de forma organizada em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Afinal, ao acessar um site lento e desorganizado, o visitante provavelmente irá se chatear e sair.

 

OTIMIZE SUAS CAMPANHAS DE E-MAIL

Você, como um novato na área, pode estar se perguntando Sério? E-mail? Sim, o e-mail é uma outra ferramenta de marketing que existe há anos, assim como o SEO, que se mantém viva e forte. Para você ter uma ideia da sua relevância no marketing digital, há cerda de 3,9 bilhões de usuários que enviam e recebem e-mails diariamente.

Embora o e-mail marketing seja uma excelente ferramenta, o que conta é sua capacidade de criar uma mensagem e acompanhar sua repercussão por meio das ferramentas de e-mail marketing que simplificam o acompanhamento de campanhas de e-mail. Isso é crucial porque você não quer gastar tanto tempo em tentativa e erro em algo que não funciona para o seu negócio, certo?

 

PERSONALIZE SUA CAMPANHA

Não faz tanto tempo que as empresas cresciam em cima de conteúdo de marketing para consumo em massa. Embora sejam fáceis de fazer e acessíveis o suficiente para atingir os mais diversos públicos, esse tipo de estratégia carece de um elemento essencial nos tempos atuais: originalidade.

A personalização além de ser uma estratégia barata é uma forma de segmentar seu público-alvo. Imagine seus clientes em potencial e seus clientes recebendo a mesma mensagem. É através da segmentação, que você desenvolverá uma maneira eficiente de classificar seu público de acordo com informações específicas, como dados demográficos, faixa etária, atividade de navegação, histórico de compras etc.

Voltando ao tópico anterior: o e-mail marketing com mensagens personalizadas geram taxas de transação seis vezes maiores do que as genéricas. Com a utilização do nome do seu cliente e com o envio de ofertas que correspondam à sua localização, ele se sentirá mais incluído pelo seu marketing.

Sabemos que no começo não é fácil, mas pondo em prática essas dicas iniciais você já terá um norte para seguir.