factorcomunicacao.com.br

TRANSMISSÃO AO VIVO COMO UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING

No nosso cenário atual, há muitas maneiras de gastar um orçamento de marketing; o que significa dizer que duas empresas com o mesmo orçamento podem acabar usando seus recursos de maneiras completamente diferentes. Então que tal investir seu tempo e dinheiro em uma estratégia que realmente funcione? Hoje, vamos te mostrar como é possível usar a transmissão ao vivo para se destacar no mercado cada vez mais competitivo!   

Sem dúvidas, a transmissão ao vivo é a estratégia que mais ganhou espaço nos últimos dois anos, por conta da pandemia de Covid-19. Ela não só foi uma alternativa de lazer para quem estava se sentindo solitário em casa, mas também uma excelente ferramenta de marketing para organizações empresariais, independentemente do seu setor ou tamanho, para expandir consideravelmente seu alcance. Ao aproveitar o poder da interação em tempo real, as marcas fornecem conteúdos atraentes e promovem uma forte conexão com os clientes.

Ao longo da leitura, você vai perceber o impacto que essas transmissões ao vivo têm, por que essa tática de marketing tem futuro, seus benefícios e também algumas ideias para começar essa jornada. 

 

O que é uma Transmissão ao Vivo? 

De forma básica, a transmissão ao vivo é o processo de transmissão de vídeo e áudio em tempo real pela internet para um público geograficamente disperso. Antes limitada a certas plataformas como o YouTube, hoje ela penetrou nos domínios das mídias sociais, tornando a transmissão ao vivo um componente-chave do marketing nessas redes. 

 

Qual é o impacto da Transmissão ao Vivo? 

Bem, não é segredo para ninguém que a cada ano que passa, a quantidade de conteúdo de vídeo consumido aumenta. É só olharmos para as plataformas que fazem sucesso atualmente: o TikTok, o YouTube e o Instagram. Todos com a opção de transmitir informações de forma simultânea. 

Você pode até estar se perguntando por que a transmissão ao vivo superou outros métodos de divulgação, mas no fundo, talvez já saiba a resposta: diferente dos consumidores de décadas atrás, as pessoas querem conhecer a marca e realmente confiar nela antes de gastar dinheiro. E a live streaming é capaz de proporcionar essa aproximação. Fora isso, ela permite que os consumidores assistam a essas informações ao vivo de onde quer que estejam no mundo.  

Outro ponto importante de se mencionar é que com todas as diferentes ideias de transmissão ao vivo, as marcas têm a oportunidade de alcançar pessoas que ainda não conheciam seu nome. No lugar de atingir uma lista definida de pessoas com e-mail marketing, a transmissão ao vivo pode acabar atraindo pessoas que você nem sabia que poderiam estar interessadas. Afinal, com tantas pessoas vidradas em seus smartphones, é cada vez mais fácil assistir a uma transmissão indo para o trabalho, no horário de almoço ou numa fila. 

A transmissão ao vivo é uma ferramenta versátil que oferece ao público-alvo uma visão do seu negócio. Fazendo bom uso dela, você fornece uma plataforma para interagir, construir relacionamentos e comercializar seus produtos. Em síntese, você pode usar a transmissão ao vivo para alcançar seu público sem se importar com os limites geográficos, se envolver com seus seguidores, humanizar sua marca, acelerar a geração de leads etc. 

 

Quais são os benefícios da Transmissão ao Vivo? 

Já está considerando fazer uso da live streaming? Veja algumas vantagens que essa sua decisão pode trazer a sua empresa: 

  • Se compararmos com os vídeos tradicionais, tem um caráter mais interativo, que normalmente atrai mais espectadores. Além disso, considerando seu investimento, geralmente é mais fácil transmitir ao vivo do que criar um vídeo. Pois o vídeo padrão exige edição, enquanto no ao vivo, você só clica no botão, transmite e desliga; 
  • Fora a questão financeira, um grande benefício da transmissão ao vivo é um melhor relacionamento com os consumidores. Dessa maneira, sua marca passa a ter um rosto e uma voz para fidelizar, permitindo que a empresa construa confiança e credibilidade;   
  • A capacidade de trabalhar com influenciadores. Em vez de fazer com que um influenciador simplesmente mencione seu produto, você pode envolvê-lo ativamente, como o que acontece no canal Coisa Nossa, do Guaraná Antarctica. A empresa de refrigerante tem em seu elenco influenciadores de vários ramos se encontrando para falar sobre um assunto-tendência que atrai o público mais jovem. Também podemos mencionar as lives especiais das Lojas Americanas que conta com a presença de famosos. 

 

Ideias de Transmissão ao Vivo 

Parece complicado, mas você não está sozinho nessa jornada. Abaixo, estão algumas ideias de transmissão ao vivo para você pôr a mão na massa: 

  • Anuncie seus produtos ou serviços em transmissões cheias de entusiasmo para seus seguidores; 
  • Faça entrevistas com especialistas do seu setor; 
  • Interaja com seu público com perguntas e respostas. É uma ótima forma de aumentar o engajamento enquanto tira dúvidas sobre seu negócio; 
  • Transmita seus eventos ao vivo; 
  •  Mostre os bastidores da empresa; 

Com as transmissões ao vivo temos diversas possibilidades de crescimento profissional. Coloque seus conhecimentos em prática e não se esqueça de escutar também quem está do outro lado da tela.