factorcomunicacao.com.br

POR QUE RECORRER AO MARKETING NO WHATSAPP?

Lançado no começo de 2009, o WhatsApp não é só o aplicativo queridinho que não sai dos celulares nas mãos dos brasileiros, mas também o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Com mais de dois bilhões de usuários ativos, o WhatsApp é o lugar mais provável de seu público-alvo estar conectando-se com os familiares, amigos e talvez até com seus concorrentes. Então que tal explorar as experiências do cliente digital com o marketing no WhatsApp? 

Nenhuma experiência de compra pode ser comparada a gastar dinheiro com uma empresa que sabe quem você é e do que você gosta. Mesmo que a gente esteja numa era de transformação digital acelerada, é importante nutrir uma relação com o consumidor. As experiências de destaque do cliente ainda dependem da criação dessa sensação de familiaridade e personalização. Agora, os profissionais de marketing podem construir novas relações ao utilizar ferramentas de mensagens, como o WhatsApp. 

   

Por que incluir o Marketing do WhatsApp em sua estratégia? 

 

Já se frustrou ao tentar contatar a central de ajuda e suporte e não conseguir? Ou ficou extremamente entediado pelo tempo de espera do atendimento ao cliente que parecia não ter fim? Esses pontos de dor comuns da experiência do cliente costumavam parecer inevitáveis. Agora, as pessoas podem, devem e vão evitá-los. Seus clientes desejam se conectar com as empresas da mesma forma que se conectam com seus amigos e familiares. Sem precisar usar linhas diretas especiais, apenas mensagens rápidas e simples. Com o marketing do WhatsApp é possível oferecer uma melhor experiência ao cliente. Ainda em dúvida? Bem, vamos lá: 

Com o WhatsApp, sua marca pode garantir uma vantagem competitiva que faz uma diferença perceptível em seus resultados. Uma conta do WhatsApp Business permite configurar ferramentas de mensagens que garantem respostas rápidas com menos esforço. E é importante que foque nisso, pois o WhatsApp é onde seus clientes mais respondem. As taxas de respostas no marketing do WhatsApp são muito mais altas do que as taxas de abertura de e-mail tradicionais. 

A melhor capacidade de resposta abre as portas para interações mais significativas que vão além do suporte. Agora, os clientes estão usando mensagens para fazer perguntas sobre produtos e dar feedback. Esses comportamentos capacitam suas equipes de mídia social e atendimento ao cliente a atuarem como associados de vendas digitais. 

O marketing do WhatsApp não é uma solução mágica para se conectar com seus clientes. É preciso ter planejamento, como em qualquer outra estratégia. Afinal, uma conversa de mensagens ruim afastará um cliente, assim como uma experiência ruim, então não é qualquer conversa ou experiência.  

Cadastre-se no WhatsApp Business. Ele está disponível tanto para dispositivos iOS quanto para Android. Depois de baixar o aplicativo, você verá que a configuração da conta é bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é verificar seu número de telefone e atualizar suas informações comerciais.  

O bom de se ter uma conta no WhatsApp Business é que ele oferece várias ferramentas de mensagens para otimizar sua carga de trabalho. Tudo o que você precisará fazer é escrever uma mensagem. Esses modelos de respostas foram criados para ajudá-lo a agir antecipadamente em conversas importantes, como as mensagens de ausência, de saudação e as respostas rápidas. 

Além disso, você ainda pode criar um catálogo de produtos que permite que os clientes naveguem pelos seus produtos ou serviços diretamente no aplicativo. Assim que um produto estiver em seu catálogo, você poderá compartilhar seu link em qualquer lugar; uma dia é começar pelos produtos mais famosos. Depois você também pode divulgar promoções inéditas! Quem faz isso muito bem é o IFood. Líder no ramo de entrega de comida, a marca costuma enviar para as pessoas códigos promocionais de encherem a boca. 

O WhatsApp não é uma plataforma como o Instagram ou Facebook, que basta te achar e começar a seguir. Os clientes precisam saber seu número de WhatsApp para entrar em contato. Depois que seu perfil comercial estiver pronto, faça uma campanha informando as pessoas que você oferecerá atendimento ao cliente por meio da plataforma. Isso pode incluir um e-mail para clientes existentes, promoções em outras redes de mídia social e uma atualização no próprio site da marca. 

Como podemos perceber, o marketing no WhatsApp fica em algum lugar entre o marketing e o atendimento ao cliente, abrindo novas maneiras de as marcas se conectarem com os consumidores. Se sua abordagem de mensagens é mais reativa do que estratégica, agora é a hora de usar o WhatsApp Business e estabelecer uma nova forma de se relacionar com o cliente.