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COMO O INSTAGRAM PODE AJUDAR EM SEUS NEGÓCIOS

É de conhecimento universal que o Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, mas você sabia que ele também pode servir como uma valiosa ferramenta de marketing digital? 

O Instagram é uma plataforma baseada em fotos, mas faz mais do que te manter atualizado sobre as aventuras de seus amigos. Os influenciadores e as pequenas empresas, muitas vezes, usam o Instagram para conectar-se com o público, engajar e vender seu produto ou serviço aos seguidores. 

Não é mentira que o Instagram é uma poderosa ferramenta de construção de marca! Esteja você vendendo roupas personalizadas, desenhos criativos ou lindos bolos, o Instagram é uma das maneiras mais eficazes de causar impacto em seu público-alvo ao te dar os recursos e oportunidades para divulgar sua marca.  Mas como fazer isso?

Bem, você entrou no aplicativo e fez uma conta, e depois? Reserve um momento para vasculhar seu perfil do Instagram, veja as novas atualizações e certifique-se de que os elementos do seu perfil, como sua biografia e foto do perfil, estejam alinhados com sua marca. Tornou-se comum fazer referência ao seu “link na bio” nas postagens e usar esse link para exibir uma página com uma mistura de conteúdo recente e links permanentes para suas páginas de produtos e serviços mais importantes, o que significa dizer que é de extrema necessidade manter a biografia sempre condizente com o que você quer transparecer. Se você tiver uma empresa pequena que tenha uma loja física, adicione também a localização. Ah, saiba que os maiores recursos de negócios do Instagram estão disponíveis apenas se você criar uma conta comercial ou de criador de conteúdo. 

Mas também não vá pensando que é só criar uma conta e pronto. Para que você obtenha um certo sucesso é preciso, principalmente, se expor. A exposição, no ponto de vista comercial, é uma das chaves para construir uma marca da qual as pessoas queiram fazer parte. O Instagram, como uma plataforma visual, deve ser administrado para que seus produtos sejam exibidos por foto ou vídeo, nos stories ou no próprio feed. O que você precisará fazer é um planejamento de postagem. 

Feito isso, você passará a pôr em prática o que você vê que dá certo, como as hashtags de alto desempenho que você pode pesquisar e que te fará ser achado com mais facilidade.  

Certifique-se também de gastar um tempo do seu dia para usar o aplicativo respondendo a comentários, curtindo fotos e interagindo com outras marcas de maneira autêntica, uma vez que os usuários do Instagram prestam atenção à autenticidade da conta. 

Já que estamos falando sobre a forma que os seguidores te veem, falemos sobre o que os atraem para a sua conta: a cultura da empresa. As pessoas, em geral, se interessam em acompanhar aquilo que a marca, necessariamente, não deveria mostrar. Então permita que seus seguidores vejam sua peculiaridade, compartilhe piadas internas entre os funcionários, mostre o local de trabalho, humanize a sua marca. A razão pela qual as pessoas amam acompanhar quem é “mais real’’ é encontrar um lugar na web que possa pertencer. Para manter essa visão mais crível, publique fotos suas e dos funcionários, pense em legendas criativas e engraçadas para compartilhar o que está acontecendo no ambiente de trabalho entre vocês. Ser capaz de obter uma visão exclusiva do seu negócio dá aos seus seguidores uma sensação de fazer parte do grupo. 

A partir daí, pense em combinar as táticas de exposição com as que mostram a cultura da empresa e crie uma comunidade bem construída. Atraia os seguidores da sua marca por meio de estratégias que reúnem hashtags, fotos dos bastidores, reuniões entre os colegas etc. O Instagram é a plataforma perfeita para criar uma comunidade específica.  

Lembre-se também que o Instagram realmente pode impulsionar as vendas do seu negócio! Agora ainda mais, com novos recursos, como anúncios em vídeo, links deslizantes para os stories (o famoso arrasta pra cima’’) e como o próprio Instagram for Business, você pode incentivar facilmente o tráfego de volta ao seu site e converter seguidores fiéis em clientes fiéis! Não é à toa que cada vez mais as marcas estão recorrendo ao aplicativo para vender seus produtos e serviços e se promover. 

Quando sua presença é devidamente planejada e gerenciada, o Instagram oferece um amplo conjunto de vantagens para pequenas empresas. Se você deseja utilizá-lo como uma saída de marketing, não se esqueça de estabelecer um plano de marketing. Afinal, por ser uma ótima plataforma, há muita gente correndo atrás de crescer nesse espaço. 

Por isso, siga nossas dicas e mantenha-se firme em seus objetivos!