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MARKETING NO FACEBOOK PARA INICIANTES

Quando passamos a usar muito uma determinada rede social, apenas seguindo amigos e postando sobre o nosso dia a dia, podemos, muitas vezes, esquecer que essa plataforma é também usada para anunciar produtos e serviços. Isso quer dizer que quando a gente usa o Facebook, talvez a gente não enxergue o que ele realmente é: uma excelente oportunidade de crescer como marca.   

No entanto, mesmo que essa fumaça esteja bem na frente dos nossos olhos, não significa que as promoções de marcas diversas não aconteçam; não é por que não vemos, que não está lá. E é por isso que as empresas, em geral, costumam gastar parte de seu orçamento de publicidade no marketing do Facebook. 

Agora que você pode parecer mais interessado no assunto, que tal adicionar o marketing do Facebook à sua estratégia geral? Vamos te ensinar a como começar. É verdade que é um pouco confuso, em parte, porque você vai encontrar várias maneiras de fazer marketing no Facebook e porque a plataforma está em constante mudança. Como resultado, você não pode simplesmente pegar um guia de marketing no Facebook e seguir as instruções passo a passo. Em vez disso, você deve direcionar a sua marca ao seu conjunto de habilidades e objetivos. 

Uma dica universal que podemos te dar, como um iniciante, é: seja simples, comece estudando e praticando o básico. Ao dominar o que é básico primeiro, você estará pronto para uma abordagem mais elaborada e personalizada depois. Intimidado? Bem, fique tranquilo e acompanhe algumas das nossas dicas abaixo: 

Comece configurando a página da sua empresa no Facebook. Essa página do Facebook é gratuita para configurar e oferece às pessoas um local para curtir e seguir sua página, além de se envolver com sua marca. Também oferece um local para promover seu negócio, por meio do conteúdo que você publica. 

À medida que o Facebook evoluiu, as páginas comerciais tornaram-se mais detalhadas, oferecendo opções de conteúdo nas categorias de serviços, loja, ofertas, fotos, vídeos, publicações, eventos, sobre e comunidade. Além de permitir adicionar guias, usando botões na parte superior que permitem que as pessoas entrem em contato com você, saibam mais, comprem efetivamente, façam uma doação ou baixe um aplicativo. 

Com certeza, levará um tempo para terminar sua página de negócios no Facebook de forma bem-feita, então invista algum tempo e esforço neste primeiro passo. Vale a pena, no entanto, porque isso oferece uma base sólida para começar. 

O segundo passo pode parecer óbvio, mas comece a compartilhar conteúdo de qualidade. 

Quando sua página do Facebook estiver ativa, você deve postar e compartilhar conteúdo envolvente e relevante para atrair as pessoas a curtir e seguir sua página. Esse conteúdo pode ser: atualizações nos stories, fotos ou vídeos postados no próprio Facebook ou, até mesmo, conteúdos que você publicou em outro lugar, como em seu site ou LinkedIn.   

Ao escolher o conteúdo, lembre-se de que fotos e vídeos têm um desempenho muito melhor do que somente texto. Além disso, tem a transmissão ao vivo que tem uma taxa de engajamento maior em relação aos vídeos convencionais. O que você pode fazer é usar o vídeo, mas também considerar a transmissão ao vivo à medida que você domina os outros aspectos do marketing do Facebook. 

Certifique-se de estar postando regularmente, mas não de forma imprevisível. O Facebook facilita o agendamento de postagens com antecedência. Explore o que a plataforma tem para facilitar a sua gestão. 

Conta feita, informações compartilhadas… e depois? O seu próximo passo é pensar em passar para a parte paga do marketing do Facebook: os anúncios. Para começar, considere focar em um único anúncio gráfico personalizado que aparecerá na página inicial das pessoas, no seu site ou para uma página de destino especial com alguma oferta especial. O legal do anúncio no próprio feed do Facebook é que as pessoas podem curtir ou compartilhar, assim como fariam com qualquer outra postagem que apareceu na tela. Além disso, você também tem muito controle sobre seu orçamento de anúncios com o Facebook. Você pode definir um limite de gastos, incluindo os custos de anúncios por dia e pode acompanhar seus resultados de uma forma muito mais organizada. 

Quando você estiver confiante com sua publicidade no Facebook, um próximo passo é investir em impulsionar suas postagens. Sabe aquelas postagens que você já compartilhou no Facebook há um tempo? Agora você pode pagar para promovê-las ao seu público! É uma maneira eficaz de alcançar seus seguidores com um conteúdo de alto desempenho. 

Não te restou dúvida sobre a importância do Facebook para os negócios, certo? Por isso, acesse o Meta Business Suite e esteja onde seus clientes em potencial estão.