factorcomunicacao.com.br

É certo que o Marketing Digital cresceu com a ascensão da tecnologia nas últimas décadas e, consequentemente, o Marketing de Mídia Social com a grande influência das redes. Por terem uma relação tão estreita, os significados de ambos são, muitas vezes, vistos como iguais ao criar uma estratégia de Marketing. Saiba como diferenciar esses dois diferentes aspectos! 

O que é Marketing Digital? 

 

De forma geral, o Marketing Digital diz respeito à implementação de uma variedade de canais digitais visando não só o aumento das vendas, mas também o reconhecimento da marca no mercado e a construção de uma relação de confiança entre a empresa e o cliente. 

Ao utilizar uma estratégia de Marketing Digital, as empresas passam a analisar quais medidas são positivas e quais não, mudando as táticas quando for preciso. 

Para melhor resultado, elas acabam fazendo uso de ferramentas como o SEO, análise de sites e Marketing de Mídia Social. Não precisando incluir todos os canais disponíveis no meio digital. A estratégia é personalizada para cativar o seu público-alvo. 

  

O que é Marketing de Mídia Social? 

 

Como você já deve ter notado, o Marketing de Mídia Social se refere apenas a uma parte do Marketing Digital. Especificamente, é a parte do Marketing Digital que vai concentrar as estratégias em canais como o Instagram, YouTube, TikTok, Facebook etc. Em geral, uma estratégia de Marketing de Mídia Social inclui pontos como: envolvimento do cliente, análise de seguidores, concursos e sorteios, parcerias com influenciadores e conteúdos chamativos. 

Assim como uma campanha de Marketing Digital, não é preciso utilizar todos os canais disponíveis para a sua estratégia. É necessário escolher apenas aquelas plataformas que melhor expressam o que a marca quer dizer e que oferece maior visibilidade para os clientes engajarem ainda mais.  

As plataformas que serão selecionadas dependerão do seu público-alvo, pois serão moldadas às diferentes formas de dialogar. Por exemplo, se você optar pelo Facebook, saiba que é uma rede social com um público mais maduro, enquanto o TikTok é composto por uma base de jovens.  

Você poderá criar uma estratégia onde seus clientes se envolverão ativamente com a sua marca, quando aprender como as mídias sociais se encaixam no seu plano de Marketing Digital. Compreendendo essa relação, você criará uma marca com uma personalidade definida mesmo usando canais diferentes, aumentando a confiança do seu público e, consequentemente, os lucros. 

 

Afinal, qual é a diferença entre Marketing Digital e Marketing de Mídia Social? 

 

Em síntese, o Marketing Digital é um termo mais abrangente que agrupa o E-mail Marketing, SEO, Marketing de Conteúdo, o próprio Marketing de Mídia Social etc. Sendo assim, o Marketing de Mídia Social é mais um dos muitos canais que formam uma campanha de Marketing Digital. 

Os dois termos, muitas vezes, são usados como a mesma coisa e isso pode levar a algumas pessoas a pensarem que com apenas a implementação do Marketing nas redes sociais, já estão engajando no Marketing Digital por completo. O que é errado, já que, para ter um bom desempenho de Marketing Digital, é preciso fazer uso de outros canais ao mesmo tempo. E um desses canais, sim, deve ser a rede social. Só não pense que é o bastante para o crescimento da sua imagem na internet, porque o começo pode ser demorado e com poucas taxas de conversão no início, diferentemente do seu próprio site, por exemplo, onde você não precisa seguir regras duras. 

Ao entrar em outros meios, irá perceber que há vantagens que você não pode obter nas mídias sociais. Algumas dessas técnicas, como o E-mail Marketing e o site próprio, fazem algo muito interessante: trazem os usuários até você, no lugar de você ter que buscar novos clientes nas redes! É o chamado Inbound Marketing.  

Mesmo que demore tempo para alcançar seu público-alvo, tente incorporar outras formas de Marketing Digital para ampliar cada vez mais sua clientela. Até porque, por mais estranho que pareça, nem todo mundo tem uma conta no Instagram. 

 

Marketing de Mídia Social ou Digital: o que é melhor? 

 

Como já entendemos que um faz parte do outro, essa pergunta acaba perdendo o sentido. Bem, mas vamos lá. 

O Marketing Digital é indiscutivelmente importante, até diria obrigatório. O Marketing de Mídia Social, uma ramificação do Digital, é mais recente e é, hoje, um dos tipos mais importantes do Marketing para empresas. Mesmo que a marca não deva colocar todo o seu foco na rede social, o seu uso deve ser parte central do seu plano. 

Em outras palavras, os dois termos andam em perfeita harmonia para te fazer alcançar o maior número de clientes.