É certo dizer que, para uma empresa sobreviver hoje em dia, é de grande importância o uso de ferramentas de Marketing Digital. 

Parece um tanto exagerado?  

Bem, com a crescente influência da internet em nossas vidas e a facilidade que ela nos traz, é difícil pensar em uma forma de ajudar a sua empresa sem recomendar o Marketing Digital e suas ferramentas que garantem menos tempo gasto em tarefas repetitivas. 

Além disso, não usar esses recursos significa ficar para trás em relação à concorrência. 

Mas temos uma boa notícia: ferramentas não faltam para auxiliar no desenvolvimento da sua empresa! Nós as reunimos para você!  

Ah, essa lista é uma base que pode servir para qualquer que seja seu objetivo (conquistar leads, gerenciar suas relações com os clientes etc.). 

 

Ferramentas de Marketing de Rede Social 

 

Vimos como as redes sociais evoluíram nas últimas décadas e como se tornaram um canal prioritário de Marketing para as empresas atuais. Elas são um ótimo lugar para nutrir leads e construir vínculos comerciais, além de ser ideal para coletar dados valiosos sobre os desejos dos clientes. 

Mas sabemos também que gerenciá-las pode ser uma tarefa cansativa. Por isso, considere utilizar ferramentas dedicadas a ajudar a atingir suas metas comerciais: 

Canva e Desygner: são sites que te ajudam a tornar seu conteúdo mais atraente, visualmente falando, de forma fácil e gratuita; 

Postgrain e Hootsuite: esses recursos te ajudam a agendar suas postagens diárias e acompanhar seus desempenhos na rede.

 

Ferramentas para SEO 

 

A cada dia que passa, o cenário digital se torna mais competitivo, então qualquer coisa que você possa fazer para se destacar na pesquisa é uma vantagem. Por isso, leve em consideração utilizar o SEO para ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. 

Afinal, sem um estudo adequado sobre o que seu público-alvo busca, como você será capaz de fazer um bom trabalho de Marketing Digital? 

Google Analytics: é o serviço gratuito de monitoramento de sites mais usado no mundo; 

Search Console: é outro serviço gratuito do Google que te permite verificar o status de indexação do seu site; 

Ubersuggest: te auxilia no rastreio do seu tráfego SEO. 

 

Otimização 

 

Agora que sabe o que é buscado pelo seu público, você precisa focar em melhorar a experiência do seu site, mas como? 

Com o Google Optimize você consegue. Ele é uma extensão do Google Analytics que te permite personalizar a experiência do seu site a fim de adequá-lo a cada tipo de público, além de criar páginas de destino para seus anúncios do Google Ads. 

 

Captação de Leads 

 

É muito difícil falar sobre Marketing Digital sem mencionar as janelas de captura de leads. Bem, dependendo do recurso usado, há várias ações que podem ser customizadas: 

Thrive Suite: talvez seja o mais completo, já que com ele é possível escolher entre vários modelos para criar listas atrativas que serão exibidas em qualquer lugar do seu site. Um ponto que talvez te atrapalhe é o fato de ser uma plataforma inteira em inglês.  

 

Pontos finais 

 

Explore esses recursos e não só avance com a captação e conversão de leads, mas também com a criação de uma relação mais forte com o cliente, com o melhoramento da experiência dele no site. 

Essas ferramentas do Marketing Digital agrupam todos esses benefícios em prol do desenvolvimento da sua marca! São simples de serem usadas, não te consome tanto tempo e, muitas das vezes, são gratuitas. 

Gostou das dicas? Já usa alguma dessas ferramentas? Não? O que está esperando para avançar nessa jornada digital?