Embora ter um orçamento de marketing seja importante para qualquer pequena empresa, é também importante gastá-lo na direção certa para aproveitá-lo ao máximo. Mas qual marketing seguir? O tradicional ou o digital? Para muitas empresas, chegar à essa decisão não é fácil, embora possa fazer uma enorme diferença entre marketing e marketing digital, em seus resultados.
O marketing tradicional já existe há um bom tempo, enquanto o digital chegou há alguns anos com o avanço da tecnologia. Os dois são bons à sua maneira, tendo prós e contras. No final, fica encarregada à empresa a escolha entre ambos.
O que é marketing tradicional?
Bem, vamos começar com o que está há mais tempo no mercado.
Em geral, podemos dizer que o marketing tradicional engloba os métodos de marketing que podem ser usados sem a internet. É composto por métodos normalmente usados com menos frequência agora, justamente pela ascensão da internet. No entanto, ele ainda tem seus pontos fortes.
Os métodos tradicionais de mercado incluem: cupons, comerciais de televisão ou rádio, anúncios em jornais ou revistas, outdoors e panfletos, chamadas telefônicas e mensagens de texto.
Mesmo que estejamos vidrados nos nossos celulares e computadores, vemos e ouvimos muitos desses anúncios todos os dias apenas ouvindo rádio no caminho para o trabalho ou até mesmo olhando pela janela para os outdoors enquanto passamos de carro. Eles ainda estão lá.
O que é marketing digital?
É notável que as estratégias de marketing digital evoluem rapidamente devido às tendências e novas tecnologias. Estratégias essas que incluem o uso da internet. Elas não existem há tanto tempo quanto os métodos tradicionais, mas certamente estão saindo na frente.
Os métodos de marketing digital incluem: site, e-mail marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, anúncios pagos e SEO.
Essas estratégias são muito populares hoje devido ao uso frequente de internet e dispositivos móveis pelos consumidores. Com tantos usuários, o marketing digital voltado às mídias sociais faz muito sentido.
Afinal, o que é melhor: marketing tradicional ou digital?
Lembra que falamos sobre o papel da empresa na decisão de que marketing usar? Isso significa que não existe uma resposta que funcione para todos os casos. É preciso analisar seus objetivos como marca e comparar com os métodos citados anteriormente. No final, só você saberá dizer.
Para muitas empresas, as estratégias tradicionais de marketing funcionam melhor; por exemplo, aquelas que têm como público-alvo a população mais velha, que ainda assistem TV e leem jornais e revistas. Nesse caso, você percebe que o marketing digital não faria tanto sentido?
De fato, o marketing tradicional é muito útil se sua empresa quiser estabelecer ou desenvolver um negócio com a assistência de um público local. Pequenas empresas crescem melhor usando panfletos e outdoors por toda a rua. Isso porque pode atrair a atenção de um público local que reside na mesma cidade.
Ah, uma grande vantagem dos anúncios tradicionais é que eles são reproduzidos de forma constante, os digitais podem ser facilmente ignorados.
No entanto, não podemos negar que neste mundo cada vez mais tecnológico, é fácil ficarmos para trás se não o acompanhar. O marketing digital é um desses pontos instáveis. Pode ser estranho ainda pensar que hoje as pessoas podem fazer marketing usando a internet no conforto de suas casas. Mas essas estratégias existem e, por não serem físicas, já eliminam o gasto com o transporte, estoque e outras despesas relacionadas. Bom demais, não?
Devido, principalmente, ao uso frequente das mídias sociais, essas estratégias estão crescendo em todo o mundo. Portanto, faz muito sentido anunciar na internet em vez de em qualquer televisão ou revista. É certo que essas táticas continuarão a evoluir, não importa o que aconteça. Por isso, é fundamental ter o máximo de conhecimento sobre as tecnologias e avanços atuais.
Há muitos benefícios ao usar o marketing digital no lugar do tradicional. Veja alguns deles:
- É simples rastrear o envolvimento do público e coletar seus dados para uso futuro;
- As empresas podem anunciar seus serviços gratuitamente em muitas plataformas;
- Como o marketing digital está num plano mais amplo, a internet, ajuda as empresas a conquistar a atenção de um público maior.
Bem, também tem a opção de se trabalhar em conjunto. Mas, realmente, esperamos ter convencido você de que o marketing digital é a maneira mais recomendada de anunciar como uma pequena empresa. Então, se você já experimentou o marketing tradicional e não viu os resultados de crescimento rápido que desejava, experimente o marketing digital. Há menos risco e mais recompensa.
Embora o marketing tradicional ainda tenha um lugar e ainda deva ser considerado, dependendo do seu propósito, vamos ser claros, o marketing digital é o futuro. Gerações mais jovens não conheceram um tempo sem smartphones e estão começando a entrar no mercado de trabalho. O que você pensa que vai acontecer com as futuras gerações?
Sem sombras de dúvida toda empresa precisa de uma estratégia de marketing digital para sobreviver no mundo de hoje. Por isso o marketing digital e tradicional prescisam se comunicar para que o mercado venha crescer a cada tempo.