TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL

 

Quando falamos de marketing, ficar à frente é mais do que apenas entender e aplicar os princípios básicos do seu setor de mercado. O mundo digital está em constante mudança, assim como seu próprio público-alvo, portanto, o que te leva ao sucesso no marketing digital é ficar por dentro das tendências. 

As tendências vêm e vão no mundo do marketing, mas é fácil ficar à frente. Geralmente, se analisa as tendências do passado, enquanto fica atento às mudanças em andamento. Podemos citar como um modificador a pandemia do COVID-19 que comprimiu anos de alteração no meio digital em apenas alguns meses.  

Bem, veja algumas das nossas dicas e se adapte também! 

  

Invista em E-mail Marketing

 

As empresas de marketing estão sempre enviando informações por meio de seus e-mails. Existe uma lista de e-mail para praticamente qualquer nicho de marketing que você possa imaginar, basta procurá-la. 

  

Aproveite as oportunidades de treinar 

 

Se puder, inscreva-se em cursos de treinamento de marketing se não tiver certeza de como implementar as tendências em seu setor. Não tenha vergonha, pode ter certeza de que seus concorrentes também estarão lá buscando por conhecimento.  

 

Use ferramentas de análise 

 

Às vezes, você pode descobrir tendências antes que elas realmente desabrochem. Para isso, use todas as ferramentas à sua disposição, como o Google Trends. Dessa forma, você pode ter uma vantagem sobre seus concorrentes, estando adiantado em relação a eles.  

 

Fique de olho nos alertas do Google 

 

Semelhante ao Google Trends, o Google Alerts manterá você informado, mas em sua programação. Ao definir seus próprios alertas para uma vez por dia, uma vez por semana ou até uma vez por mês, você pode verificar o que está acontecendo de novidade em seu setor e qual tendência você prefere seguir, em vez de pôr em prática qualquer uma. 

  

Cause uma boa impressão 

 

Os clientes valorizam a experiência mais do que nunca ao tomar uma decisão de compra, então não pense em bombardeá-los com inúmeros anúncios. Que tal um bom plano de inbound marketing? Você pode posicionar sua empresa onde deseja que ela esteja enquanto os próprios clientes virão até ela. Uma abordagem de entrada muda tudo: a sua organização para ser mais receptiva e mais eficiente em atender às necessidades de seus clientes. 

 

Acompanhe seus concorrentes 

 

A melhor maneira de seguir a concorrência é fazer o que ela faz. Pode ter certeza que o que você está vendo como tendência, seus competidores também estão. Então, ao acompanhá-los, com base no sucesso ou fracasso deles, você pode decidir quais métodos funcionam melhor para a sua marca. Às vezes, ser o primeiro a experimentar uma nova tendência não é tão seguro. 

 

Faça conteúdo interativo 

 

As mídias sociais continuam a facilitar o contato dos consumidores com as marcas, mas mais do que isso, nos últimos anos, está crescendo a ideia de construir uma verdadeira conexão com o público.  

Agora, seus clientes querem interagir com você em um nível mais pessoal, mas também não só isso, eles estão procurando também por experiências de conteúdo que vão além do texto tradicional. Pois seja criativo e traga inovação também nas publicações, como: enquetes, questionários, transmissão ao vivo, stories etc. 

  

Colabore com influenciadores 

 

O influenciador, assim como a sua empresa, também é especialista em fazer conexões pessoais e orgânicas com os seguidores. É como se ele também fosse uma marca. Isso significa que a parceria com um pode ser mutuamente benéfico. Afinal, os consumidores modernos acham os influenciadores que seguem nas mídias sociais altamente relacionáveis e confiáveis. 

  

Fale com seus clientes 

 

Por último e de forma alguma menos importante: comunique-se com o seu público. 

Certas mudanças podem beneficiar sua empresa do ponto de vista comercial, mas como seus clientes respondem a essas mudanças? Ao coletar feedback de seu público, você pode determinar se a tendência realmente funciona ou não. Se seus clientes não são fãs da mudança, considere encontrar uma outra. Mas se eles amam, invista! 

As tendências chegam e vão embora, mas parece que muitas das que vimos ganhar destaque anteriormente estão aqui para ficar e só vão se intensificar. Por isso, elaborar uma estratégia online com base nas necessidades do seu negócio é fundamental para o seu sucesso daqui para frente. Mas sem pressão: mesmo que uma dessas tendências acabe fracassando, às vezes mostrar ao público e aos seus clientes que você está disposto a correr riscos traz uma recompensa maior!