BTL: Uma estratégia de marketing 

Sua empresa precisa de uma nova estratégia de marketing que atinja o seu público de forma eficiente? Se você é gestor ou administrador, talvez esse seja o melhor momento de conhecer a publicidade BTL e as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio. 

 

A estratégia de BTL promove um envolvimento muito maior do cliente, o que é fundamental no cenário empresarial moderno de hoje. Enquanto os métodos ATL são ideais para espalhar o conhecimento geral da marca, as táticas BTL são preferíveis para promover relacionamentos mais significativos com o público-alvo.

Como o marketing é um setor diversificado, é comum que exija diferentes estratégias para atingir os diversos objetivos pretendidos. Sendo assim, a publicidade se atualiza constantemente, com o objetivo de acompanhar as mudanças e tendências de consumo.

Mesmo que muitas empresas estejam acostumadas com uma comunicação mais massiva, é importante considerar outras estratégias de divulgação para a marca poder alcançar resultados positivos e se destacar da concorrência. Portanto, se você ainda não sabe o que é a BTL e como ela pode te ajudar a conquistar os seus objetivos, conheça agora mesmo!

 

Afinal, o que é BTL?

A sigla BTL se origina do inglês (Below The Line) e significa ‘‘abaixo da linha’’. Esse é o termo que se refere às estratégias de marketing não massivas. Ou seja, é a estratégia de publicidade onde os produtos são promovidos em meios de comunicações que fogem dos tradicionais (como rádios, televisão, outdoors e panfletos), se direcionando a públicos ou segmentos específicos.

Os principais tipos de publicidade BTL incluem campanhas de mala direta, marketing de redes sociais, feiras, catálogos e SEO (Otimização para motores de busca). Em geral, os métodos de publicidade BTL tendem a ser menos caros, com um direcionamento claro e objetivo, e, dessa forma, mais focados em comparação com as estratégias ATL.

É claro que não existe uma ferramenta de marketing perfeita que funcione sempre. E é por isso que as empresas geralmente adotam várias estratégias ao mesmo tempo, como realizar campanhas ATL e BTL.

Por exemplo, uma empresa pode enviar panfletos diretamente para a casa do público-alvo, uma mala direta, anunciando um evento futuro que a empresa está organizando.

Essa estratégia de marketing possui diversas singularidades. No entanto, acredita-se que suas principais são: é a utilização de canais diretos de comunicação (redes sociais, WhatsApp, entre outros); eventos sociais e até mesmo telemarketing.

Sendo assim, ela foge de do padrão tradicional de publicidade direcionada para o grande público. Podemos citar como outras características do BTL, são elas:

 

Segmentação

Você deseja veicular seus produtos e serviços para um público específico?

Se você sabe quem é a sua audiência, não há nada mais sábio do que reduzir custos direcionando a sua mensagem para o consumidor certo. A publicidade BTL é uma opção que permite segmentar interesses e hábitos de consumo, encontrando, assim, pessoas interessadas por sua marca.

Através dessa estratégia de marketing, a empresa terá a certeza de que a propaganda do seu produto chegou nas pessoas certas.

 

Duração personalizada

Se você tem um objetivo a alcançar e possui um prazo para ele, a publicidade BTL é sua melhor opção.

Essa estratégia tem datas de início e término, tornando a sua divulgação mais assertiva. Caso a experiência seja positiva, a empresa poderá repetir a ação. Caso não, ela poderá rever os erros e fazer modificações para que não se repitam, e com isso, alcançar os resultados.

 

Criatividade

Quer doses de interatividade, inovação e criatividade ao seu conteúdo?

Como já mencionamos anteriormente, essa é uma das principais características da publicidade BTL. Através da originalidade, a empresa poderá se conectar com o seu cliente de formas diversas e criativas. Utilizando técnicas da publicidade, os conteúdos criados se tornam mais atraentes. Ações inovadoras são desenvolvidas para que o público perceba o potencial da empresa.

 

Controle

Através das ferramentas utilizadas para a gestão de mídias sociais, é possível monitorar diariamente as etapas do projeto publicitário. Dessa forma, insights como alcance e engajamento são verificados.

Por esse motivo, é muito importante que uma empresa contrate uma agência de publicidade especializada, que entende de planejamento e veiculação de propaganda para a internet. Através dos anúncios e estratégias de promoção, é possível controlar a verba investida.

 

ROI

E por falar em recursos, a publicidade BTL pode ser medida em dados quantitativos. A partir deles, é possível saber qual o retorno sobre os investimentos e ter um controle do que foi investido.

 

Principais vantagens da BTL

Já sabemos que a publicidade BTL procura atingir os consumidores diretamente, em vez de lançar uma ampla campanha para atingir o público de massa.

Ao invés de exibir um comercial nacional durante um programa de televisão de sucesso, uma campanha BTL pode se concentrar em uma demonstração de um produto na loja, onde os consumidores podem querer investigar pessoalmente. Isso permite uma relação mais forte com o cliente, onde um vendedor pode responder perguntas diretas e explicar melhor os produtos, por exemplo.

A publicidade BTL traz muitas vantagens para a empresa que a utiliza, como flexibilidade, facilidade em medir resultados e, sobretudo, a economizar dinheiro. Por isso trazemos abaixo alguns desses benefícios:

 

Economia

Toda empresa gostaria de reduzir seus custos com estratégias de marketing e ter retornos positivos.

Por isso, a publicidade BTL segue sendo muito mais barata do que as convencionais, produzidas por grandes mídias. Afinal, sua divulgação não é tão expandida como na TV, e sim, direcionada para o público certo.

 

Flexibilidade

Essa é uma das principais vantagens para as empresas que desenvolvem a publicidade Below The Line. A BTL pode ser utilizada em dois formatos: no digital e no mais tradicional.

Ou seja, sua empresa poderá introduzir tanto práticas de marketing digital, quanto estratégias promocionais.

 

Como começar uma publicidade BTL?

Se você chegou até aqui, deve ter entendido como funciona a publicidade Below The Line e, após a leitura, talvez tenha surgido a curiosidade sobre como utilizá-la. Por isso, listamos o passo a passo para desenvolver essa estratégia. Confira:

  1. Inicialmente, é fundamental que a empresa saiba qual o seu mercado e o seu público-alvo. Através desses dados iniciais é possível saber para onde será direcionada a estratégia;
  2. Em seguida, ela deve ter metas estabelecidas e saber aonde quer chegar. Assim, no momento de definição de orçamento, a empresa e a equipe de marketing saberão o budget da campanha;
  3. A partir daí, chega o momento de fazer o planejamento. Quais táticas serão utilizadas? E em relação aos canais de comunicação, quais devem ser utilizados?
  4. Para finalizar, é o momento de observar as métricas e avaliar se a campanha BTL atingiu as expectativas da empresa.

Se você ficou interessado em implementar o BTL, contrate uma agência de publicidade agora mesmo. Ela será capaz de te ajudar a desenvolver boas estratégias para o seu negócio e assim gerar conversões, o que significa aumento do lucro.

Se sua marca ainda não experimentou nenhuma atividade BTL, agora é a hora de mostrar sua verdadeira identidade e marcar sua presença no mercado com essa estratégia de marketing!