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Gestão de mídia social para iniciantes 

Gerenciar perfis comerciais nas redes sociais requer muito esforço, mas não tem para onde correr. A crescente popularidade desses meios tornou-se necessária que qualquer empresa, não importando o setor, mantenha sua presença ativa nas mídias sociais. Por isso, é importante que sua marca reconheça a necessidade moderna de seus consumidores. 

Ter um perfil e postar não é o bastante para seu negócio crescer. Não é como ter um perfil pessoal que você pode postar qualquer foto em qualquer dia. Quando falamos sobre a mídia social de uma empresa, precisamos pensar em um bom planejamento estratégico de marketing digital.

Uma má gestão dessas plataformas pode levar a uma enorme queda no resultado da sua estratégia. Infelizmente é ainda muito comum profissionais de marketing cometerem erros ao gerenciar seus perfis nas redes. É com isso em mente que criamos uma lista de dicas para ajudar a sua empresa a começar a desenvolver uma boa gestão de mídia social!  

 

Faça um planejamento estratégico 

Como dito anteriormente, antes de começar a usar a mídia social para suas necessidades de marketing digital de construir sua presença ativa no meio on-line, sua empresa deve estabelecer seus objetivos. 

 

Defina seu público-alvo e as redes sociais para atuar 

O próximo passo é definir seu público-alvo. Ele vai ser seu ponto de partida para decidir quais estratégias de marketing de redes sociais tomar daqui para frente. 

Quando se trata das mídias sociais, você terá em mãos o que seus seguidores curtem e engajam. Isso irá te impulsionar a formar uma comunidade que te dará uma direção aos seus objetivos de negócio. Ou seja, ao segmentar seu público e seus gostos, você terá base suficiente para montar um conteúdo que vai se relacionar com ele. 

Busque por tendências e dados para informações sobre os padrões de uso do seu público-alvo em várias plataformas de mídia social. Saiba quais redes sociais são mais utilizadas por esse grupo e aproveite para publicar seu conteúdo nelas para obter um envolvimento positivo.  

 

Monitore seu desempenho e as tendências 

Monitorar o desempenho de suas iniciativas de marketing de mídia social é importante para a gestão dessas plataformas. Fazer análises das várias métricas, como a taxa de engajamento, pode ajudá-lo a saber qual conteúdo funciona em uma plataforma e qual não. 

É dessa maneira que você pode relacionar as expectativas do seu público às postagens interessantes e relevantes. 

É essencial que você lide com o gerenciamento de suas mídias sociais de olho nas tendências e novidades. Para isso, observe o que as empresas concorrentes estão fazendo e obtenha também os direcionamentos certos para uma boa relação com os seus seguidores. 

Feito isso, provavelmente você terá conteúdo em mente para postar, então por que não construir um calendário de postagens? Dessa forma, você terá uma ideia dos dias e dos horários que você deve fazer uma postagem. 

 

Otimize as plataformas 

Diferentes plataformas de mídia social oferecem diferentes vantagens para o seu negócio. Para crescer o alcance desses canais para seus objetivos de negócios, primeiro é importante conhecer o propósito dessas plataformas. 

Isso além de te ajudar a encontrar os motivos para estabelecer sua presença em uma determinada rede social, vai te auxiliar a criar estratégias para se comunicar com seu público-alvo. Isso significa dizer que você não vai correr o risco de ser irrelevante aos olhos dos seguidores quando eles descem o feed, enquanto sua marca seguir as métricas de cada rede. 

De fato, como mostrado, a gestão de mídia social toma muito do nosso tempo; ainda mais quando estamos começando esse processo de buscar sucesso num ambiente tão dinâmico. É por isso que um gerenciamento ideal utiliza ferramentas especializadas para facilitar a organização e o retorno dos clientes.  

A gestão de mídia social não é apenas a ação de postar. Podemos citar também o SAC e os anúncios como outros métodos, mas, em geral, a postagem tem muita força. Então, se está começando, preze por esse modelo básico de gerenciar seu perfil profissional. Claro que com o passar do tempo, você verá como gerenciar os perfis da sua empresa é cansativo. É nesse momento, quando sua marca tiver crescido um pouco, que é recomendado buscar uma agência de gestão de redes sociais.