Você tem constantemente ouvido falar sobre a importância das empresas estarem presentes nas redes sociais. Marcas de empresas concorrentes aparecem com frequência no seu feed de notícias e então você pensa: “preciso correr e também criar um perfil para a minha empresa!” Afinal, gestão de redes sociais não é nenhum “bicho de sete cabeças” e qualquer um pode fazer sozinho, certo? Resposta ERRADA! O gerenciamento de redes sociais é coisa séria e você vai descobrir assim que começar.

Alguns empresários optam, por inúmeros motivos, realizarem a própria gestão de redes sociais da sua empresa. Fatores como a ideia de que podem lidar com um perfil comercial da mesma maneira que lidam com um pessoal, receio de que um profissional seja muito caro ou simplesmente por acreditarem que é um serviço “bobo”, são os mais comuns. A realidade é que essa é o tipo de situação da qual não adianta aconselhar, a pessoas só vai aprender na prática e logo depois de experimentar esses 5 pontos que trouxemos abaixo!

 

Preparados para a contagem? Vamos lá!

Compreender a importância do Marketing nas redes sociais para o desenvolvimento da sua empresa é um avanço. Mas é necessário que também perceba que ao fazê-lo da maneira incorreta, o resultado pode ser o inverso do que deveria. O que afeta diretamente no resultado a longo prazo. Ao optar por realizar a própria gestão de redes sociais da sua empresa, você precisa estar ciente de algumas situações que pode enfrentar:

1 – Falta de foco na persona

Sabe aquela situação de “amigo secreto” de final de ano, onde você tira alguém que nunca conversou e acaba comprando um presente que não conversa com a personalidade da pessoa? Além disso, ainda tem a parte de não saber como falar sobre ela, já que você não a conhece. Pois bem, no gerenciamento de redes sociais é mais ou menos assim, só que com consequências bem mais sérias. Quando você nunca trabalhou o Marketing nas redes sociais, poderá se deparar com um desconhecimento sobre a persona do seu produto. Ou seja, quem é o seu potencial cliente, onde está, o que gosta, o que compartilha e segue nas redes sociais. Sendo assim, não vai demorar muito para identificar problemas na sua gestão de redes sociais.

2 – Má administração do fluxo de postagem

Outro ponto que com o passar do tempo acontecerá é a falta de organização do fluxo de postagens. Administrar a quantidade de posts, conteúdos relevantes e identidade visual da sua empresa é um processo que exige tempo e conhecimento da área. O que acaba interferindo diretamente na qualidade da gestão de redes sociais que você apresenta aos seus seguidores. O resultado é um perfil com um fluxo de postagens inconstantes, layout confuso e que não conversa com a identidade da empresa. Quando se trata de realizar Marketing nas redes sociais a não consideração de fatores como esses, irá potencializar a ineficiência do gerenciamento de redes sociais.

3 – Acúmulo de atividades

Ser um “faz tudo” da sua empresa, ao contrário do que pode pensar, não vai lhe poupar gastos. Além do estresse ainda terá que lidar com a consequência de trabalhos mal desenvolvidos, afinal, ninguém é bom em tudo! Como já falamos ao longo do texto, a gestão de redes sociais vai além de postar conteúdos aleatórios quando lhe sobra tempo. Exige pesquisa, experiência e um planejamento adequado de Marketing nas redes sociais. Por maior eficiência que uma pessoa pode ter, não será capaz de render 100% desenvolvendo atividades múltiplas, ao mesmo tempo. O gerenciamento de redes sociais da sua empresa merece uma dedicação por inteira, e não apenas alguns minutos do seu dia!

4 – Desconhecimento da análise de dados

Se tem um risco que você certamente correrá ao realizar a própria gestão de redes sociais da sua empresa é esse! O monitoramento constante é a única forma de conseguir dimensionar o que está dando certo e nortear ainda mais o seu gerenciamento de redes sociais. De outra forma, todo o esforço empenhado será reduzido a nada! Não ter um controle claro sobre o que está fazendo é um dos pontos que mais afetam aqueles que decidem, por conta própria, serem os próprios “social media” do seu negócio. Somente quando se entende a dimensão desse trabalho, que a ficha da dificuldade em executá-lo cai.

 5 – Resultado insatisfatório

Nessa lista de problemas não poderia faltar o que com certeza causará frustração para você: a ausência de resultados. Quando uma empresa decide fazer Marketing nas redes sociais com toda a certeza ela deseja alcançar resultados. Seja na divulgação da sua marca ou na atração de potenciais clientes, existe um desejo muito claro de ter mais um auxílio para o desenvolvimento da sua empresa no mercado. A soma de todos os pontos que apresentamos ao longo do texto, resultam nesse último e que só confirma o quanto a gestão de redes sociais da sua empresa é trabalho árduo e é melhor estar munido de conhecimento e experiência para realizá-la. Ou se julgar necessário, buscar auxílio de uma agência de mídias sociais.

 

Esperamos que esse texto tenha somado ao seu conhecimento sobre gestão de redes sociais. Se for o caso, compartilha ele nas suas redes sociais e também com os amigos. Ah! A gente também quer saber o que achou do nosso conteúdo e quais dúvidas ainda podemos responder. É só deixar o seu comentário!