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COMO COMEÇAR NO MARKETING DIGITAL DO INSTAGRAM

O marketing do Instagram é o tipo de marketing de mídia social que envolve a promoção de uma marca na plataforma. Pois, como veremos, o Instagram pode ajudar as marcas a se conectarem com o seu enorme público-alvo, aumentar o reconhecimento delas e as vendas. 

O Instagram é o canal perfeito para atingir um enorme público – mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente – o que o torna a segunda rede social mais acessada depois do Facebook. Além disso, uma boa parte dos usuários vai atrás do site da empresa após vê-la no Instagram.  

De fato, o Instagram permite que as empresas aproveitem ao máximo sua plataforma. Ele oferece um conjunto robusto de ferramentas que permitem que os usuários comprem diretamente do Instagram. Como os links nos stories e os anúncios.   

Em síntese, podemos dizer que o acesso vasto ao público e a interação direta com as marcas é a vantagem do Instagram, mas também não só isso. A partir dessa necessidade comercial, a rede social passou a progredir cada vez mais para atender essa demanda. Sabemos também que as redes sociais são um dos melhores canais para se relacionar com o público. Através delas, sua marca recebe o feedback necessário por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Por isso, mantenha seus conteúdos sempre cativantes. 

Bem, vamos lá. 

Para começar, saiba que o Instagram oferece dois tipos de contas: a pessoal e a empresarial. Este último oferece muito mais benefícios e oportunidades. Pois faça um cadastro na empresarial. 

A partir daí, passe a elaborar sua estratégia de marketing no Instagram, que será base de toda a sua jornada pela plataforma. Pense nas metas em comum a todas as empresas e as relacione com suas necessidades individuais. Mas lembre-se que para ter uma maior eficiência, você precisa certificar de que seus objetivos sejam razoáveis, relevantes e atingíveis.  

Depois, você terá que definir seu público-alvo. Esse é um passo fundamental. Então saiba quem é seu cliente-foco, sua idade, sexo, ocupação, localização, nível de renda e assim por diante. Quanto melhor você conhecer seus clientes, melhores resultados em chamar a atenção deles você terá. Para obter as informações necessárias, considere explorar as hashtags do Instagram relacionadas ao seu negócio. Tente também aprender mais sobre as pessoas que seguem essas contas.  

Agora, que tal analisar os concorrentes? Para entender o marketing do Instagram, pesquise os perfis de contas que seguem o mesmo setor de mercado que o seu. Descubra quem são, que tipo de conteúdo publicam, como interagem com seu público, com outras marcas e influenciadores. Você também pode pesquisar as hashtags dessas marcas para mais dicas. Sim, você pode aprender bastante com quem já está há mais tempo no Instagram, mesmo que seja seu concorrente.   

Prossiga agora com os conteúdos. Comece pensando no tema principal e na mensagem que a marca deseja transmitir. Você pode optar por apresentar seus produtos, focando na cultura da sua empresa ou entreter seus clientes. Ao pensar no conteúdo em si, você precisa analisar qual melhor forma de colocá-lo em prática: foto, vídeo, texto etc.

É importante, fora, claro, a mensagem, manter o conteúdo atraente, bonito e em alta qualidade; lembre-se de que seus recursos visuais devem se correlacionar com a personalidade da sua marca. Você pode seguir as cores da sua marca, para torná-la mais reconhecível na plataforma.  

Pensado tudo isso, configure um calendário editorial para entregar conteúdo de forma consistente. Seu público espera que você publique atualizações regularmente. Portanto, crie um calendário para não se perder nas postagens. Não desaponte a expectativa do público.  

Falando em público, aumente sua base de seguidores. Uma maneira orgânica de fazer isso é seguir influenciadores relevantes: curta suas postagens, deixe comentários significativos, compartilhe suas histórias. Outra opção é usar hashtags, que ajudam você a atingir seu público-alvo, atrair seguidores e aumentar sua taxa de engajamento. Mas use apenas aquelas que são realmente úteis.  

Bem, além disso, também tem as opções de promoção paga, como o marketing de influenciadores ou campanhas no Instagram. Após ter conquistado uma quantidade boa de seguidores, cuide para converter seus seguidores em clientes. Publique postagens promocionais, mostre seus novos produtos, ofereça ofertas e descontos.  

Pronto! Sua estratégia de marketing do Instagram está finalizada, comece a aplicá-la e monitore sua eficácia dia a dia. Ficar de olho no seu desempenho ajudará você a fazer mudanças oportunas e adotar novas técnicas necessárias.  

O marketing do Instagram, quando bem-feito, pode fornecer resultados excelentes para o reconhecimento da sua marca, fidelidade do cliente, vendas e aquisição de leads. 

 

Marcel Cerqueira

Marcel Cerqueira

Marcel Cerqueira é o Diretor Estratégico e fundador da Factor Comunicação. Com mais de 15 anos de experiência em consultoria, Marcel é especialista em arquitetar processos de marketing e comunicação focados no que realmente importa: a geração de leads qualificados e a otimização de funis comerciais eficazes. A sua metodologia vai além do tráfego pago; foca-se no alinhamento estratégico entre marketing e vendas (Smarketing) para atrair o cliente ideal e garantir a conversão. Ao longo da sua carreira, Marcel liderou projetos de sucesso para clientes em setores desafiadores como a Indústria (Química, Aço, Fardamentos), Saúde (Clínicas), Tecnologia e Serviços B2B, ajudando Diretores de Marketing e Administradores a transformar a sua comunicação em resultados mensuráveis.

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