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Redes sociais como estratégia de vendas 

Plataformas que antes eram usadas para, simplesmente, compartilhar fotos e manter contato com amigos e familiares agora são uma parte importante para nossa decisão de compra. Isso por que as redes sociais estão sendo mais procuradas pelas empresas para fazer campanhas de marketing.  

Mesmo que você não seja experiente quando se trata da gestão de mídias sociais, provavelmente compreende mais sobre mídia social do que pensa. Enquanto sua equipe de marketing digital faz um ótimo trabalho mantendo a presença marca no ambiente virtual, por meio das redes sociais, verá que essa estratégia de vendas pode levar a resultados impressionantes. 

Usar essas plataformas é muito mais do que só criar e divulgar a imagem da marca – a mídia social é uma ferramenta valiosa para impulsionar as vendas! 

Como profissional de vendas, você deve ter um perfil de cliente bem pensado. Esse perfil deve detalhar as principais informações sobre quem são suas personas. Para empresas que vendem para consumidores, seu perfil de cliente ideal deve incluir informações como a faixa etária de seus compradores, quais são seus interesses e quais são as suas dores. 

Depois de estabelecer seu público-alvo, use as informações pesquisadas para determinar em quais plataformas de mídia social ele provavelmente estará ativo. Além de entender quais plataformas são usadas com frequência, reserve um tempo para entender como seu cliente está usando essas plataformas. Ou seja, que tema ele se interessa e qual meio ele prefere que a mensagem seja passada. 

Feito isso, é hora de construir a confiança na marca. Sabe como pode fazer isso? Por meio do compartilhamento de histórias de clientes avaliando seu produto ou serviço! Embora sua equipe de marketing seja frequentemente encarregada de criar conteúdo para os canais de mídia social da empresa, suas comunicações frequentes com os clientes podem te dar conteúdos úteis e atraentes. Certifique-se, então, de compartilhar relatos de seus clientes para dar provas aos seus novos seguidores de que seu produto é muito bom. 

Não pense que as contas da sua empresa são a única forma de contato que sua marca pode ter com um cliente – suas contas pessoais também podem entrar em campo. Como representante de vendas, você pode otimizar suas próprias contas nas redes sociais para apoiar seus esforços de vendas do perfil comercial. Dessa forma, os compradores vão notar que você é um representante da marca, assim que visualizarem seu perfil. 

Ok, você já sabe para quem falar, onde falar e tem uma ideia de como, mas de que forma é possível ver os resultados? Bem, é aí que entra o monitoramento, uma etapa de extrema importância no marketing digital. Só fazendo o monitoramento você vai ver se suas tentativas de comercializar então dando certo ou não. 

Quantos de seus leads vêm das mídias sociais? Quantos deles convertem? Qual porcentagem de suas vendas totais vem de leads de mídia social? Essas informações são úteis para acompanhar para entender como continuar integrando as redes sociais em sua estratégia de vendas.  

Para entender o gosto popular, faça uma pesquisa com o nome da empresa nas redes sociais e veja o que os usuários estão dizendo sobre ela. Você também pode fazer isso com os concorrentes para ver o que os consumidores estão dizendo sobre marcas semelhantes.  

A rede social é uma ferramenta poderosa para realizar análises competitivas. Você pode observar o que está acontecendo para seu concorrente crescer, ver suas táticas de marketing, mas mais do que isso, você pode acompanhar o que seus consumidores falam sobre ele. Será que estão gostando? E se sim, o que você poderia fazer de semelhante para vender seu produto? 

Esteja seu público te dando um retorno positivo ou negativo para seu produto, revisar essas informações regularmente pode ajudá-lo a distinguir os diferenciais da sua empresa em meio a tantas outras do setor.  

Ao seguir essa direção, você irá saber o que seu cliente em potencial está compartilhando em seu setor e, consequentemente, você estará mais bem equipado para entrar em uma conversa de vendas, sabendo exatamente como seu produto pode atender às necessidades do público. 

Mesmo que o trabalho de gestão de mídia social seja, em geral, responsabilidade do marketing, as plataformas de mídia social são incrivelmente valiosas para os profissionais de vendas usarem!