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Como criar uma marca em 8 passos 

Imagine a cena: você vai para um aniversário de uma amiga, nessa semana, e está em dúvida do que comprar para ela. Mas, como opção, já pensou em uma caixa de chocolate de uma marca específica ou um perfume de uma outra marca famosa.  

É essencial que nós, da área de marketing, vejamos a marca como o coração e a alma de uma empresa, já que é ela a responsável por diferenciá-la da concorrência e influenciar a percepção do público. Dessa forma, veremos que construir uma marca não é apenas escolher um logotipo ou o nome certo, mas considerar vários outros fatores projetados para mudar a forma como os consumidores pensam e sentem sobre o seu negócio.  

Para te ajudar no início dessa jornada, separamos a criação de uma marca em 8 passos. Confira abaixo:  

  

 

Identifique o público-alvo 

 

Quando falamos sobre as intenções de uma marca, devemos nos focar às pessoas que se quer alcançar.  Para isso, escolha um nicho específico, pensando sempre em que produto ou serviço você comercializa. Se estiver em dúvida, observe como as empresas concorrentes segmentam seu público.  

Ao fazer isso, será mais fácil encontrar a voz da marca, o design e, até mesmo, a estratégia de marketing certa para se conectar com os clientes em potencial.   

 

Desenvolva sua voz como marca 

 

Sua marca não pode ter duas posições diferentes ao mesmo tempo. Se é uma loja de chapéu, ela dificilmente vai falar sobre máquinas de lavar. Saiba, portanto, se encontrar no meio do mercado, levando em consideração o que sua empresa vende e quem comprará.  

Pode até parecer um tanto óbvio, mas maneira mais fácil de fazer isso é construir uma declaração de posicionamento. Em uma ou duas linhas você pode estabelecer quem você é e o que está fazendo. Por exemplo: ‘’Somos uma loja de chapéu fundada em 1978 […]’’.    

Ao estabelecer a posição da sua marca, pense em como você diferenciará seu negócio dos outros. Quando você conhece sua posição e seus pontos de venda, pode começar a criar campanhas de marketing que falem com seu público-alvo no tom certo.  

    

Escolha um nome comercial 

 

Agora é hora de escolher o que os clientes verão de primeira: o nome da marca.   

Esta é uma das características definidoras mais importantes da sua marca. O nome ideal deve resumir tudo o que seu cliente precisa saber sobre você em uma única palavra, ou até três; você não vai querer algo muito grande.  

Certifique-se de fazer uma pesquisa para ver o que está disponível antes de decidir sobre um nome. Veja se alguém já não pegou o nome escolhido.

  

Descreva a história da sua marca 

 

A história da sua marca é essencialmente o motivo por trás de sua organização. Todas as empresas precisam ter um propósito, fora ganhar dinheiro. Reflita o por que de montar um negócio e como seus produtos podem impactar positivamente a vida das pessoas.    

Uma boa história pode levar os clientes a se apaixonarem pela sua marca e fazê-la memorável. Por isso, separe uma parte do site para contar sobre a história da sua criação.  

  

Estabeleça o visual 

 

Não é só para ficar bonitinho, o visual de uma marca ajuda os clientes a identificarem muito mais fácil. Para isso, escolha as cores da marca, as fontes, as imagens e as frases usadas na abordagem. Feito isso, crie um conjunto de diretrizes visuais para ajudar a informar sua equipe e todos os designers com quem você trabalha.  

Podemos citar como exemplo diversas marcas, mas vamos ficar com uma brasileira, o Guaraná Antarctica. Quando acessamos as redes sociais da famosa marca de refrigerante da fruta amazônica, não vemos outra cor fora o verde. É disso que a sua marca necessita: precisão visual. Uma dica é seguir as cores da logo preestabelecida.

  

Crie um logotipo 

 

Assim como o nome, o logotipo é um elemento visivelmente memorável. Sendo assim, um excelente logotipo deve ser significativo e fácil de entender, portanto, a melhor maneira de garantir que seu logotipo tenha o impacto certo é trabalhar com um designer profissional para ajudar a capturar sua essência visual.  

O logotipo tem tanto poder que, provavelmente, só de falarmos Nike, Pepsi e Netflix, você conseguiu visualizar suas respectivas imagens.

  

Escreva seu slogan 

 

Embora o slogan não seja um processo obrigatório de construção da marca, vale a pena considerar se você deseja melhorar o alcance e o reconhecimento dela. Um slogan ajuda seus clientes a entender as motivações da empresa de uma forma mais objetiva.  

Um slogan bem-feito dirá ao seu público algo que eles precisam saber sobre o seu negócio, ao mesmo tempo em que dá a sua empresa outro elemento identitário marcante.  

   

Leve a sua marca para todos os lugares 

 

Marca desenvolvida, agora você precisa compartilhá-la.  

Como já sabemos que as empresas precisam mostrar sua marca em diversos lugares para torná-las memoráveis. A maneira mais fácil de fazer isso é começar criando um guia visual para sua equipe para certificar que todos os funcionários sabem como sua marca deve se apresentar.  

A consistência é crucial ao desenvolver uma marca forte. Quanto mais consistente você for com a identidade da sua marca, tanto no meio on-line quanto no off-line, mais familiar sua empresa se sentirá com seu público. A consistência também ajuda sua marca a parecer mais estável e confiável.  

A partir daí você já pode pensar em fazer campanhas de marketing em seus perfis comerciais nas redes sociais. Lembre-se que no momento tecnológico que vivemos é impossível crescer sem o marketing nas mídias sociais!