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Mídias sociais e as empresas: por que usá-las?

As empresas estão aproveitando ao máximo as vantagens das mídias sociais, atendendo seus clientes com maneiras melhores e mais simples de interagir, além de apresentarem novas formas de comprar serviços e produtos.  

Para que você consiga desfrutar também dessa forma mais atual de se fazer marketing, é preciso monitorar o que as pessoas na internet estão dizendo e fazendo para que você possa ficar por dentro de todas as tendências que estão acontecendo on-line. Claro, que sempre focando no seu setor e no público-alvo demarcado: essas são as melhores oportunidades de engajamento!  

Quer ficar ainda mais animado? Saiba que cerca de 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo usam as mídias sociais diariamente. Além desse número representar pouco mais da metade da população mundial, é também 90% de todos os que têm acesso à internet. Isso significa que você pode estar perdendo muitas oportunidades de marketing digital se não estiver utilizando essa ferramenta poderosa. Portanto, você nunca deve subestimar o poder do marketing de mídia social. É uma ferramenta fundamental que toda empresa, seja ela pequena, média ou grande, deve ter na manga, não há como fugir dela. Na verdade, é um dos melhores investimentos que você pode fazer no seu negócio.  

Nos últimos anos, ainda mais se levarmos em conta as consequências da pandemia de Covid-19, as mídias sociais se tornaram uma forma de comunicação incrivelmente poderosa, tanto que não usar plataformas sociais para o seu negócio é como não ter um site para a sua empresa.  

No entanto, é errado pensar que só ter um perfil da marca nas redes, como o Instagram, e mantê-lo como se fosse um perfil pessoal é o bastante. Na verdade, o caminho pode ser muito mais complicado do que parece ser. É daí que surge a necessidade de se ter uma boa gestão de redes sociais. 

Em síntese, o gerenciamento de mídia social é o processo de pesquisar e estabelecer seu público de mídia social e criar uma estratégia sob medida para ele, fornecendo conteúdo para todas as suas dores e necessidades. Em outras palavras, a gestão de mídia social é um conjunto de etapas que o ajudará a monitorar sua presença on-line em plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e, mais recentemente, o TikTok, criando, publicando e analisando o conteúdo que você publica.  

Gerenciar suas redes sociais também envolve seu envolvimento e interação constantes com seu público para ter relacionamentos fiéis e duradouros. Ou seja, não se concentre apenas em publicar seu conteúdo, você precisa ser capaz de ouvir o feedback e interagir com seus seguidores. E, como qualquer outra campanha, projeto ou tarefa, o elemento-chave inquestionável para executar uma boa estratégia de mídia social é o profissional de mídia social de uma agência do ramo. E não, o trabalho de um profissional dessa área não é tirar selfies e postar no Instagram dia e noite, se é isso que você está imaginando, vai muito mais além disso. 

Você pode até tentar fazer o trabalho por conta próprio, geralmente no início da marca isso é comum, mas a pessoa que usará a capa da mídia social deve ter conhecimento e experiência em trabalhar com essas plataformas. Ela precisa saber como usá-las, mas o mais importante, ela precisa entendê-las e usar todas suas ferramentas disponíveis para ajudar no crescimento da marca. Mas, como você deve imaginar, esse trabalho é bem mais vantajoso quando feito por um profissional. Então, não pense duas vezes, contrate uma agência de gestão de redes sociais.  

O trabalho de um profissional de mídia social é muito complexo e requer um conjunto de habilidades criativas. Grandes profissionais do setor devem ser técnicos e analíticos, mas também criativos e comunicativos. Eles podem se voltar ao atendimento ao cliente, psicologia, relações públicas, design gráfico e edição, tudo em um único dia de trabalho, o que mostra como suas tarefas podem ser imensas.  

Ficou interessado em melhorar seu retorno nas redes? Bem, para que você tenha uma ideia do que esperar de uma agência de gestão de redes sociais, aqui estão algumas responsabilidades que a maioria deles tem em comum:  

Pesquisa aprofundada do público, estratégias de mídia social, calendários de planejamentos, distribuir a mensagem da marca em todos os canais, criar novos conteúdos, cuidar da parte visual da marca escutar os clientes e criar relações com eles, seguir o orçamento combinado e analisar os dados das campanhas de marketing.