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Marketing Digital no YouTube 

Que o YouTube é uma ótima plataforma para assistir a vídeos de entretenimento, aprendizado e notícias todo mundo sabe, né? Mas sabia que a plataforma também é uma maneira perfeita de construir um negócio através do marketing digital?  

O vídeo está no centro das atenções há algum tempo e teve um grande impacto no público digital nesses últimos anos, principalmente, por conta da pandemia de Covid-19. O YouTube, por sua vez, é o segundo site mais popular do mundo depois do Google e certamente possui um público grande e diversificado, apresentando uma excelente oportunidade para os profissionais de marketing.  

Com bilhões de usuários ativos, o YouTube é, sem dúvida, uma ferramenta valiosa e poderosa para o marketing digital. Ele também é mais popular do que qualquer rede a cabo, com a grande maioria da geração atual passando a vida nos seus computadores e smartphones. Mesmo os anúncios de vídeo on-line recebem mais atenção do que os anúncios de TV. Isso só para você ter uma ideia. 

Com tantas visualizações, por que o YouTube não é seria o lugar perfeito para fortalecer sua relação com o cliente?  

Não vê que é a hora de aprimorar seu aprendizado no YouTube para moldar sua carreira de marketing digital? Muitos profissionais de marketing já entendem o poder do vídeo e usam o marketing do YouTube como uma ferramenta eficaz em sua estratégia de marketing digital.  

 

O que é o marketing do YouTube? 

  

Basicamente, o marketing do YouTube é uma estratégia que envolve uma poderosa combinação de táticas para promover um produto/serviço ou marca na maior plataforma de vídeos da internet. Isso inclui criar e enviar vídeos promocionais no canal da empresa no YouTube, colaborar com influenciadores, usar anúncios no site e muito mais.  

Como o YouTube atrai usuários de todas as idades e grupos sociais, seus vídeos vão ganhando cada vez mais visualização, aumentando assim seu alcance. Além disso, o vídeo pode ser uma maneira eficaz de simplificar e explicar ideias complexas; portanto, promover sua marca por meio de conteúdo útil e aumentar o reconhecimento de seus produtos pode ser mais benéfico por meio do YouTube. A criação de tutoriais detalhados, guias, cursos, resenhas, transmissões ao vivo e anúncios podem ajudá-lo a obter mais exposição, o que leva a mais clientes e, portanto, a melhores classificações.  

Se interessou? Bem, agora, como prosseguir? 

  

Como criar uma conta no YouTube? 

  

Criar um canal no YouTube é fácil, mas dá um pouco mais de trabalho para criar um de que faça sucesso. Um canal do YouTube bem gerenciado, com conteúdo consistente e atraente, certamente ajudará uma empresa a percorrer um longo caminho.  

A jornada começa com a criação de uma conta no YouTube. Para isso, é preciso saber que há dois tipos de canais do YouTube. Dependendo do tipo de negócio e se você deseja ser um criador de vídeo individual ou não, você pode escolher entre um canal pessoal ou um canal de marca. 

Essas são as etapas para a criação de uma conta no YouTube: 

  • Se você tiver uma conta do Google, escolha uma e faça login. Se você não tiver uma conta do Google, primeiro registre-se e depois faça login; 
  • Com sua conta do Google já feita, você pode criar uma conta pessoal no YouTube. Se quiser configurar o YouTube para sua empresa, você precisará configurar uma conta de marca; 
  • Personalize a página do seu canal. Passe sua mensagem através do visual também. Portanto, carregue elementos de marca em seu canal, como fotos de perfil, imagens de capa etc; 
  • Depois disso, você já pode começar a gravar, editar e a publicar seus vídeos. 

 

Após a criação e a publicação dos materiais, vêm a divulgação. Nesse processo, você encontrará vários canais no YouTube, mas apenas alguns se destacando com muitos seguidores e, dessa forma, perceberá que não basta ter um conteúdo valioso e consistente, mas promovê-lo da maneira certa também é significativo. Vejá como fazê-lo: 

  

  • Crie conteúdo atraente e de alta qualidade com títulos chamativos; 
  • Otimize seus vídeos em termos de hashtags, palavras-chave e títulos para tornar seu canal do YouTube detectável; 
  • Promova seu canal do YouTube nas mídias sociais da marca; 
  • Crie miniaturas personalizadas; 
  • Entenda o que seu público quer; 
  • Interaja com seus seguidores; 
  • Faça transmissões ao vivo; 
  • Envolva-se com a comunidade; 
  • Monitore o desempenho do seu conteúdo na plataforma. 

  

A criação de conteúdo envolvente só é possível se você entender totalmente a personalidade do seu público, e isso só é possível com a compreensão da análise do canal do YouTube. Com o YouTube Analytics, você pode obter informações sobre o desempenho de seu canal, vídeos e conteúdo com uma riqueza de informações valiosas, como origens de tráfego, visualizações, tempo de exibição, impressões, espectadores, taxas de cliques, visitantes recorrentes e muito mais. Com essa ferramenta, você também terá informações sobre alcance, engajamento e público, o que pode ajudar a otimizar seu conteúdo e estratégia de marketing no YouTube. 

O marketing digital só vai continuar dominando o cenário geral dos negócios. Com o entretenimento e a mídia na web ganhando mais atenção, aproveitar o YouTube para alcançar mais pessoas e criar reconhecimento de marca é uma necessidade do nosso tempo. Atualizar seu conjunto de habilidades com as formas mais recentes de marketing digital ajudará a impulsionar sua carreira na plataforma de vídeos mais acessada!