Marketing digital e o TikTok
De lançamentos de novos recursos aos altos números de visualização, o TikTok cresceu muito em relação a outras redes sociais em áreas-chave de engajamento nos últimos anos.
As melhores marcas aproveitam as ferramentas do próprio TikTok, recursos de edição, anúncios e recursos de comércio eletrônico para maximizar o alcance e facilitar a compra. No entanto, ainda há muitas marcas de alto desempenho que estão investindo pouco em seus perfis no TikTok ou ignorando a plataforma completamente. O que isso diz respeito ao marketing digital dessas empresas?
Primeiro, aqueles que ignoram o TikTok sentirão falta de se conectar com seu público-alvo, uma vez que o TikTok comanda uma grande base de usuários ativos que exige a atenção dos profissionais de marketing. A plataforma também está investindo em recursos comerciais cada vez mais sofisticados, como o TikTok Ads Manager. O TikTok oferece às marcas a capacidade de investir em vários formatos de anúncios diferentes e parcerias com influenciadores que direcionam uma chamada à ação específica entre um público altamente segmentado.
Diante disso, os profissionais de marketing digital devem avaliar o crescimento e o público do TikTok, suas ferramentas de negócios e o cenário competitivo para iniciar discussões informadas sobre o investimento na organização de marketing digital.
Por outro lado, o aumento do investimento da TikTok em comércio social significa que os líderes de marketing digital também correm o risco de perder uma grande oportunidade de monetização. O TikTok capitalizou o sucesso dos produtos virais ao introduzir recursos de comércio eletrônico no aplicativo para permitir uma experiência de compra perfeita para os consumidores. Por conta disso, os profissionais de marketing digital devem rastrear os recursos de comércio do TikTok e avaliar o alinhamento com os principais objetivos de marketing.
Como usar o TikTok para promover sua marca?
Como você já dever ter entendido, as marcas que usam efetivamente o TikTok, ao longo da jornada do cliente, superam os concorrentes ao envolver mais clientes em potencial e gerar uma relação mais forte com eles.
As empresas tradicionalmente, concentram seus esforços de mídia social em postagens de marca, publicidade e marketing de influenciadores para melhorar o conhecimento da marca. No entanto, eles muitas vezes não conseguem desenvolver e investir em estratégias sociais que aumentam a satisfação do cliente, a lealdade e a defesa da marca, perdendo oportunidades de aprofundar o relacionamento com o seu público.
Para gerar valor por meio da mídia social com sucesso, as marcas devem se concentrar no contexto mais amplo das necessidades e dores do consumidor e entender como e por que os clientes usam os canais sociais, não apenas quais canais eles usam. Vale também ressaltar a importância não só de se autopromover, mas informar seus seguidores de forma indireta porque eles precisam do seu produto ou marca. Saiba mais sobre marketing de conteúdo aqui.
As marcas grandes ativas no TikTok normalmente assumem três papéis importantes: o de criador de conteúdo, parceiro influenciador e anunciante. Os melhores desempenhos em todas as três funções atendem ao algoritmo da plataforma criando um conteúdo atraente. É importante entender que o público predominante do TikTok é jovem e procura criatividade, originalidade e colaboração ajudará a determinar a combinação certa desses três pontos fundamentais para alcançar uma boa estratégia de marketing digital.
Os profissionais de marketing digital podem usar o TikTok para aumentar a conscientização, maximizando o alcance do conteúdo da marca na plataforma, que normalmente é medido pelas exibições de vídeo. É bom lembrar também que, principalmente, durante a pandemia de Covid-19 o vídeo curto ficou em alta, portanto, se usado corretamente, o TikTok pode ajudar a direcionar tráfego para sites de marcas, mídias sociais ou a página de destino da campanha mais recente de uma marca.
No TikTok, o áudio é tão importante quanto a parte visual, por isso é importante focar nas músicas cativantes. Da mesma forma, as hashtags podem ajudar os profissionais de marketing a atender a públicos de nicho.
Dito isso, não subestime o alcance do TikTok! Os canais de marketing social podem ser eficazes para atender aos objetivos de negócios da empresa, mas isso se você escolher os lugares apropriados para atender seu público-alvo.