Marketing Digital: 3 maneiras de usar o Instagram de forma eficaz
Não é surpresa para ninguém que o Instagram é uma das principais plataformas de mídia social. Por ter cerca de 1 bilhão de usuários ativos, é um canal de marketing digital inegavelmente atraente.
De fato, é bem difícil uma empresa grande na internet não ter um perfil no Instagram, chega até a ser impossível. Esse cenário empolga cada vez mais as empresas menores para criarem seus próprios perfis na rede social. Esse entusiasmo é algo bom, certo?
Bem, podemos dizer que você está indo pelo caminho certo, mas não se engane pensando que é fácil manter um perfil comercial no Instagram ou até que existe uma fórmula para fazê-lo. Na verdade, o que você deve fazer, em primeiro lugar, para sair do campo das ideias e pôr a mão na massa é observar o cenário.
Quando falamos sobre analisar o ambiente que você pretende se manter, pedimos que você leve em consideração a sua marca. Isso significa dizer que é importante saber que o Instagram é composto por uma base de usuários com menos de 34 anos (ou seja, mais novos que os do Facebook e mais velhos que os do TikTok) e verificar que seu produto ou serviço atende esse público. Pensa comigo: se seu serviço comercializado for um creme antirrugas, que é mais usado por pessoas mais velhas, será que o Instagram conseguirá abarcá-lo bem? Não que você não possa usá-lo, mas pense na possibilidade de trabalhá-lo juntamente com outra rede social.
Feito isso, siga esses três pontos importantes para crescer com o marketing digital do Instagram:
Tenha consistência
Lembre-se que o seu perfil do Instagram vai representar sua marca para o mundo, então planeje como as postagens conseguirão abarcar a mensagem que sua empresa quer passar. Dessa forma, todo o conteúdo do seu feed precisa se fazer coerente à marca. Uma maneira de fazer isso é planejar seu conteúdo para garantir que cada postagem, história ou destaque comunique a mensagem certa na sequência certa. Além disso, aderir às diretrizes da marca no que diz respeito a cores e tipografia, por exemplo, é essencial para qualquer canal de marketing.
Faça uso das hashtags
As hashtags são fundamentais no Instagram para ajudar a aumentar a conscientização, mas, para isso, você precisa aproveitá-las adequadamente. Você pode ter êxito usando hashtags em todas suas postagens, mas apenas as relevantes que fazem sentido para a marca e, claro, incentivando o nome da marca como hashtag. Outro ponto a sem levado em consideração é a quantidade; normalmente, são usadas umas 10 por post.
Atraia o seu público-alvo
Os anúncios do Instagram tendem a ser muito menos intrusivos, se comparados ao do Facebook e YouTube, e, por isso, proporcionam uma melhor experiência dos clientes com sua marca.
Há uma grande variedade de formatos de anúncios para escolher, cada um com seus próprios objetivos. Se você deseja simplesmente aumentar o reconhecimento da marca ou impulsionar as vendas, existe o formato de anúncio perfeito para isso. No entanto, observe que, embora o Instagram seja ótimo para colocar seu anúncio na frente de um público já preestabelecido, você também precisa fazer sua parte para chamar atenção. É seu papel atrair potenciais clientes!