Google, Facebook ou Instagram Ads: qual escolher?
Google, Facebook ou Instagram são três plataformas ótimas para quem deseja investir em marketing digital, isso é fato. Mas sabia que para além das funções comuns de um perfil, há também a possibilidade de aplicar anúncios nesses canais? Venha descobrir qual funciona melhor para a sua empresa!
Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads são diferentes estratégias de marketing digital que, em geral, visam atrair e converter o público-alvo. Tratam-se de recursos importantes capazes de gerar mais visibilidade e encantamento da audiência, quando aplicados de forma criteriosa e inteligente.
Essas três ferramentas são sistemas de mídia paga caracterizados por viabilizar a segmentação do anúncio para determinado perfil de público. Entenda detalhes de cada um deles e como estão relacionadas às estratégias de marketing digital, como marketing de busca e marketing de conteúdo.
O que é o Google Ads?
O Google Ads diz respeito a um serviço de publicidade do Google que permite criar anúncios para a divulgação de produtos e serviços. A publicidade é exibida como resultado de pesquisas no navegador, YouTube e em páginas da web parceiras do Google. As empresas que investem nesse recurso podem delimitar os orçamentos e segmentar para quem o anúncio deve ser exibido. Além disso, a ferramenta permite começar ou parar a exibição dos anúncios conforme necessário.
Os anúncios do Google Ads são mostrados quando as pessoas realizam pesquisas relacionadas ao serviço ou produto oferecido pela sua empresa. Para criar um anúncio, é necessário definir uma meta (como vendas, leads ou tráfego no site), selecionar a área geográfica e estabelecer um orçamento. O investidor paga apenas se os usuários interagirem com o anúncio, tornando-o uma opção de publicidade eficiente e mensurável.
E o Facebook e Instagram Ads?
Além do Google Ads, há outras plataformas de publicidade, como o Facebook Ads e o Instagram Ads. Essas ferramentas são essenciais para as estratégias de marketing digital, especialmente considerando o crescimento constante do número de usuários de redes sociais. Quanto mais pessoas souberem da existência da sua empresa e dos produtos ou serviços que você oferece, melhor para os negócios.
O Facebook Ads e o Instagram Ads oferecem várias opções de formatos de anúncios e permitem segmentar para quem o anúncio deve ser direcionado, considerando fatores como gênero, idade, localização, entre outras definições. Isso aumenta as chances de atingir o público-alvo desejado. Para alcançar sucesso com essas ferramentas, é crucial definir claramente o objetivo da empresa e escolher entre Google Ads ou Facebook Ads, dependendo das necessidades específicas de cada campanha.
Os anúncios e o marketing digital
Que o marketing digital move as vendas hoje ninguém tem dúvida, então por que não sair do orgânico e partir para os anúncios patrocinados? O Google, Facebook e Instagram Ads e entre outros recursos de publicidade são importantes para alcançar resultados por meio do âmbito digital. O Google Ads, em especial, está relacionado e pode ser aplicado em estratégias de marketing digital como Marketing de Busca (SEM), tratando-se dos links patrocinados.
A estratégia SEM tem o objetivo de fazer com que determinado site seja resultado para os internautas que realizam pesquisas em buscadores. Uma das aplicações da estratégia SEM são os links patrocinados, caracterizado por ser uma forma de realizar anúncios na internet e por ter investimento diretamente envolvido.
Outra estratégia de marketing digital relacionada aos serviços de publicidade Google, Facebook e Instagram Ads é o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia, por sua vez, diz respeito ao desenvolvimento de conteúdos relevantes que respondam às dúvidas e promovam soluções para o público-alvo. Quem recorrer a essa opção pode publicar o material para a distribuição, em canais como site, blog e redes sociais, e promovê-los para o alcance de resultados mais imediatos.