factorcomunicacao.com.br

DIFERENÇAS ENTRE MARKETING ATL E BTL

Ao pesquisar por estratégias de marketing digital que podem impulsionar a sua marca e promover seu produto, é possível que já tenha visto siglas como ATL e BTL. Mas o que elas significam? Continue a leitura e veja como elas são importantes para o marketing estratégico da sua empresa. 

ATL é a sigla de Above the Line, acima da linha, e se refere a campanhas em grande escala, em geral, não direcionadas para aumentar o reconhecimento da marca e alcançar cada vez mais pessoas; já BTL é a sigla de Below the line, abaixo da linha, refere-se à divulgação muito menor e altamente segmentada de anúncios, direcionada a certo grupo de indivíduos. Ambas são estratégias de marketing comuns usadas na publicidade para promover produtos ou serviços.  

Bem, podemos aprofundar um pouco mais: 

ATL são campanhas generalizadas, ou seja, que não são voltadas a um público específico. Citaremos como exemplo uma campanha publicitária de TV nacional, onde o mesmo anúncio é exibido em todo o país para pessoas de todas as demografias; ao invés de direcionar o anúncio para pessoas vistas como potenciais clientes, já que o objetivo do anúncio é ampliar os horizontes da marca, alcançando mais pessoas e se estabelecendo de forma mais clara. É por isso que é conhecido como um marketing de massa. A linguagem de comunicação e a mensagem são feitas de uma forma que o público possa entender e se conectar a marca facilmente. 

Podemos citar como principais formas de divulgação de ATL: a televisão, outdoors, anúncios em pontos de ônibus, propagandas em canais locais, jornais, revistas e publicidade em rádio. 

Por outro lado, temos o BTL que envolve atividades de marketing direto, pois pretende construir um relacionamento direcionado entre o profissional de marketing e o consumidor final. Essa estratégia de marketing se concentra em um grupo específico geográfica e demograficamente com base em interesse ou em um segmento de nicho. Envolve meios de comunicação específicos, cativantes e diretos para promover o produto ou serviço. Em outras palavras, o foco da estratégia BTL é converter leads em clientes finais. 

O marketing BTL, por sua vez, usa diversos meios de promoção, como telemarketing, patrocínios, panfletagem, e-mail etc., que visam um conjunto específico de público. Contanto com a ajuda também do SEO, que ajuda a empresa a direcionar suas campanhas publicitárias usando palavras-chave e outros termos de pesquisa relacionados a seu setor de mercado. Isso permite que ela gere leads.   

Em geral, fora a ideia de macro e micro que a ATL e o BTL trazem, respectivamente, essas estratégicas têm alguns outros pontos onde podemos diferenciá-las: com a ATL, é difícil mensurar os resultados, pois não é possível avaliar a comissão com base na campanha ou quanto a venda aumentou devido à campanha. Por outro lado, com a BTL é possível medir os resultados da campanha. Fora que na ATL ocorre uma comunicação unilateral, um monólogo, onde o que importa é a mensagem chegar às pessoas, enquanto na BTL, ocorre um fortalecimento na relação entre o profissional e o consumidor. Sem falar que, quando se trata de custo, a ATL é comparativamente mais cara do que os meios de marketing BTL. Em compensação, enquanto o marketing ATL impulsiona a resposta do cliente, o marketing BTL aumenta o ponto de venda. 

Em síntese, a diferença básica entre os dois tipos de estratégias de marketing está no meio de comunicação usado pela agência de publicidade, que é extremamente importante saber para entender o que é melhor para o negócio e como planejar a campanha. É como se a ATL fosse uma espécie de atividade de construção de marca, enquanto o marketing BTL é uma atividade de marketing direto extremamente direcionada, que enfatiza a personalização da empresa.