Com as mudanças que o Marketing vem tendo nos últimos tempos, há uma que se destaca: o desejo de melhorar a experiência do cliente para desenvolver um laço de confiança. Que tal conhecer o Marketing de Relacionamento e o que ele pode proporcionar a sua empresa?
Não é segredo para ninguém que a concorrência tem crescido e que os clientes estão ficando cada vez mais exigentes com o que consomem. Sendo assim, as marcas não podem apenas focar em vender produtos ou serviços, elas precisam mantê-los engajados enquanto fornecem a eles um atendimento inesquecível. Afinal, os clientes buscam sempre as organizações que lhes dão um suporte diferencial ao trazer uma vantagem para além do produto em si.
O que é Marketing de Relacionamento?
Basicamente, é uma forma de Marketing que visa construir conexões profundas e personalizadas com seus clientes. No lugar de concentrar seus esforços em vender, o Marketing de Relacionamento foca em aumentar a fidelidade do seu público, criando um relacionamento de longo prazo.
Para compreender melhor, vamos usar como exemplo a Starbucks. A maior cadeia de cafeterias do mundo mantém a comunicação com seus clientes os informando sobre as ofertas e, até mesmo, solicita as ideias deles. Além disso, a Starbucks divulga seus produtos ao compartilhar fotos e vídeos feitos pelos próprios clientes. Legal, não é?
Como isso, percebemos também o quão importante é o Marketing nas redes sociais. Até porque é onde as pessoas estão mais presentes, compartilhando seus gostos e objetivos de vida.
Qual é a importância do Marketing de Relacionamento?
Certo, já entendemos que a gestão desse relacionamento com o público é o que move o mercado competitivo atual. Se tornar uma empresa de referência significa buscar melhorar a experiência da clientela, mas por quê?
- Bem, com a confiança estabelecida entre ambas as partes, obviamente, acaba havendo um aumento no número de vendas;
- Fora o baixo custo de publicidade, já que um Marketing de Relacionamento bem-feito reduz os esforços para conseguir clientes, uma vez que eles estarão sempre por perto;
- Esses clientes satisfeitos negociam menos pelos preços, pois eles estão dispostos a pagar um preço justo por um produto que eles sabem valer a pena;
- E aí entra a importância de se criar uma imagem da marca. Esses clientes fiéis promoverão sua marca em meio a tantas outras;
- É possível criar valor para os clientes e fazê-los comprar de novo, ao atender às suas necessidades, que é o foco do Marketing de Relacionamento.
Em síntese, o Marketing de Relacionamento é importante para os negócios porque define melhor um público e permite que você fique em contato próximo com ele, enquanto te oferece informações valiosas que podem orientar seus negócios na direção certa.
Ao analisar o retorno dos clientes, a empresa pode oferecer recursos adicionais para criar um nível mais profundo de satisfação, fortalecendo ainda mais o relacionamento.
E lembre-se: as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que trabalham duro para conhecer seu público.
Diferentes tipos de marketing de relacionamento
O processo de fidelidade acontece por etapas.
Vamos por partes! Conheça os tipos de níveis de Marketing de Relacionamento:
- Marketing Básico: é a forma mais tradicional, focada no produto que está sendo comercializado e nada mais;
- Marketing Reativo: nele a marca já busca o feedback dos clientes. É o Inbound Marketing voltado para o retorno das compras;
- Marketing Responsável: focado em prometer e entregar. Nesse nível, a empresa busca a avaliação do cliente e oferece outros produtos relacionados, à medida que são lançados;
- Marketing Proativo: longe de ser uma venda única ou uma interação temporária, o Marketing Proativo é muito pessoal. Ele presta atenção aos desejos do cliente e usa seus dados para entender o comportamento de compra, utilizando por exemplo, o E-mail Marketing;
- Marketing de Parceria: duas empresas trabalham juntas em um relacionamento mutuamente benéfico em direção a um objetivo comum. Pode ser apenas uma campanha, um produto ou por um período de tempo específico. O Marketing de parceria permite que ambas as empresas aumentem seu reconhecimento no mercado. É uma excelente estratégia para pequenas empresas.
Quais são as estratégias do Marketing de Relacionamento?
No Marketing Digital, manter boas relações com os clientes é uma necessidade, pois eles podem expressar suas opiniões facilmente nas redes sociais.
Assim como o celular está nas mãos deles, criar valor para os clientes está nas suas. Saiba quais são as táticas que a sua empresa pode usar para se conectar com o público:
- Conheça o seu cliente;
- Priorize o atendimento ao cliente, deixe-o satisfeito;
- Mantenha contato com os clientes por meio do e-mail;
- Deixe-os cientes sobre os benefícios que o seu produto/serviço traz;
- Receba o feedback deles, pois mostra que as suas experiências são importantes para a empresa;
- Tenha um site da empresa para reter uma base de clientes;
- Capture a atenção dos possíveis clientes usando as ferramentas das redes sociais;
- Faça uso do programa de fidelidade e dê recompensas para seus clientes fiéis;
- Realize pesquisas com os clientes.
Pontos finais
Não é da noite pro dia!
O Marketing de Relacionamento exige esforço a longo prazo para o crescimento da organização. Por isso, é possível que uma empresa acabe gastando muito na retenção dos clientes, além de acabar ignorando o novo cenário do mercado para concentrar toda a sua atuação em seus clientes existentes. Ah, também pode haver algumas pessoas maldosas que podem espalhar mensagens negativas sobre sua marca.
Mas lembra como o mercado se encontra hoje?
Não deixe de conquistar seu espaço através do seu almejado público-alvo por conta desses pequenos detalhes. O Marketing não é fácil, exige riscos e, principalmente, organização. Então deixe o receio para lá e trabalhe duro no seu objetivo!
Olhe para o seu sucesso a longo prazo e deixe a sua marca!