Com as mudanças que o Marketing vem tendo nos últimos tempos, há uma que se destaca: o desejo de melhorar a experiência do cliente para desenvolver um laço de confiança. Que tal conhecer o Marketing de Relacionamento e o que ele pode proporcionar a sua empresa? 

Não é segredo para ninguém que a concorrência tem crescido e que os clientes estão ficando cada vez mais exigentes com o que consomem. Sendo assim, as marcas não podem apenas focar em vender produtos ou serviços, elas precisam mantê-los engajados enquanto fornecem a eles um atendimento inesquecível. Afinal, os clientes buscam sempre as organizações que lhes dão um suporte diferencial ao trazer uma vantagem para além do produto em si. 

 

O que é Marketing de Relacionamento? 

 

Basicamente, é uma forma de Marketing que visa construir conexões profundas e personalizadas com seus clientes. No lugar de concentrar seus esforços em vender, o Marketing de Relacionamento foca em aumentar a fidelidade do seu público, criando um relacionamento de longo prazo. 

Para compreender melhor, vamos usar como exemplo a Starbucks. A maior cadeia de cafeterias do mundo mantém a comunicação com seus clientes os informando sobre as ofertas e, até mesmo, solicita as ideias deles. Além disso, a Starbucks divulga seus produtos ao compartilhar fotos e vídeos feitos pelos próprios clientes. Legal, não é? 

Como isso, percebemos também o quão importante é o Marketing nas redes sociais. Até porque é onde as pessoas estão mais presentes, compartilhando seus gostos e objetivos de vida. 

 

Qual é a importância do Marketing de Relacionamento? 

 

Certo, já entendemos que a gestão desse relacionamento com o público é o que move o mercado competitivo atual. Se tornar uma empresa de referência significa buscar melhorar a experiência da clientela, mas por quê? 

  • Bem, com a confiança estabelecida entre ambas as partes, obviamente, acaba havendo um aumento no número de vendas;  
  • Fora o baixo custo de publicidade, já que um Marketing de Relacionamento bem-feito reduz os esforços para conseguir clientes, uma vez que eles estarão sempre por perto; 
  • Esses clientes satisfeitos negociam menos pelos preços, pois eles estão dispostos a pagar um preço justo por um produto que eles sabem valer a pena; 
  • E aí entra a importância de se criar uma imagem da marca. Esses clientes fiéis promoverão sua marca em meio a tantas outras; 
  • É possível criar valor para os clientes e fazê-los comprar de novo, ao atender às suas necessidades, que é o foco do Marketing de Relacionamento. 

Em síntese, o Marketing de Relacionamento é importante para os negócios porque define melhor um público e permite que você fique em contato próximo com ele, enquanto te oferece informações valiosas que podem orientar seus negócios na direção certa.  

Ao analisar o retorno dos clientes, a empresa pode oferecer recursos adicionais para criar um nível mais profundo de satisfação, fortalecendo ainda mais o relacionamento.  

E lembre-se: as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que trabalham duro para conhecer seu público. 

 

Diferentes tipos de marketing de relacionamento 

 

O processo de fidelidade acontece por etapas.  

Vamos por partes! Conheça os tipos de níveis de Marketing de Relacionamento:  

  • Marketing Básico: é a forma mais tradicional, focada no produto que está sendo comercializado e nada mais; 
  • Marketing Reativo: nele a marca já busca o feedback dos clientes. É o Inbound Marketing voltado para o retorno das compras; 
  • Marketing Responsável: focado em prometer e entregar. Nesse nível, a empresa busca a avaliação do cliente e oferece outros produtos relacionados, à medida que são lançados;  
  • Marketing Proativo: longe de ser uma venda única ou uma interação temporária, o Marketing Proativo é muito pessoal. Ele presta atenção aos desejos do cliente e usa seus dados para entender o comportamento de compra, utilizando por exemplo, o E-mail Marketing; 
  • Marketing de Parceria: duas empresas trabalham juntas em um relacionamento mutuamente benéfico em direção a um objetivo comum. Pode ser apenas uma campanha, um produto ou por um período de tempo específico. O Marketing de parceria permite que ambas as empresas aumentem seu reconhecimento no mercado. É uma excelente estratégia para pequenas empresas.  

 

Quais são as estratégias do Marketing de Relacionamento? 

 

No Marketing Digital, manter boas relações com os clientes é uma necessidade, pois eles podem expressar suas opiniões facilmente nas redes sociais.  

Assim como o celular está nas mãos deles, criar valor para os clientes está nas suas. Saiba quais são as táticas que a sua empresa pode usar para se conectar com o público: 

  • Conheça o seu cliente; 
  • Priorize o atendimento ao cliente, deixe-o satisfeito; 
  • Mantenha contato com os clientes por meio do e-mail; 
  • Deixe-os cientes sobre os benefícios que o seu produto/serviço traz; 
  • Receba o feedback deles, pois mostra que as suas experiências são importantes para a empresa; 
  • Tenha um site da empresa para reter uma base de clientes; 
  • Capture a atenção dos possíveis clientes usando as ferramentas das redes sociais; 
  • Faça uso do programa de fidelidade e dê recompensas para seus clientes fiéis; 
  • Realize pesquisas com os clientes. 

 

Pontos finais 

 

Não é da noite pro dia!

O Marketing de Relacionamento exige esforço a longo prazo para o crescimento da organização. Por isso, é possível que uma empresa acabe gastando muito na retenção dos clientes, além de acabar ignorando o novo cenário do mercado para concentrar toda a sua atuação em seus clientes existentes. Ah, também pode haver algumas pessoas maldosas que podem espalhar mensagens negativas sobre sua marca. 

Mas lembra como o mercado se encontra hoje?  

Não deixe de conquistar seu espaço através do seu almejado público-alvo por conta desses pequenos detalhes. O Marketing não é fácil, exige riscos e, principalmente, organização. Então deixe o receio para lá e trabalhe duro no seu objetivo! 

Olhe para o seu sucesso a longo prazo e deixe a sua marca!