Clínica de saúde: por que o marketing digital é tão importante? 

Você já deve ter se deparado, ao rolar o feed do Instagram, com influenciadores falando sobre os procedimentos que fez ou, até mesmo, os próprios profissionais da saúde divulgando informações importantes em postagens atrativas. Talvez seja por isso que você esteja aqui buscando entender como funciona o marketing voltado para as clínicas de saúde.

Bem, para começarmos, o que é marketing digital de saúde? É, resumidamente, o processo de promoção de serviços de saúde para pacientes em potencial em várias plataformas on-line. Ele pode ser feito por um hospital, por uma clínica ou, até mesmo, por um único profissional da área da saúde. 

Por conta do avanço tanto da internet quanto dos aparelhos móveis, a publicidade digital se tornou uma técnica eficaz para entrar em contato com os pacientes. Pois é muito provável que eles pesquisem no navegador ou nas redes sociais um serviço que estejam precisando, seja psicologia, odontologia ou otorrinolaringologia. Mas não só isso! Antes mesmo de eles confirmarem que precisam ir a alguma consulta, pesquisam os sintomas que estão sentindo através dos seus smartphones.   

Embora a saúde tenha mudado ao longo dos anos, talvez a transformação mais crucial tenha sido sua digitalização. Esse avanço no meio digital traz uma nova abordagem para oferecer atendimento, otimizar operações e atender às demandas de bem-estar dos clientes. Ou seja, essa mudança tem o potencial de melhorar o atendimento e os serviços ao paciente, ao mesmo tempo em que transforma as operações e reduz os custos. 

Como profissional de saúde, acompanhar a evolução digital do setor pode ser um desafio. Você pode achar difícil decidir em qual tecnologia vale a pena investir, por exemplo. Ajustar-se à era digital implica abandonar os métodos corporativos tradicionais e acreditar que o avanço tecnológico trará grandes resultados.  

O marketing digital está abrindo caminho rapidamente para garantir que você permaneça conectado com seus pacientes quando eles precisarem de sua ajuda. Você irá se ver como uma marca que deseja manter uma relação com os seus seguidores, pois a maioria das pessoas acessa a internet para encontrar informações sobre saúde, e as informações que encontram muitas vezes influenciam a sua decisão final! 

Pense que enquanto você não se transporta para o meio virtual, outros profissionais estão fazendo isso. Por isso é importante que você também corra atrás de apresentar seu trabalho, seu portfólio on-line, para concorrer pacientes com outros profissionais da área de uma forma mais assertiva.  

Você chegou até aqui e ainda não teve sua dúvida respondida? Bem, siga a leitura e entenda por que o marketing digital é importante na área da saúde. 

Em síntese, podemos dizer que apostar na publicidade no meio digital é uma parte fundamental do crescimento orgânico, ou seja, sem esse tipo de marketing, não há aumento de novos pacientes, e os antigos podem se afastar ao encontrar quem o faça.  

Veja algumas das razões de ser importante usar o marketing digital para crescer seu nome e o nome da clínica que atua: 

 

Comunicação mais direta com os pacientes 

O marketing digital voltado a saúde permite que você promova a comunicação com seus pacientes. Você pode enviar e-mails para eles, por exemplo, trazendo informações valiosas sobre cuidados, enquanto os incentiva a fazer uma consulta em sua clínica. Dessa forma, você consegue manter seus clientes interessados.  

Afinal, quando você demonstra conhecimento e transparece experiência em seu campo, os pacientes facilmente se sentirão seguros ao marcar uma consulta. Portanto, investir em marketing de saúde pode ajudá-lo a reter seus pacientes e até mesmo alcançar novos. 

 

Maior conscientização 

Sua clínica é sua marca, e o marketing de saúde ajuda você a criar reconhecimento de sua marca. Portanto, se você tiver um site, certifique-se de que ele esteja bem otimizado, principalmente para aparelhos móveis, para que qualquer paciente com sintomas semelhantes consiga ler seu conteúdo sem maior dor de cabeça. 

Os profissionais de saúde, com os procedimentos e tecnologias adequados, estão em posição ideal para informar, motivar e se conectar com os pacientes através de conteúdos necessários nos canais escolhidos. O ideal, na verdade, é ter tanto um site da clínica quanto perfis nas redes sociais.  

Usando essas plataformas digitais, você consegue encurtar o caminho entre você e o paciente. Como, por exemplo, ao fazer agendamentos on-line através do WhatsApp. Enquanto alguns pacientes podem preferir ligar para agendar sua consulta, a maioria dos pacientes gosta de marcar por mensagem. Além disso, você também pode incluir a opção de consultas por chamada, principalmente, se você for psicólogo. 

Outra técnica que você pode usar é a do SEO [otimização para motores de busca] para melhorar o tráfego do site usando palavras-chave baseadas em localização, como “dentista em Salvador”, facilitando que os pacientes te encontrem. Isso pode ajudar as empresas locais a se destacarem dos concorrentes localizados em outros lugares.  

Portanto, a presença on-line de uma clínica de saúde ajuda a aumentar o alcance e o desempenho dela. Também ajuda a aumentar as oportunidades de emprego dentro da organização. Mas lembre-se: a maioria dos nichos de saúde são altamente competitivos. Isso significa que as empresas precisam explorar diferentes canais de marketing! Por isso, tente fornecer serviços on-line ou até mesmo um aplicativo, enquanto se mantém relevante nas redes sociais (considere o Instagram). 

Por último, nossa dica é usar o e-mail marketing. Esse tipo de mensagem não interrompe ou incomoda os pacientes como uma ligação de telefone. É especialmente útil devido ao número de pessoas que usam e-mail no mundo. Tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes podem se beneficiar das práticas de marketing por e-mail. Os pacientes recebem e-mails com informações sobre consultas futuras ao mesmo tempo em que sua clínica é lembrada.