A forma como a saúde é consumida mudou drasticamente nos últimos anos e, por esse motivo, os profissionais da área sentem a necessidade de inovar e avançar digitalmente, como esperado dos demais setores. Essa grande expectativa leva os hospitais e sistemas de saúde às estratégias do Marketing Médico. Venha conhecê-lo também!

Toda essa competitividade no ramo te faz pensar que reunir estratégias seja uma tarefa um tanto difícil e assustadora, certo? Afinal, são tantas opções de canais de Marketing e tantas informações contraditórias que podem fazê-lo tomar uma decisão errada e acabar gastando tempo e dinheiro.

Para isso preparamos algumas dicas de Marketing Médico para você! Respire, sente e leia atentamente as nossas dicas! 

 

Primeiramente, o que é Marketing Médico? 

 

O Marketing Médico é o conjunto de ações tomadas para divulgação e comunicação estratégica usado para atrair novos clientes e guiá-los em uma boa jornada de saúde. Assim, mantê-los engajados com o serviço para voltarem a consumir o serviço ou produto. 

As táticas usadas não são direcionadas apenas aos hospitais, mas também aos consultórios individuais, aos produtos farmacêuticos, aos planos de saúde etc. 

Para que a sua marca fique firme na mente das pessoas, é preciso de um bom Planejamento de Marketing, então pense comigo: quais são as razões pelas quais alguém decide mudar de profissional? 

Os custos então mais elevados para um mesmo serviço? Não aceitam mais o convênio médico? É difícil marcar ou se comunicar diretamente com o médico? É prolongado o tempo de espera? 

Ao refletir sobre a questão, faça um plano pensando em não cometer essas possíveis experiências negativas! 

 

Estratégias para melhorar o Marketing Médico 

 

  1. Otimize o site do seu estabelecimento médico: com o aumento no número de usuários, a internet é claramente algo para se levar em consideração quando o assunto é Marketing! As pessoas estão cada vez mais cuidadosas em relação à saúde, então faça com que a experiência online seja incrível (um site rápido, compatível com dispositivos móveis e interativo). Pense em pôr em prática o SEO; 
  2. Invista em marketing de mídia social: é uma ótima alternativa para compartilhar conteúdos e alcançar uma boa base de pacientes, já que direciona o tráfego para o site da clínica médica. Além disso, você pode se beneficiar das ferramentas que as redes sociais trazem para acompanhar o retorno das postagens; 
  3. Desenvolva uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa local: ou seja, invista tempo e energia para classificar seu site como o melhor na região; 
  4. Tenha uma estratégia de Marketing de Conteúdo: para aumentar o tráfego geral do seu site, aumentar a pesquisa orgânica, melhorar o reconhecimento da marca e posicionar você como um líder em sua especialidade; 
  5. O e-mail é uma estratégia ainda muito importante: utilize o E-mail Marketing para criar pontos de contato com os visitantes do site da sua clínica e compartilhar novas promoções, promoções, postagens no site. Aumente sua lista de e-mails de pacientes incentivando os visitantes do site a se inscreverem em um boletim informativo; 
  6. Gerar novas avaliações de pacientes: as avaliações dos pacientes são um dos 3 principais fatores de SEO quando falamos de classificação local; 
  7. Crie conteúdo baseado em procedimentos: com a devida permissão, compartilhar fotos de alta qualidade antes e depois de resultados reais de pacientes é uma das estratégias de Marketing Médico mais importantes, quando se trata de Marketing de cirurgia plástica, principalmente! Você pode compartilhar histórias de procedimentos bem-sucedidos e educar os visitantes online sobre sua experiência a fim de transformá-los em pacientes; 
  8. Gere leads: os anúncios baseados em pesquisa segmentam as palavras-chave para apresentar anúncios às pessoas de determinada localidade. Fique na frente de seus concorrentes! 

 

Vantagens do Marketing Médico 

 

Com um serviço online bem planejado, a comunicação entre os profissionais da saúde e pacientes é facilitada. Os clientes não se limitam ao que é mais perto, mas o que parece ser mais benéfico para o seu corpo. 

O Marketing Médico, sem dúvidas, melhora a experiência do paciente, o mantém engajado, leva os consumidores a tomar decisões mais saudáveis, aumenta a fidelidade do seu público, torna os profissionais líderes da especialidade deles, melhora sua reputação online etc.

 

O Marketing Médico na Pandemia de COVID-19 

 

Como falar de Marketing sem mencionar a pandemia? 

É uma situação que afeta todos, mas a comunidade de saúde teve um impacto particularmente significativo. Para moldar o sistema às necessidades atuais, as organizações se adaptaram rapidamente a forma de se comunicarem com o público e comercializarem seus serviços. 

Por conta das restrições feitas para não aumentar os números de contaminados, esses profissionais acabaram utilizando ferramentas como: e-mail, videochamadas, textos etc. 

Mesmo de forma temporária, essas medidas de emergência nos ensinaram muito sobre a comunicação de informações valiosas para os pacientes e, até mesmo, a compreensão de novas prioridades nas linhas de serviços clínicos. 

O Marketing Médico foi amplamente impactado pela pandemia. 

Entendeu como mudanças rápidas nos mercados exigem agilidade e foco? 

Para isso, você pode precisar contratar uma agência de marketing e planejar um orçamento maior do que o anterior. Mas, sem sombra de dúvidas, te deixará muito mais tranquilo ao saber que a sua marca estará em boas mãos!