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Agência de marketing ou Agência de consultoria? Ambos serviços são essenciais, mas saber qual dos dois escolher pode fazer diferença para sua empresa. Saiba qual é a opção capaz de atender ao perfil da sua empresa.

Agência de Consultoria ou Agência de Marketing? Essa pode ser a dúvida de gestores que desejam bater metas ou impulsionar a empresa, mas não sabem por qual dos dois optar. A agência de consultoria, assim como a agência de marketing são fundamentais para obter resultados melhores com marketing. Entretanto, ambas possuem diferenças e, antes de contratar o serviço, é fundamental entendê-las.

Primeiro, antes de saber as especificações de cada uma, é importante ressaltar que a escolha entre agência de consultoria e agência de marketing requer o entendimento da necessidade da empresa. A partir disso, será possível considerar qual ajuda especializada é preciso contratar. Separamos neste conteúdo informações capazes de auxiliar a decisão.

 

Afinal, o que é Agência de Consultoria em Marketing?

A agência de consultoria em marketing tem como uma das principais finalidades realizar o planejamento estratégico da empresa. Nesse sentido, o profissional especializado desenvolve análises sobre a Organização, além de pesquisar aspectos gerais do mercado. A partir dessas e outras informações, o consultor traça um projeto estratégico capaz de conquistar o alcance de metas esperadas.

De modo geral, o consultor atua na determinação de melhores caminhos para atender as necessidades relatadas pelos clientes que podem ser: aumento da quantidade de vendas, reconhecimento no mercado, crescimento no número de potenciais consumidores (leads) e entre outros objetivos. Esse profissional tem o foco de passar conhecimento sobre marketing  para que a empresa execute as estratégias de maneira eficaz.

 

E o que a Agência de Marketing realiza?

As empresas que optam por agência de marketing terão acesso a variados serviços com base no que foi contratado. São exemplos de tarefas desempenhadas por esse segmento: campanha de anúncios, produção de conteúdo, criação de peças gráficas, criação de sites e entre outras tarefas ligadas à área. A Organização, caso desejar, pode terceirizar para a agência de marketing, os serviços relacionados à propaganda.

Uma agência de marketing conta com profissionais de diversos ramos ligados à comunicação e, por conta disso, o contratante pode solicitar distintos serviços. Diferente da consultoria, onde a equipe, em geral, é mais enxuta e tem como meta desempenhar ações técnicas e estratégicas para obter resultados. Os profissionais de agência de marketing também traçam planos estratégicos, mas eles estão relacionados às próprias campanhas.

 

Qual dos dois preciso escolher?

Para saber por qual optar, se por agência de marketing ou agência de consultoria, é preciso que o contratante avalie quais são as necessidades da empresa e o orçamento disponível para o serviço. Existem alguns critérios que podem ajudar na decisão, um deles remete ao fato da análise da equipe de comunicação.

Se a empresa apresenta um setor de comunicação que sabe aplicar estratégias de marketing, no entanto precisa de mais mão-de-obra para desempenhar as atividades, pode terceirizar os serviços em uma agência de marketing. Por outro lado, se a equipe da Organização tem dificuldades para alcançar novas metas, é importante recorrer ao auxílio da consultoria.

Vale lembrar que ambos serviços são essenciais e não existe distinção entre qual é o bom e o ruim. A escolha deve ser adotada de acordo com o que a empresa precisa e a capacidade de investimento disponível. Agora que discutimos as diferenças entre a Agência de Consultoria e Agência de Marketing é hora de avaliar qual das opções atende às metas do seus negócios.