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Final do ano é o melhor momento para fazer uma reflexão e analisar quais estratégias funcionaram na sua empresa ou não. É nessa hora que muitas empresas avaliam se o seu planejamento de comunicação foi de fato eficaz. Entenda porquê é importante investir em um planejamento estratégico.

planejamento de comunicação é a base para o bom funcionamento de qualquer organização. Ele servirá de guia para colocar em prática as suas estratégias, uma a uma, e assim conquistar novos objetivos, sejam eles de longo ou médio prazo.

Portanto, se você já quer entrar o ano com os seus objetivos na ponta do lápis, saiba que planejar-se é o primeiro passo para o sucesso. Então, torne suas ações mais eficientes e dinâmicas e tenha resultados mais competitivos frente à concorrência. Mas como fazer isso?

Leia esse texto até o fim e saiba como otimizar as suas ações através do planejamento de comunicação. Dessa forma, você começará o ano de 2020 com ações mais assertivas e que tragam mais potência ao seu negócio.

 

 

Saiba o que é o planejamento estratégico

 

Organização é uma das bases para o sucesso de qualquer empresa. Quando os seus processos estão detalhados e escritos em um só lugar, fica mais fácil de visualizar o que vem ocorrendo de fato nela e os pontos fortes e fracos. Por isso, é fundamental a criação de um planejamento de comunicação.

É através dele que sua empresa saberá onde estão empregados os recursos, tanto financeiros quanto materiais. Ele é a sua base para a tomada de decisões. Portanto, é praticamente obrigatório ter um planejamento de comunicação, independentemente do tipo de negócio que você tenha.

Para tal, você pode contar com uma agência de publicidade e propaganda que elabore e organize um plano de ação que inclua as principais demandas da empresa. Em seguida, distribua-o entre todos os setores, para que eles estejam cientes das ações a serem tomadas e possam também dar sugestões e melhorar com um todo o fluxo informacional.

Por conseguinte, um plano de comunicação é benéfico não só para a empresa, como também para os colaboradores. Eles se sentirão mais engajados e comprometidos em alcançar as metas da empresa.

 

 

O que analisar antes de desenvolver um planejamento?

 

Agora que você já sabe a importância de desenvolver um planejamento de comunicação na sua empresa, é hora de colocar em prática, correto? Ainda não. Existem algumas coisas que você precisa levar em conta antes de partir para a ação.

Antes de tudo, é necessário que você considere os fatores internos e externos e tenha objetivos claros, antes de criar esse guia. Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas ações principais que devem ser tomadas.

 

  • Defina seus objetivos principais e tenha metas tangíveis

 Essa é primeira parte e uma das mais fundamentais do seu planejamento de comunicação. Com objetivos claros, você poderá direcionar as suas principais ações para caminhos assertivos.

Ademais, poderá orientar a sua equipe para que trabalhe em conjunto, em prol do mesmo objetivo. Só não esqueça de que essas metas devem ser tangíveis, para que não gerem frustração e um retorno negativo.

 

  • Faça uma análise do macroambiente

 Agora que você já criou seus objetivos principais, analise o seu ambiente externo. Como é o mercado no qual você atua? E a sua concorrência? De nada adianta criar um planejamento de comunicação  sem ter uma visão holística do seu negócio.

Pode parecer que não, mas qualquer mudança no mercado pode influenciar no seu negócio. Portanto, atente-se em conhecer seus clientes, fornecedores, concorrentes e empresas nas quais você atua de forma direta. Ademais, a situação econômica, política e tecnológica do seu local de funcionamento também podem interferir diretamente nas suas estratégias.

 

  • Faça uma análise do ambiente interno

Com os objetivos definidos e ambiente externo analisado, vamos agora conhecer o ambiente interno da empresa. Ele é composto por tudo aquilo que faz parte da organização. A grande vantagem é que o gestor terá controle sobre as fraquezas e os pontos fortes que podem ser incluídos no planejamento de comunicação.

Portanto, analise os seus profissionais, os equipamentos, se os seus processos estão bem estruturados. Outrossim, acompanhe as suas equipes, veja se alguma instalação ou software precisam de reparos. Assim, ao analisar o ambiente interno, você poderá promover mudanças reais para que a empresa alcance os seus verdadeiros objetivos.

 

  • Agora você pode criar o seu plano de ação

 Com todos os processos internos e externos analisados, sua equipe de marketing terá recursos e uma base sólida de conhecimentos para criar um plano de ação. Essa é a última parte do planejamento de comunicação.

Por isso, colha todas as informações necessárias acerca das fraquezas e forças do negócio, as oportunidades e ameaças para que assim consigam criar um plano de ação eficaz.

Utilize os 5W (what, when, who, where, why), muito conhecidos nos conceitos de administração. Eles serão a base para que você tenha metas bem traçadas, que servirão de base para qualquer ação a ser realizada dentro da organização.

 

 

É hora de rever o seu planejamento estratégico

 

Agora que você já sabe os pontos principais que definem um bom planejamento de comunicação, é hora de rever as suas ações.

Que tal aproveitar o início do ano para reformular as suas estratégias principais? Por isso, acompanhe mais de perto o que vem funcionando dentro da sua organização e os pontos fracos dela.

Converse com o seu pessoal, peça sugestões de melhorias e tente adaptar-se às mudanças que podem ocorrer no ambiente externo. Atente-se também a evolução tecnológica e ao cenário econômico e político da sua localidade.

Sem uma visão total do seu negócio descrita num planejamento, ficará difícil saber onde exatamente se quer chegar e como chegar. Por isso, é importante que as empresas se abram ao novo e se preciso, mude alguns comportamentos que talvez estejam já ultrapassados.

Saiba quais são os melhores caminhos para alcançar os seus objetivos e trace-os de forma inteligente e objetiva. Por fim, depois de todas essas dicas, você está apto a criar um planejamento de comunicação condizente com o seu negócio.