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A importância do Marketing Digital  

Não, não há nada de errado com um outdoor ou um anúncio de revista bem colocado, mas se você realmente deseja expandir seus negócios, precisa da ajuda do marketing digital. 

Isso não significa anular as estratégias de marketing tradicionais, na verdade, é uma boa ideia conciliar as duas formas de se fazer marketing, porém, em hipótese alguma, você pode deixar de lado o marketing digital. 

Não precisa ser da área da publicidade para saber que é impossível um negócio alavancar de verdade sem a internet. Foi por meio do crescimento tecnológico que o marketing ganhou uma nova cara e assim que ele se mantém até os dias de hoje. 

 

Afinal, o que é marketing digital?

Em síntese, o marketing digital é qualquer promoção de marca através da internet, ponto. Isso envolve não só o site da empresa, mas seus perfis nas redes sociais e até mensagens de texto.

O marketing digital é acessível, oferecendo uma série de estratégias baseadas nos objetivos e orçamento de cada negócio. Esteja você interessado em anúncios on-line ou apenas ser orgânico, você pode personalizar suas campanhas para se adequarem melhor ao orçamento da sua marca. 

Além disso, o marketing digital costuma ser muito mais rápido. Por exemplo, você pode colocar uma campanha de e-mail em funcionamento em menos de uma hora. Isso é muito mais rápido do que os canais tradicionais, onde pode levar semanas para uma campanha sair dos papéis. 

Como as pessoas sempre estão conectadas em seus smartphones, fica muito mais fácil para você alcançar consumidores fora de sua região; por meio do seu site e das redes sociais você tem a oportunidade de chegar a milhões de usuários. Para isso, veja algumas das nossas dicas:  

 

Invista em campanhas de vídeo 

Não só estamos ficando cada vez mais presos em nossas telinhas, como nos tornando imediatistas. Não é à toa que o estilo de vídeo do TikTok está ganhando mais espaço entre os mais jovens.   

Agora, é muito mais fácil para um seguidor assistir a um vídeo do início ao fim, quando bem-feito, do que ler uma postagem enorme no site ou na legenda do Instagram. Isso pode ser até considerado preocupante, mas para quem está trabalhando com marketing isso é um sinal para moldar a publicidade às novas necessidades. 

Seu smartphone não é como um celular do final dos anos 2000, ele já te permite filmar como em uma qualidade boa. Então grave, edite e publique! Mas não só isso, pense em investir também nas transmissões ao vivo, principalmente nas redes como o Instagram e o TikTok; é uma ótima maneira de se conectar com os seguidores. 

 

Não esqueça do E-mail Marketing 

Tudo bem, é muito bom ter perfis nas redes sociais, mas ter uma mídia personalizada como o e-mail é fundamental. Com o e-mail marketing, você é o proprietário completo dos dados de seus assinantes e não precisa depender do Google ou do Facebook para acessá-los! 

Se ainda não colocou a mão na massa, está mais que na hora de aumentar sua lista de e-mail! Peça aos clientes para se inscreverem enquanto verificam o carrinho on-line ou ofereça uma oferta para incentivar mais pessoas a se inscreverem. 

Só uma coisa: em vez de enviar e-mails genéricos, use os recursos de personalização e automação do seu provedor de serviços de e-mail para realmente atender seus clientes onde eles estiverem. Assim, você se aproxima cada vez mais do seu público. 

  

Crie comunidades on-line 

As pessoas estão cada vez mais sós, principalmente, depois da pandemia de Covid-19. Mesmo após alguns meses de recomeço, ou tentativa disso, algumas pessoas ainda têm dificuldades de se conectar com as outras. É por isso que é tão importante que, em meio a essa desconexão, você possa criar uma comunidade entre seus seguidores. 

Com a abordagem certa, você pode criar seguidores para o seu negócio e dar aos consumidores a conexão que eles tanto desejam. Para isso, faça um grupo no Facebook ou no Discord e responda comentários, se aproxime mais e mais do seu público. Esta é a sua chance de conhecer seus clientes em um nível mais pessoal, então use essa tática de marketing digital para construir sua própria comunidade on-line! 

  

Otimize para os dispositivos móveis 

Seu site não pode, de forma alguma, haver problemas com espaçamento, formatação e renderização para usuários que acessam seu site em seus celulares. 

Os donos de empresas geralmente projetam suas campanhas de marketing em um computador desktop, mas os consumidores geralmente as recebem em um dispositivo móvel. Por isso, pense em utilizar alguma ferramenta, na hora da produção da matéria, para observar como ela ficaria na tela de um smartphone. Afinal, fazer esse processo no próprio smartphone é, por vezes, mais difícil. Leia um pouco mais sobre mobile marketing.

Viu como não é tão difícil começar?  

Você só precisa ficar atento para a seguinte questão: o marketing digital tem sido o objetivo de muitas empresas nos últimos anos, mas as preferências e tendências do consumidor mudam, o que significa que você precisa ajustar sua abordagem para obter mais retorno pelo seu investimento. Fazendo isso, sua marca pode decolar!