Otimizações para motores de busca são feitas em Meta Tags. Por isso, são conhecidas também como Tags de SEO. Saiba o que são e algumas das mais usadas!

Otimizações para motores de busca são feitas em Meta Tags. Por isso, são conhecidas também como Tags de SEO.

Cada vez mais, inúmeros conteúdos são dispostos na web. Conquistar destaque e passar do site concorrente exige um conjunto de estratégias, entre elas está o uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Para chegar a um resultado importante, o trabalho inclui otimização nas tags de SEO.

As Metas Tags ou apenas Tags, são recursos capazes de influenciar no processo de ranqueamento. Em função disso, muitas técnicas de otimização são aplicadas em tags para que as empresas alcancem resultados positivos por meio da web, a citar: maior tráfego e mais chance de conversão. Entenda a seguir o que são tags para SEO e exemplos que devem receber otimização.

O que são tags para SEO?

Para determinar os resultados de busca, inúmeros fatores são considerados pelos sites de pesquisa, entre eles estão as “Meta Tags”. Tratam-se de comandos em HTML utilizados para transmitir informações entre um site e os motores de busca como o Google e o Bing. As Meta tags fornecem dados como uma breve descrição do conteúdo da página web.

As Meta tags não são exibidas ao usuário na tela principal, mas é possível visualizá-las quando pesquisamos o código fonte da página. Em geral, basta clicar com o lado direito do mouse e selecionar a opção “Código Fonte”, uma aba será aberta com diversos códigos em HTML.

Quais são tags de SEO que você deve otimizar em seu site?

Há diferentes itens que são trabalhados em um plano de SEO para uma página web. Entre as tags para SEO observadas durante a atividade de otimização estão:


Meta description

Trata-se de uma tag para SEO utilizada para apresentar a descrição do conteúdo de determinada página. Esse pequeno texto é exibido logo abaixo do título e do link em um resultado de busca. O tamanho desse conteúdo varia, o Google, por exemplo, já trabalhou com 145 caracteres, mas atualmente tem como limite máximo 160 caracteres para que a mensagem apareça completa.


Head tags

O termo pode parecer desconhecido, mas ao elaborar um texto é possível que você já tenha usado títulos e subtítulos com fontes maiores das outras informações. Isso é usado, principalmente, para dar mais destaque e proporcionar uma leitura fluida. Assim como um texto impresso, na web também é importante proporcionar ao usuário uma boa experiência.

Heading tags são usadas para facilitar a leitura e hierarquizar as informações. A otimização das heading tags são importantes porque ajuda os robôs a diferenciarem um título dos demais itens e aponta quais são os assuntos abordados no conteúdo. Isso pode influenciar no processo de ranqueamento, tendo em vista que o objetivo é entregar ao usuário a resposta correspondente a sua pesquisa. As heading tags são classificadas como: H1, H2, H3 e vai até o H6.


Alt text ou texto alternativo

Falado, principalmente, quando o assunto é recurso de acessibilidade, o alt text ou texto alternativo também está entre as tags para SEO que devem ser trabalhadas por quem busca ótimas posições no resultado orgânico. Chamado também de alt descriptions, o alt text remete a uma pequena descrição sobre o conteúdo de uma imagem e que pode ser interpretado pelos leitores de tela.

Mas por que o alt text é importante no SEO? Além da acessibilidade, a resposta está relacionada à indexação do site nos motores de busca. O ideal é que o alt seja simples e objetivo, capaz de corresponder exatamente o que tem na imagem. Caso o objetivo seja também trabalhar a palavra-chave do conteúdo, é importante unir a descrição da imagem com a palavra-chave.