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Os 22 termos populares na agência de publicidade e marketing

A linguagem na agência de publicidade e marketing costuma ser rica em termos da língua inglesa. Este idioma é utilizado porque o inglês é a língua franca global dos negócios e das comunicações internacionais.

Diversos conceitos e técnicas usados na agência de publicidade e marketing foram originalmente desenvolvidos em países de língua inglesa. Por isso, os termos em inglês são muitas vezes usados como uma forma de descrever e distinguí-los de outras práticas de comunicação e marketing.

A publicidade é uma indústria que muda rapidamente, com novas tendências e conceitos surgindo constantemente e se conectando com todo o mundo. Muitas dessas novas ideias são introduzidas em inglês, tornando o conhecimento dos termos em inglês essencial para manter-se atualizado.

As primeiras manifestações publicitárias se iniciaram nos jornais, em meados do século XIX. Porém, a publicidade brasileira teve início com a entrada do país na sociedade do consumo e “a instalação de agências americanas no eixo Centro-Sul (Rio de Janeiro-São Paulo)”, segundo a Terminologia da Publicidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os termos em inglês na agência de publicidade e marketing também são usados por razões estéticas e de estilo. Eles são considerados mais concisos, vibrantes e emocionantes do que seus equivalentes em outras línguas, o que pode torná-los mais cativantes e atraentes em campanhas publicitárias.

Aprender os termos em inglês da agência de publicidade é fundamental para profissionais que buscam se destacar em um mercado global cada vez mais competitivo. O inglês é a língua mais utilizada em negócios em todo o mundo, sendo o idioma padrão para muitos setores, incluindo a publicidade.

Sendo assim, conheça 22 termos mais populares na agência de publicidade e marketing:

 

Above the line (ATL): uma estratégia de marketing que se concentra em meios de comunicação de massa, como televisão, rádio e mídia impressa, para atingir um público amplo.

Below the line (BTL): a agência de publicidade e marketing utiliza essa estratégia para que o produto ou serviço oferecido apareça em meios de comunicação direcionados, como e-mail marketing, marketing de conteúdo e marketing de influência, atingindo um público específico.

Briefing: um documento que contém informações relevantes sobre um projeto de uma agência de publicidade e marketing, incluindo objetivos, público-alvo, concorrência, entre outros, e que serve como guia para a equipe envolvida no projeto.

Branding: o processo de criar uma identidade de marca única e com personalidade, incluindo elementos como nome, logotipo, cores, fontes e voz da marca, para comunicar a essência da empresa ou produto.

Budget: o orçamento disponível para ser gasto em uma campanha publicitária ou de marketing da agência de propaganda.

Call to action (CTA): uma instrução ou solicitação que incentiva o público a tomar uma ação específica, como comprar um produto, preencher um formulário ou se inscrever em uma newsletter (informativo).

Case: um exemplo de sucesso de uma campanha publicitária da agência de publicidade e marketing, usado como referência ou inspiração para outras campanhas.

Clipping: a prática de recortar e arquivar publicações que mencionam a empresa ou a campanha publicitária, geralmente para fins de análise.

Copy: o texto produzido para um anúncio publicitário, sites, blogs, redes sociais, outdoors, slogans e chamadas para ação (call to action).

Deadline: o prazo final para a conclusão de um projeto ou tarefa.

Feedback: a resposta ou avaliação dada pelos clientes ou pelo público em geral em relação a uma campanha da agência de publicidade e marketing.

Frame: um quadro de vídeo ou imagem que compõe uma animação ou vídeo publicitário.

Layout: a disposição visual dos elementos em uma peça publicitária, como texto, imagens e logotipos.

Job: um trabalho ou projeto específico que uma agência de publicidade e marketing é contratada para realizar.

Lead: um potencial cliente que demonstrou interesse em um produto ou serviço, geralmente por meio de preenchimento de formulário ou cadastro em site.

Merchandising: o processo de promover e vender produtos por meio de técnicas de merchandising, como a disposição estratégica dos produtos em lojas ou a criação de displays promocionais.

Networking: a prática de criar e manter conexões e relacionamentos profissionais que podem ser úteis para o desenvolvimento de negócios ou oportunidades de carreira.

Newsletter: é um tipo de comunicação que geralmente é enviada por e-mail para uma lista de assinantes que desejam receber atualizações de uma empresa/organização como novidades, notícias, eventos, promoções, entre outros conteúdos relevantes para o público-alvo.

Storyboard: uma série de quadros visuais que mostram a sequência de eventos em um comercial de TV ou vídeo publicitário.

Storytelling: o uso de narrativas para criar uma conexão emocional com o público e comunicar uma mensagem ou valor da marca.

Target: o público-alvo de uma campanha da agência de publicidade e marketing, ou seja, o grupo de pessoas com características demográficas, comportamentais ou psicográficas específicas que a empresa deseja alcançar e atingir com sua mensagem.

Teaser: um anúncio ou peça publicitária que tem como objetivo gerar antecipação e curiosidade em relação a um produto ou serviço que será lançado.

Trade marketing: as atividades de marketing direcionadas aos intermediários, como varejistas e distribuidores, para promover a venda de produtos para o consumidor final.

 

Os profissionais da publicidade que dominam o vocabulário em inglês têm uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Geralmente, isso se torna um fator decisivo na hora de conseguir um emprego em uma grande agência ou de trabalhar em projetos com empresas multinacionais.

O conhecimento dos termos em inglês pode ajudar os profissionais que atuam na agência de publicidade e marketing a se comunicarem de forma clara e objetiva com clientes e colegas de trabalho de diferentes partes do mundo, aumentando a sua capacidade de colaboração e ampliando suas oportunidades de crescimento na carreira.