factorcomunicacao.com.br

Quem trabalha na agência de publicidade?

Os profissionais de uma agência de publicidade são responsáveis pela produção e gestão de empresas e marcas nos meios de comunicação. Eles utilizam redes sociais, sites, outdoors, panfletos e outras estratégias para divulgar os produtos dos clientes.

Nos dias atuais, pós-pandemia, a mídia digital tem sido procurada e escolhida por diversas empresas. Elas podem podem alcançar possíveis consumidores em todo o país através de várias plataformas, como Facebook, Instagram, sites, entre outras.

Através de uma equipe de publicitários criativos e estratégicos, conteúdos online e offline são produzidos e direcionados para os consumidores certos. Mas, afinal, quem são esses experts?

Confira, a seguir, quais são os principais cargos em uma agência de publicidade em Salvador!

 

Diretor(a) de Arte e Designer

Estes profissionais possuem um repertório artístico e conceitual admirável! Criando cards, posts, outdoors e outras peças publicitárias, eles criam o conceito audiovisual de uma marca.

O Diretor de Arte lidera o time de criatividade (composto por designers, videomakers e redatores), contribuindo assim, com o desenvolvimento e aprovação das produções criadas.

O Designer é responsável, especificamente, pela criação visual do conteúdo das marcas. Ele (ou ela) deve seguir o briefing (instruções) criado com os clientes para desenvolver a melhor identidade visual para o cliente da agência de publicidade.

 

Roteirista e Videomaker

Luz, câmera e ação! Habilitados para trabalhar com Cinema, Publicidade e Produção Cultural, estes produtores audiovisuais conseguem fazer magia na agência de publicidade.

O Roteirista cria roteiros para campanhas publicitárias, reels, stories e podcasts, pensando numa comunicação clara, objetiva e que entretenha quem assiste.

Após isso, o Videomaker segue o roteiro e realiza a gravação, edição e produção das mídias digitais. Produtores também costumam assumir estes cargos, assim como outros na área da produção de conteúdo e cultura.

 

Redator(a)

Conhecido, por íntimos, como mestre das palavras! O Redator atua em todas as produções textuais da agência de publicidade. Produção de conteúdo para sites, blogs, revistas e notícias, são só algumas das suas responsabilidades.

Os Redatores de uma agência de publicidade normalmente produzem ao lado de Diretores de Arte e Designers, atuando nos textos presentes nas criações.

Apoiando-se em estratégias de SEO (otimização de busca), o profissional da redação visa atingir o público-alvo através de suas técnicas de escrita.

 

Social Media

O heavy-user das redes sociais! O social media está por dentro das tendências, trends e hits das redes sociais. Acompanhando as plataformas digitais de uma empresa, ele posta os conteúdos e interage com os seguidores e visitantes.

Além disso, também é responsável pelo desempenho das páginas, analisando as métricas/insights, e desenvolvendo estratégias, anúncios e patrocínios online. O Instagram da Factor Comunicação, por exemplo, é gerenciado pelos nosso brilhantes social medias.

Se uma agência de publicidade possui muitos social medias, para cada um deles é atribuída uma tarefa. Geralmente, as funções são distribuídas entre o Social Media Manager (gerente de mídias sociais) e o Social Media Marketing (marketing de mídias sociais).

 

Atendimento

Toda agência precisa de um atendente comercial e publicitário! Quando uma empresa se torna cliente de uma agência de publicidade, ela mantém contato constantemente com os profissionais do atendimento publicitário.

O cliente pode sugerir milhares de ideias mirabolantes (e isso é ótimo!), mas o atendimento filtra e organiza essas demandas, direcionando com clareza para cada publicitário da agência.

Essa equipe conhece a marca, conversa com ela e busca compreender os seus objetivos. Com isso, é possível desenvolver um negócio com clareza e direcionamento!

 

Gestor(a) de Projetos

O big boss da agência de publicidade! Querido por muitos, quando está de bom-humor. O gestor ou gestora de projetos define as atividades de cada funcionário, utilizando plataformas de planejamento de tarefas.

Focando em garantir o sucesso das funções atribuídas, ele administra e acompanha cada profissional para que todos consigam entregar os jobs no prazo determinado e com sucesso.

O gerente de projetos busca ajudar os publicitários a atingir suas metas e pode orientá-los em suas demandas.
Esses foram apenas alguns dos cargos mais populares numa agência de publicidade.

Estes são os cargos mais comuns em uma agência de publicidade, profissionais aptos para criar novas marcas e compartilhar ideias incríveis para o seu negócio!