Você deve saber que as vendas são um fator definitivo para o sucesso do seu negócio e, para que isso ocorra, você depende da quantidade significativa de clientes. Então, que tal aprender um pouco mais sobre o Merchandising para alcançar esse objetivo? 

Com a descoberta de novas técnicas, o que era feito de uma forma mais informal e complicada, tornou-se um tanto mais fácil para as empresas da atualidade. Como consequência disso, veremos como o Merchandising é uma prática muito eficaz para a atração de novos clientes. 

 

Primeiramente, o que é Merchandising? 

 

Nada mais é que uma atividade de exposição e divulgação de produtos à venda no varejo (nas lojas físicas e/ou virtuais). Ou seja, em geral, significa o fornecimento desses materiais aos consumidores finais. 

Como os varejistas não são os produtores das mercadorias, o valor líquido de vendas ajuda a analisar o desempenho de uma empresa. 

Os comerciantes decidem o preço e a quantidade que será vendida, usando descontos em placas chamativas para fisgar a atenção do consumidor. Assim como, optam por envolver o uso de estratégias de Marketing.  

Claro que, como os varejistas são uma espécie de conexão entre os produtores e os consumidores, eles acabam mantendo, geralmente, o item num preço específico estipulado. 

 

As diferenças entre Merchandising e Marketing 

 

Basicamente, o Marketing visa anunciar o nome de uma empresa, enquanto o Merchandising trata de promover um item/serviço no varejo. Em outras palavras, o Marketing transmite uma ideia de forma contínua para impulsionar as vendas da empresa e o Merchandising tem seu foco em informar sobre o próprio produto em si. 

 

Qual é a importância do Merchandising? 

 

Uma boa estratégia de Merchandising ajuda a vender mais produtos e oferece maior variedade no mesmo item. Dessa forma, o cliente se sente mais à vontade para escolher entre as marcas disponíveis. 

Essa tática também melhora as chances de comprarem outros produtos em torno desses itens em destaque. 

 

Estratégias de Merchandising 

 

Para cada produto, uma estratégia diferente.  

Não existe uma única forma de desenvolver o Merchandising, porque as estratégias devem se relacionar às categorias ou a cada segmento do item para atingir um cliente específico. 

Veja algumas táticas: 

  • Segmentar os produtos de acordo com um tema atual (ex.: São João, Natal, Páscoa etc.);  
  • Dar amostras; 
  • Fazer uso de expositores bem chamativos; 
  • Usar banners; 
  • Se for uma loja virtual, colocar a barra de pesquisa em um local visível e atraente no site. 

 

Vantagens e desvantagens do Merchandising 

 

O Merchandising promove o maior objetivo de todos os tipos de negócios: o aumento das vendas.  

Essa estratégia vai te mostrar que investir na exibição do seu produto em banners e apresentações bem-feitos atrairá mais clientes dispostos a gastar seu dinheiro. Esse aumento de visitas ao seu painel de vendas deixará uma boa impressão em sua experiência de compra, afinal, um ambiente limpo e organizado deixa um impacto agradável nas nossas mentes, certo?  

Bem, como em todo trabalho, há seus obstáculos. 

Como você já deve ter imaginado, sim, o Merchandising vai te exigir dinheiro, esforço e tempo nos preparativos visuais. Fora isso, você também precisará de mais funcionários para atender a maior demanda. Pois uma gestão eficaz precisa de mais recursos humanos. 

Mas não desanime! Aumentar suas despesas a curto prazo te fará lucrar a longo prazo. Parece justo, não? 

 

Conclusão 

 

É importante que você lute constantemente pela manutenção da sua posição comercial, para não ficar mais puxado depois. Ter um bom plano de negócio é algo que não se pode deixar para lá. Por isso pense no que sua loja necessita de verdade e não tenha medo de investir. 

No Merchandising, o comportamento do cliente pode ser modificado de forma previsível, então acompanhe as tendências do mercado e não fique para trás! 

Apresente o produto da melhor forma possível e se sobressaia entre os demais!