factorcomunicacao.com.br

O QUE É MARKETING VERDE?

Chamamos o processo em que uma empresa promove seus produtos ou serviços enquanto mostra sua preocupação ambiental de marketing verde. Saiba mais sobre marketing verde e entenda seu papel nos negócios e contribuições para a sustentabilidade de modo geral.

O marketing verde, ou marketing ambiental, nada mais é do que a divulgação de produtos ou serviços ecologicamente corretos ou produzidos de maneira ecologicamente correta.

Quando uma empresa passa a se atentar com as questões do nosso planeta, o produto pode ser fabricado de forma sustentável, não conter substâncias tóxicas, ser produzido a partir de materiais reciclados ou que podem um dia ser, não fazer uso de embalagens em excesso etc.

Essa estratégia de marketing é normalmente praticada por empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Mas algumas outras organizações estão fazendo um esforço para implementar práticas de negócios sustentáveis a fim de tornar seus produtos mais atraentes para os consumidores, ao mesmo tempo em que reduzem despesas como embalagens, transporte ou uso de energia e água.

Além disso, as empresas também estão descobrindo cada vez mais que demonstrar um alto nível de responsabilidade social pode aumentar a fidelidade à marca entre consumidores socialmente conscientes.
 

Como funciona o Marketing Verde? 

 
O marketing verde começa definitivamente com a empresa implementando e praticando métodos de negócios sustentáveis. Bem óbvio, certo? Mas mesmo seguindo esse método de marketing, as empresas correm o risco de serem rotuladas como desonestas se suas práticas não corresponderem às suas mensagens. Então, se você pensa em utilizá-lo, siga o que você prega. A autenticidade é fundamental no marketing verde. 

Em geral, as empresas costumam seguir três linhas importantes: preocupar-se com o que é usado na produção do produto, com o produto em si e em como é sua embalagem. 

 

Quais são os benefícios do Marketing Verde?

 

O marketing verde dá a empresa uma excelente oportunidade de mudar nosso planeta para melhor enquanto apoia causas para ajudar o meio ambiente. Ao criar produtos sustentáveis, as empresas querem reduzir o impacto negativo dos resíduos na natureza. Tornar-se verde permite que você conquiste a fidelidade de seus clientes e entre outros benefícios como: te destacar no ambiente cada vez mais competitivo; reduzir o impacto negativo da produção no meio ambiente; economizar energia; produzir produtos recicláveis; melhorar sua credibilidade e assegurar o crescimento a longo prazo. 

Claro que essas vantagens não vêm de mão beijada, é preciso se atentar às estratégias. Felizmente, existem muitas maneiras de se tornar verde. Veja algumas abaixo:
 

Estratégias de Marketing Verde
 

É interessante que você comece entendendo como funciona as estratégias mais comuns do marketing verde, como por exemplo:

Design sustentável: não se trata apenas de um logotipo de reciclagem na embalagem do seu produto, trata-se de planejar todo o ciclo de vida do produto. Nesse processo, é importante que a sua empresa se atente a controlar a quantidade de resíduos gerados e como seus produtos são embalados e entregues.  

Responsabilidade: torne-se consciente da poluição. Se você quer provar a sinceridade de suas intenções, repense as ações da sua empresa e mostre aos clientes que você se preocupa com nosso planeta. 

Preço verde: produtos ecologicamente corretos geralmente têm um alto valor devido ao aumento do custo do design sustentável, então certifique-se de promover o porquê do seu produto valer a pena.  

Embalagens sustentáveis: a razão número um para a poluição do nosso planeta é o uso excessivo de plástico, é por isso que é aconselhável criar embalagens recicláveis para a sua marca. 

Ideias de Marketing Verde
 

  • Use materiais reciclados; 
  • Considere usar a estratégia de e-mail marketing; 
  • Atualize seus equipamentos e veículos; 
  • Divulgue que sua empresa é ecologicamente correta; 
  • Invista em marketing nas redes sociais; 
  • Apoie iniciativas ambientais. 

O marketing verde inclui não só ideias para ajudar a sua empresa a crescer, como também é fundamental para o bem-estar do nosso planeta. Ao traçar esse caminho, sua marca permite que as pessoas tenham uma vida melhor, consciente e responsável. 

Então pense em se tornar verde e gere grandes recompensas a longo prazo!