MARKETING DE LUGARES: ESTRATÉGIAS NO MUNDO REAL

As saídas sempre estão relacionadas às experiências. Seja uma simples caminhada, uma festa ou um passeio no shopping, tudo é experiência. É disso que se trata o marketing de lugares: vender essas lembranças. Mas como vender algo que se estende por uma cidade ou, até mesmo, por um país? Leia o que temos para te dizer e ponha em práticas essas estratégias. 

 

O que é Marketing de Lugares e qual sua importância? 

 

Podemos dizer que o marketing de lugares é o conjunto de estratégias usadas para comercializar um espaço geográfico a fim de promover seu negócio. 

Basicamente, o marketing de lugares é o processo de marketing de um local. Ele é usado para promover um local para visitantes em potencial e aumentar as chances de eles o visitarem. Esse espaço pode ser uma cidade, uma região, um país, um parque de diversão etc. 

Você pode estar se perguntando: por que comercializar um lugar? Bem, essa tática de marketing pode trazer diversos benefícios, como: atrair empresas estrangeiras, impulsionar o turismo, desenvolver a área em geral e, consequentemente, melhorar os negócios locais. Além de, indiretamente, trazer oportunidades de emprego para os habitantes.  

Já falamos outras vezes por aqui que o marketing, em qualquer campo, é um processo que exige paciência e esforço. Com o marketing de lugares não é diferente. 

  

Estratégias de Marketing de Lugares 

 

Tudo bem, agora você já entende o que é marketing de lugares e quer empregá-lo, mas como? 

Bem, não podemos fazer uma fórmula para essa forma de marketing, afinal, é um espectro muito amplo. Um projeto de marketing pode ser o oposto de outros, por isso não podemos estabelecer etapas para seguir. Mas podemos aprender sobre os muitos conceitos que existem e aplicá-los à sua campanha de marketing de lugares. 

Conheça seu público-alvo 

É um ponto que você sempre precisa estabelecer primeiro. Então, comece se perguntando: quem vai visitar o seu lugar? Como essas pessoas viajariam? Fariam isso sozinhas? Reflita sobre isso e escolha o grupo que quer atingir.   

Feito isso, segmente o seu público-alvo. A segmentação de clientes desempenha um papel muito importante no marketing. Eles devem ser segmentados em vários aspectos, como idade, interesses, parte financeira, acomodação preferencial e muitos outros fatores. Uma vez segmentadas, as táticas são formuladas de acordo com as escolhas preferenciais de cada categoria. 

Faça associados 

Envolver as partes interessadas como funcionários do local, agências de turismos, conselhos, hotéis, mercados etc. Sempre que possível, a pesquisa de base pode te ajudar. Você, por exemplo, pode criar uma estratégia de marketing para uma região repleta de monumentos históricos, conversar com os ancestrais das pessoas envolvidas pode fornecer informações comerciais valiosas. 

Faça com que eles se aliem à sua estratégia de marketing de lugares.  

Utilize dados para análise 

Qualquer campanha de marketing lançada sem analisar dados está no caminho errado. A análise de dados é de suma importância e deve ser usada em todas as etapas. 

Você precisa monitorar suas ações e seus resultados e depois compará-los com os resultados esperados, pois, se os resultados não forem satisfatórios, você terá que seguir outra linha. Isso se refere a otimização das estratégias de marketing 

Crie uma marca memorável 

Meio óbvio talvez.  

O mundo comercial está cada dia mais competitivo, então buscar se tornar destaque é essencial. É daí que o marketing entra para deixar a marca gravada na mente do seu público assim que eles virem um anúncio. Construir uma boa imagem é um processo extremamente necessário. 

Para isso, pense em como as pessoas estão sempre conectadas e, não só faça contas em redes sociais para divulgação, como também um site atraente. Afinal, um site é a primeira coisa que se procura ao tentar encontrar informações. Ter um site que capture a mensagem que você quer passar é uma grande vantagem. Uma mistura de informações necessárias e surpreendentes é uma boa ideia para o conteúdo de um site.  

Falando sobre o marketing nas mídias sociais, você pode tentar fazer parcerias com influenciadores, já que a taxa de engajamento dessas pessoas é muito grande e eficaz para transmitir o que você deseja dizer. Além disso, você pode usar um método extremamente simples de divulgação: as hashtags. É uma forma muito mais fácil de te encontrarem e você ainda pode usar as palavras-chave do momento. 

  

Pontos finais 

 

Entendemos que o marketing de lugares é vender uma experiência. Não se trata de ingressos, trata-se de vender uma memória do começo ao fim da viagem. Mesmo pequenos itens, como mercadorias, fazem parte da experiência e podem deixar uma lembrança inesquecível.  

Então pense direito em como fazê-lo e faça com que todos se sintam convidados a ir ao seu lugar especial.