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Como criar uma loja virtual de sucesso?

A loja virtual é uma alternativa às lojas físicas, pois este ambiente online permite que as empresas alcancem um público maior. Através da web, é possível vender seus produtos para qualquer pessoa, em qualquer lugar do país, desde que haja serviços de entrega no local.

Conhecida também como e-commerce, a loja virtual pode ser desenvolvida em sites ou aplicativos que permitem a compra e venda de produtos e serviços via web.

Esta é uma plataforma digital onde os clientes podem navegar pelos produtos oferecidos, selecionar o que desejam comprar e finalizar a compra diretamente no site. Além disso, as lojas de e-commerce oferecem a conveniência de comprar sem sair de casa, e muitas vezes, preços mais competitivos.

Entre as principais vantagens em criar uma loja virtual, há a chance de conseguir um maior alcance de clientes, vendas disponíveis 24 horas por dia, redução de custos em comparação aos gastos de uma loja física e diversas outras possibilidades.

As marcas e empresas famosas costumam vender os seus produtos no site de sua loja virtual, impulsionando, assim, as suas vendas para além dos seus canais usuais. Afinal, por que se limitar a apenas um ponto de venda, quando se pode divulgar o seu negócio por toda a região?

Sendo assim, é necessário saber quais são as oportunidades que as lojas virtuais podem oferecer. Para construir uma loja virtual eficaz, é necessário considerar várias características importantes, como:

 

Layout: design atrativo e profissional

 

A aparência e o design da loja virtual são essenciais para causar uma boa primeira impressão nos clientes e incentivar a compra.

Ainda que em formato digital, a estética e organização das lojas online pesam muito no processo de compra e venda. Dessa forma, possuir um website ou app onde o seu negócio é apresentado com um design claro e eficiente, contribui muito para a reputação de sua marca.

 

Facilidade na navegação

 

A loja virtual deve ser fácil de navegar e ter uma interface intuitiva para ajudar os clientes a encontrar rapidamente o que procuram e fazer compras de forma fácil e eficiente.

Como citamos antes, a organização é essencial. E uma loja com um sistema funcional e objetivo, satisfaz e facilita o acesso de muitos usuários. A Nuvemshop, por exemplo, é uma plataforma de lojas virtuais com um sistema e design prático, inteligente e acessível.

 

Segurança

 

Segurança é um ponto importante a ser discutido quando falamos sobre internet. A sua loja virtual deve ter um alto nível de segurança para proteger informações pessoais e financeiras dos clientes durante as transações.

Por este motivo, é essencial pesquisar sobre a popularidade da plataforma onde se cria o seu e-commerce.

 

Acessibilidade

 

Uma loja online precisa ser acessível para se adaptar a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, proporcionando, com isso, uma experiência de usuário otimizada em desktops, tablets e smartphones.

Buscando otimizar a sua plataforma para qualquer dispositivo, e tentar incluir a todos usuários, as suas vendas na loja virtual podem alcançar o seu público-alvo.

 

Descrições detalhadas de produtos

 

As descrições dos produtos da loja virtual devem ser detalhadas e precisas, com informações úteis, como características, dimensões, cores, materiais, preços e opções de envio.

Ninguém sente confiança em produtos cujo a descrição não esclarece as suas dúvidas. Refletir sobre os possíveis questionamentos dos consumidores, sobre o seu produto, pode ajudar muito a construir uma legenda clara e precisa.

 

Opções de pagamento seguras e variadas

 

Várias opções de pagamento seguras devem ser disponibilizadas pela loja virtual, como cartões de crédito, PayPal, transferências bancárias, entre outras.

Com isso, o usuário não encontra dificuldades para concluir a compra, efetuando, assim, o pagamento do produto de forma rápida e sem obstáculos.

 

Funcionalidades de marketing

 

As funcionalidades de marketing precisam estar integradas na loja virtual, como SEO, anúncios, mídias sociais e e-mail marketing, para ajudar a atrair e reter clientes.

Através destas técnicas, o cliente pode encontrar e acessar a sua loja em diversos meios digitais, como nas redes sociais, no Google, em e-mails e outros canais de comunicação.

 

Suporte ao cliente

 

A loja virtual deve ter um bom suporte ao cliente, oferecendo diferentes canais de comunicação, como chat ao vivo, e-mail, telefone, etc., para ajudar a resolver problemas e responder perguntas dos clientes.

Existem sites e plataformas que possibilitam a criação da loja virtual, onde recebem milhares de novos usuários empreendedores todos os dias. As lojas também costumam ser gerenciadas por uma agência de publicidade, com o objetivo de facilitar a criação do e-commerce, divulgar o negócio e melhorar os resultados de empresas e marcas.